terça-feira, 26 de julho de 2011

Plano de aula - JOGO - FORMAS E CORES


Tema: JOGO - FORMAS E CORES

Turma: Berçário II

Duração: 50 minutos

Conteúdo:
Musica – Misturando as Cores (Xuxa);
Formas Geométricas – quadrado, círculo e triângulo;
Cores Primárias – vermelho, amarelo, azul e verde.

Objetivos – Ouvir música, reconhecer as cores, Identificar as diferentes formas geométricas.

Material – Cubo grande, figuras triplicadas das formas geométricas recortadas em EVA nas cores primárias, música da Xuxa Misturando as cores, papel A4, cola branca.

Metodologia –

1º MOMENTO - 1. Faça uma formação de meio círculo com as crianças voltadas para o professor, coloque a música e cante com elas. Então abaixe o volume e continue a atividade com o som ambiente. 2. Exponha figuras com as cores primárias e pergunte quem sabe quais cores são aquelas.

2º MOMENTO - 1. Converse com as crianças para descobrir o que elas sabem sobre as formas geométricas, o nome de cada figura. 2. Coloque sobre cada mesa uma figura diferente de forma que todos possam visualizá-las. 3. Para verificar melhor esse conhecimento misture as figuras e peça para que cada criança retire uma figura diga o nome e coloque em uma das mesas que corresponda ao conjunto daquela forma. 4. Após os conjuntos estiverem completos apresente às crianças o dado com as figuras geométricas apontando e perguntando os nomes das cores. 5. Comece o jogo. 5.1. Escolha uma criança e entregue o dado a ela, demonstrando para as outras como será feita a brincadeira. 6. Jogue o dado para cima e verifique qual figura ficou voltada para cima. 7. Pergunte qual é o nome e a cor correspondente a aquela figura, após obter a resposta diga a criança que olha nas mesas e procure a figura que está no dado.

3º MOMENTO – 1. Monte uma casa utilizando as três formas geométricas trabalhadas anteriormente e apresente para as crianças. 2. Entregue para cada criança uma folha de papel e distribua sobre suas mesas as figuras geométricas. 3. Permita que elas ensaiem como ficará a montagem da casa. 4. Passe a cola no ponto onde a criança irá colar sua montagem, sugerindo que o circulo poderá ser o sol.

Avaliação: A avaliação será realizada em grupo e individualmente, será avaliado o que cada criança conhece sobre as formas e cores e sua capacidade de discernir as diferenças entre as mesmas. A integração do grupo em se relacionar e sua integração parta realizar as atividades.

Plano de aula - A CANOA VIROU


Tema - A CANOA VIROU

Série ou turma – Berçário II

Duração – 50 minutos, podendo ser divido em duas aulas

Disciplina – Música e Artes

Objetivos – Integrar a turma estimulando a brincadeira de roda ; confeccionar com a criança o cenário que represente a música trabalhada.

Desenvolvimento –1. Reúna as crianças em um círculo e de mãos dadas cante com elas a música A CANOA VIROU. 2. Colocar as crianças em suas carteiras e pergunte a elas o que havia na música ( os elementos que fazem parte da mesma). 3. Distribuir para cada criança uma folha A4 azul claro e a auxilie a passar cola em dois terços da folha. 4. Coloque sobre a mesa uma porção de celofane e peça a elas que colem preenchendo a parte onde elas passaram a cola, para representar as águas do mar. 5. Distribuas três peixinhos coloridos e decorado com cola colorida que  estarão confeccionados em papel creative, então oriente-as a colar os peixes sobre o celofane. 6. Orientá-las a colar as algas feitas de tiras de papel crepom, de forma que aparente sair do fundo do mar. 7. faça um barco recortando papel pardo e entrega à criança para que ela cole na superfície do mar, de forma com que fique na área onde não foi colado celofane. 8. Com a papel pardo recorte pedras para que as crianças colem na base as algas. 9. Finalizar a atividade cantando novamente a música que iniciou a aula.

Recursos – papel A4 azul claro; papel celofane azul; papel creative de varias cores; cola colorida; papel crepom verde; papel pardo; canetinha colorida; cola branca e tesoura.

Avaliação – A avaliação será feita mediante a correta execução da canção A canoa virou e a integração entre as crianças. A participação na atividade de colagem e o interesse em produzir o trabalho proposto.

MÚSICA : A CANOA VIROU

A CANOA VIROU
POR DEIXAR ELA VIRAR
FOI POR CAUSA DA MARIA
QUE NÃO SOUBE REMAR.

SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR,
EU TIRAVA A MARIA
DO FUNDO DO MAR.

Plano de aula - A DONA ARANHA

Tema - A DONA ARANHA

Série ou turma – Berçário II

Duração – 30 minutos

Disciplina – Música e Artes

Objetivos - Estimular o contato com a música e aprender a ouvi-la; estimular a coordenação motora fina; explorar novas texturas; reconhecer as cores.

Desenvolvimento –1. Iniciar, com as crianças sentadas à mesa, cantando a música da DONA ARANHA. 2. Dispor para cada criança uma folha pré preparada com os elementos da música: a parede, a nuvem e o sol já colados na folha. 3. Explicar a elas que elas irão montar o cenário da música da dona aranha e o que elas se lembram da música. 4. Distribuir para cada criança uma aranha já confeccionada com lã marrom, fios de lã amarelo para o sol, azul para a chuva e preto para as patas da aranha. 5. Auxiliar cada criança a passar cola onde serão colados os raios de sol, a chuva, as patas da aranha. 6. Orientá-las a colar os fios nos pontos já definidos pela cola. 7. Finalizar a atividade cantando novamente a música que iniciou a aula.

Recursos – papel A4 branco; papel creative verde; EVA marrom, azul e amarelo felpudo; lã marrom, preta, amarela e azul; cola branca; recortes com a música da DONA ARANHA; olhos móveis (3 pares para cada atividade)

Avaliação – A avaliação será feita a partir do interesse de cada criança em participar da atividade, como elas interagiram com a música, na distinção das cores, no reconhecimento dos elementos da musica passada para o papel e a capacidade de cada um em manusear os fios de lã. A avaliação do grupo será realizada considerando o interesse e a participação de todos.