segunda-feira, 16 de abril de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 16/04/2012 A 20/04/2012

Segunda-feira 16/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Circuito
- Metodologia: 1º Traga os alunos após a montagem do circuito. Oriente-as a passar por baixo da cadeira, andar sobre a corda se equilibrando, pular as garrafas sem tocá-las, passar de um bambolê para o outro e terminar rolando no colchonete. Continue o circuito até que todos tenham feito um número de vezes. (Estipule 3 ou 4 vezes).
- Objetivos: Percorrer todo o trajeto passando por todos os obstáculos; Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio; Socializar o grupo.
- Local: Pátio azul.
- Material/Recurso: Cadeira; Corda; Garrafas com água; Bambolês; Colchonetes.
  • Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo a cima.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 17/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Identidade e Autonomia / Artes.
- Atividade: Livro Tela Aquarela – DATAS COMEMORATIVAS. Página 20 “DIA 15 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO”
- Metodologia: 1º Peça antecipadamente aos alunos que tragam de casa sementes de alface, cenoura, beterraba; grãos de feijão, arroz, e de frutas diversas, etc. Todas identificadas. Fale que as frutas e alguns legumes que consumimos possuem sementes. Então disponha essas sementes em um prato para que os alunos possam visualizá-las. Classifique as sementes: frutas, legumes, hortaliças e grãos. Mostre aos alunos ilustrações do desenvolvimento de uma planta a partir da semente. Aproveite o momento para os alunos manusearem a terra, apertando, esfregando as mãos e comente sobre as sensações que eles estejam sentindo. Plante as sementes com os alunos e discuta com eles sobre a importância do solo para o desenvolvimento das plantas e a necessidade de preservá-lo.  Fale com os alunos sobre os benefícios de incluir frutas e legumes na alimentação diária.          
- Objetivos: Explorar as partes da planta (semente); Manusear a terra usada para plantar; Conhecer a importância do solo na produção de alimentos (frutas, legumes e grãos) e a necessidade de preservá-lo; Estimular o consumo de frutas e legumes.
- Local: Sala de aula e horta
- Material/Recurso: Sementes de alface; mudas de cebolinha; sementes diversas e miúdas. 
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo a cima.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo a cima.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 18/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Artes / Movimento.
- Atividade: Para o Portfólio: DATAS COMEMORATIVAS. 15/04 – Dia Mundial da Conservação do Solo.
TEMA: Mãos que cuidam da terra.
- Metodologia: 1º Com a lama já preparada mergulhe a mão do aluno permitindo que ele sinta a textura e até amasse a lama entre os dedos. Retirando o excesso, depois a pressione na folha de papel branco retirando-a com cuidado para não borrar descaracterizando o formato da mão. Cole no mural para secar.
- Objetivo: Produzir trabalho artístico com lama.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Papel Branco; Lama feito com: terra, água e cola branca.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Artes / Movimento / Natureza e Sociedade.
Para o Portfólio: DATAS COMEMORATIVAS. 15/04 – Dia Mundial da Conservação do Solo.
TEMA: Minhas sementes.
- Metodologia: 1º Com a lama já preparada mergulhe o pincel e ajude o aluno a pintar o solo na parte inferior da folha (com três de dos de largura). Deixe secar. Distribua grãos de arroz para cada aluno. Passe cola com abundância e oriente o aluno a salpicar os grãos de arroz sobre a cola. Aproveite o momento para falar da importância de preservarmos o solo para a produção de alimentos. Que a água também depende desses cuidados.
- Objetivo: Produzir trabalho artístico com lama.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Papel azul; Lama feito com: terra, água e cola branca; Grãos de arroz.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO.
- Metodologia: 1º Conte a história “João e o Pé de Feijão”. Junte três feijões, um copo plástico identificado com o nome de cada aluno, algodão e um pouco de água. Auxilie os alunos a plantarem os feijões. Converse sobre o que podemos fazer com feijões, como: feijoada, feijão gordo e sobre outras variedades de feijões.
- Objetivos: Ouvir histórias; Reproduzir um momento específico da história; Observar o crescimento do feijão.
- Local: Área externa da Biblioteca Infantil.
- Material/Recurso: Feijões, Copo plástico, Algodão e Água.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.
  
Quinta-feira 19/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música / Linguagem oral e escrita / matemática / Natureza e Sociedade / Artes.
- Atividade: Livro Tela Aquarela – DATAS COMEMORATIVAS. Página 07 “DIA 19 DE ABRIL – DIA DO ÍNDIO”
- Metodologia: 1º Siga os passos do encaminhamento do Livro Tela Aquarela – DATAS COMEMORATIVAS, página 07.  Faça algumas alterações: use cola colorida e lantejoula para decorar o cocar.  Enquanto o trabalho seca, pinte o rosto dos alunos e depois coloque os cocares. Faça pipoca e distribua entre as crianças relembrando que a pipoca é um dos alimentos consumidos pelos índios e que além de alguns costumes nós herdamos alguns hábitos alimentares também.          
- Objetivos: Cantar música; Montar mural sobre os costumes e alimentos dos índios; Confeccionar um cocar; Trabalhar a coordenação motora fina; Apreciar um dos alimentos herdado dos índios (pipoca); envolver os alunos em atividades coletivas.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Música dos 10 Indiozinhos; Figuras que representam os índios e seus costumes, Cartolina branca; Giz de cera; Cola colorida; Lantejoula; Tesoura; Cola branca; Canjica e Pipoca.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo a cima.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Sexta-feira 20/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Iniciaremos está atividade
- Atividade: Basquete
- Metodologia: 1º Faça uma fila com os alunos e mostre como eles deverão realizar as atividades. O aluno deverá lançar a bola dentro da caixa que deverá ser colocada em diferentes alturas. Complete o ciclo de alunos e reinicie o jogo por mais três vezes por aluno.
- Objetivos: Acertar a bola dentro da caixa; Ampliar a coordenação motora global; Trabalhar a tonicidade dos membros superiores.
- Local: Pátio azul.
- Material/Recurso: Bola; Caixa de papelão.
Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
  
Resumos para o Portfólio

TEMA: MÃOS QUE CUIDAM DA TERRA. 18/04/2012

EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO MERGULHEI MINHA MÃO NA LAMA FEITA COMA TERRA DA HORTA E PRODDUZI ESTÁ OBRA DE ARTE. INCRÍVEL COMO PODEMOS FAZER ARTE ATÉ MESMO COMO LAMA.
ADOREI LAMBUZAR A MINHA MÃO, FOI MUITO DIFERENTE.

TEMA: MINHAS SEMENTES. 18/04/2012

COM UM SOLO BEM CUIDADO SEMPRE TEREMOS ALIMENTOS E ÁGUA.
VEJA A PANTAÇÃO DE ARROZ QUE EU FIZ COM A AJUDA DA RPOFESSORA.
AGORA QUE EU APRENDI A CUIDAR DO SOLO JÁ POSSO TER MINHA FAZENDA.



segunda-feira, 9 de abril de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 09/04/2012 A 13/04/2012

Obs.: Esta semana iremos retomar as atividades do Livro “TELA AQUARELA” até a página 19, a fim de realizar as tarefas pendentes.

Segunda-feira 09/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Piñata do Pirata
Para a piñata: faça um saco retangular 40x30cm. Prenda fitas coloridas de papel crepom. Encha-o com bolinhas coloridas (5 a 8 uni). Amarre com fitilho e pendure-o mantendo ao alcance da criança.
- Metodologia: 1º Com as crianças já no pátio, explique a elas que a piñata é uma tradição mexicana. As crianças daquele país brincam tentando estourar as piñatas que estão sempre cheias de “surpresas”. Como não iremos enchê-las com doces e balas; não revele este detalhe às crianças. Peça que as crianças olhem e encontrem cores que elas já conheçam. Acomode as crianças a uma distância segura, longe das piñatas. Entregue o cabo de vassoura a uma criança e enquanto coloca a venda, explique que ela deverá bater na piñata até estourá-la. Repita o mesmo até que todas as crianças tenham participado.  Espalhe as fitas e as bolinhas coloridas pelo chão para que as crianças possam se divertir a vontade. 
- Objetivos: Proporcionar momentos de integração com o grupo; Aprimorar o equilíbrio Desenvolver a coordenação motora bem como a orientação espaço-temporal.
- Local: Pátio Azul
- Material/Recurso: Saco de papel; Fitas coloridas de papel crepom; Cabo de vassoura; Venda de pirata; Bolinhas coloridas; Fitilho.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 10/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / Matemática / Identidade e Autonomia.
Realizaremos um Projeto sobre Saúde Bucal com duração de três aulas.
1ª Aula
- Atividade: DATAS COMEMORATIVAS.  07/04 – Dia Mundial da Saúde. Projeto Saúde Bucal.
TEMA: Saúde bucal – Meus dentes.
- Metodologia: 1º Confeccione um mural com o nome de cada criança e reservando um espaço à frente dos nomes para colar quantidade de dentes que cada criança tem. Reúna as crianças formando um círculo no chão e apresente a elas um fantoche em formato de dente (de a ele um nome: Dentuço, Dentão etc.). Apresente a eles a escova de dente e o creme dental e utilizando o fantoche pergunte que objetos são estes que estão em suas mãos, qual sua utilidade, pergunte às crianças sobre a higiene bucal da família: se eles veem seus pais escovando os dentes, se eles escovam também com ou sem ajuda, etc. Simule passar creme dental na escova de dente e escove o fantoche, permita que as crianças participem da escovação dizendo a elas que façam com cuidado. Posicione as crianças à frente do espelho e diga para que elas abram bem a boca a fim de visualizarem todos os seus dentes, as auxilie com um espelhinho de mão. Conte com cada criança a quantidade de dentes em sua boca e lhes entregue um dentinho de papel para cada dente contado. Com a criança na frente do mural a ajude a localizar seu nome, então pingue um pouco de cola para cada dente que será colado em linha reta à frente do nome da criança. Repita o mesmo com os demais alunos. Conduza os alunos em fila até o banheiro. Diga a eles que agora que já sabem como se escova os dentes, irão aplicar o que aprenderam.
- Objetivos: Incentivar a criação de hábitos de higiene bucal para as crianças; Conscientizar os alunos sobre a importância de ter uma boa saúde bucal; Demonstrar de maneira criativa a escovação correta dos dentes; descobrir quantos dentes cada criança tem; confeccionar um mural.
- Local: Parte na sala de aula e parte no banheiro.
- Material/Recurso: Espelhinho de mão; Escova de dente; Creme dental sem flúor; Álcool para higienizar o espelhinho de mão; Dentes feitos de papel branco; Cola branca; Papel A3; Fantoche.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Verificação das atividades pendentes do livro “TELA AQUARELA”.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.
  
Quarta-feira 11/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia.
2ª Aula
- Atividade: DATAS COMEMORATIVAS.  07/04 – Dia Mundial da Saúde. Projeto Saúde Bucal.
TEMA: Saúde bucal – O papel da família.
- Metodologia A: 1º Envie no dia anterior um bilhete (Anexo 1) solicitando que os pais anotem a data do nascimento do primeiro dente de seu filho, que conversem com a criança como foi esse momento. Envie um informativo com instruções de como os pais podem auxiliar na escovação dos dentes de seus filhos. (Anexo 2). Confeccione uma máscara de dente para que a criança possa leva-la para casa. (Anexo 3).
- Metodologia B: 1º Com o resultado da pesquisa reúna os alunos e de início a uma roda de debate sobre o que eles conversaram com seus pais. Sentados à mesa, entregue uma máscara e um giz de cera para cada criança orientando-as a pintar a máscara. Coloque as máscaras nas crianças e as deixe brincar dramatizando o tema da aula. Fale com as crianças sobre a importância dos dentes.
- Objetivo: Realizar pesquisa com os pais; Despertar nos pais a consciência que eles são fundamentais para que seus filhos tenham uma boa saúde bucal; estreitar os laços familiares estimulando o diálogo entre eles.
- Local: Sala de aula e pesquisa em casa com os pais.
- Material/Recurso: Bilhete; Máscara; giz de cera branco.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo:
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: Leitura de livros
- Metodologia: 1º Selecione livros que estejam relacionados á higiene bucal e/ou corporal.  Leia a história permitindo que as crianças intervenham no enredo, isso por que espera-se que elas recordem do conteúdo: DATAS COMEMORATIVAS.  07/04 – Dia Mundial da Saúde. Projeto Saúde Bucal.
- Objetivos: Criar o hábito de escutar histórias; Favorecer momentos de prazer em grupo; Enriquecer o imaginário infantil; Favorecer o contato com textos literários; Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
- Local: Biblioteca.
- Material/Recurso: Livro.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

 Quinta-feira 12/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras livres.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia.
3ª Aula
- Atividade: DATAS COMEMORATIVAS.  07/04 – Dia Mundial da Saúde. Projeto Saúde Bucal.
Para o Portfólio – TEMA: Cuidando dos dentes.
- Metodologia A: 1º Cole na extremidade de uma folha de papel o dente recortado em papel branco e sobre ele pedaços de papel preto, simulando a sujeira do dente. Na outra extremidade, oriente a criança a colar uma embalagem de creme dental. Desenhe com lápis um traçado subindo e descendo como uma onda, ligando o dente à embalagem de creme dental.  Passe creme dental no dedo da criança e diga a ela que acompanhe o traçado ligando o creme dental ao dente. Realize esta atividade conversando com os alunos sobre a importância dos dentes para a nossa saúde, que devemos cuidar bem dos dentes para prevenir as cáries, e doenças nas gengivas. Enfatize que a função dos dentes é mastigar os alimentos, por isso na hora do lanche, da sopa, da fruta e nas refeições em casa elas devem mastigar bem os alimentos. Aproveite o momento para falar da chupeta. Elas entortam os dentes deixando-os feios, que quem chupa chupeta deve jogar para o “coelhinho”, aproveitando a data da páscoa.
- Objetivo: Desenvolver o pensamento criativo, a imaginação e a expressão de sentimentos; Estimular a coordenação motora; Aprender a importância da boa saúde bucal.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Papel branco; cola branca; creme dental que tenha alguma cor; embalagem de creme dental.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.
  
Sexta-feira 13/04/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Caminhando com a Xuxa
Agora eu Vou andar(Andar Devagarinho)-Xuxa Boas Notícias
http://www.youtube.com/watch?v=_Avv_zPax1I
- Metodologia: 1º Andar acompanhando o comando da letra da música.
Agora eu vou andar, devagarzinho, devagarzinho;
Agora eu vou andar abaixadinho, abaixadinho, abaixadinho;
Agora eu vou andar bem lá no alto, bem lá no alto, bem lá no alto;
Agora eu vou andar batendo o pé, batendo o pé, batendo o pé;
Agora eu vou andar de marcha ré, de marcha ré, de marcha ré;
Agora eu vou andar batendo a mão, batendo a mão, batendo a mão;
Agora eu vou andar com a mão no chão, com a mão no chão;
Eu vou andar que nem um avião, um avião, um avião.
- Objetivos: desenvolver variações na marcha locomotora fortalecendo os membros inferiores e superiores.
- Local: Pátio azul.
- Material/Recurso: CD da Xuxa: Agora eu vou andar (Andar devagarzinho); e gravador.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.


segunda-feira, 2 de abril de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 02/04/2012 A 05/04/2012

Obs.: Entrega das caixas de bombons trazidas pelos pais dos alunos do B II – B.

Segunda-feira 02/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Onde está o chocalho?
- Metodologia: 1º Acomode as crianças sentadas em círculo. Um dos alunos ficará no centro de olhos vendados, enquanto outro aluno ficará com o chocalho, tendo o cuidado de não fazer ruído para que o outro não perceba. Estando todos em seus lugares, dê um sinal para o início do jogo. O jogador que está com o chocalho deverá agitá-lo sem sair do lugar, enquanto o jogador que está no centro deverá se guiar pelo som do chocalho procurando descobri-lo. Faça um rodízio com as crianças até que todas tenham participado.
- Objetivos: Aprimorar a percepção auditiva; Trabalhar o senso de orientação; desenvolver a atenção.
- Local: Cancha azul.
- Material/Recurso: Uma latinha tampada com pedrinhas, o “chocalho”; uma venda ou lenço.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 03/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 16 “HORA DO BANHO”
- Metodologia: 1º Com uma boneca que possa ser lavada, junte os alunos ao redor de uma bacia e os produtos utilizados no banho. Dê banho na boneca com o auxilio dos alunos, relembrando as partes do corpo conforme for lavando-as. Seque a boneca e a vista com roupas apropriadas. Converse com os alunos sobre os produtos que você utilizou para dar banho na boneca. Peça a eles que nomeiem os produtos. Explique sobre a importância do banho diário e de se secarem bem. Retome as partes do corpo visto em atividades anteriores. Destaque as figuras do material de apoio da página 90 e explores as imagens conforme orientação do livro.
- Objetivos: Compreender a importância do banho; Participar de dramatização de cenas do cotidiano; Tomar conhecimento de hábitos de higiene bem como sua importância.
- Local: Área externa da sala de aula. 
- Material/Recurso: Boneca; bacia; água; produtos de higiene (sabonete, esponja de banho e toalha).
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade.
- Atividade: Para o Portfólio – TEMA: Páscoa – Máscara de coelhinho.
- Metodologia: 1º Faça uma máscara para cada criança seguindo o molde (anexo 1).  Junte 3 dedinhos de uma criança e faça pegadinha em uma folha de papel creativo colorido. Faça isso seguindo uma trilha.
- Objetivos: Explorar o imaginário da criança; Conduzir os alunos a entender o verdadeiro significado da páscoa.
- Local: Sala de aula (máscara para levar pra casa).
- Material/Recurso: E.V.A. branco; Cola branca; Elástico “lastek” e Cola colorida nas cores primárias.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 04/04/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Matemática / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 18 “O QUE EU FAÇO DURANTE O DIA”
- Metodologia: 1º Seguindo as orientações do livro na página 18 separe figuras para os alunos colarem no espaço reservado. Monte um mural com as imagens restantes e explore o conteúdo dessas imagens. Converse sobre a rotina das crianças desde o acordar até a hora de dormir, permita que eles falem sobre sua rotina.
- Objetivos: Destacar atividades que possam ser realizadas durante o dia; Confeccionar mural com imagens do cotidiano diário; Utilizar noções de grandezas e medidas não convencionais.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Imagens de atividades do cotidiano infantil e adulto realizados durante o dia; cola branca; papel para mural.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: A Lebre e a Tartaruga.
- Metodologia: 1º Leia a história do livro “A Lebre e a Tartaruga”, enfatizando as características da lebre. permita que as crianças manuseiem o livro para que possam visualizar suas imagens.  
- Objetivos: Conhecer as características físicas do coelho para realizarmos uma atividade posterior.
- Local: Biblioteca.
- Material/Recurso: Livro.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 05/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Música / Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / matemática / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. DATAS COMEMORATIVAS. Página 05 “PÁSCOA”
- Metodologia: A – 1º Antes de cantar a música, ensine os gestos (olhos arregalados, pular, etc.) para as crianças. Cante a música do livro “Tela Aquarela Datas Comemorativas”, página 05, fazendo gestos. Explore a música oralmente: Como é o coelhinho, o que ele come, que movimentos ele faz, o que significa manhoso, e continue fazendo observações na letra da música. 
- Metodologia: B – 1º Seguindo as orientações do livro “Tela Aquarela”, disponibilize os materiais que os alunos irão colar no coelhinho, sendo um material por vez. Explique que o coelhinho é um símbolo da páscoa. Oriente o alunos a colar algodão no rosto e orelhas, lã nos bigodes, uma bolinha de papel crepom vermelho no nariz, botões nos olhos e para os dentes um pedaço de papel branco. Também explore as texturas dos materiais: macio e áspero.
- Objetivos: Desenvolver a linguagem oral; Identificar um dos símbolos da páscoa; Reconhecer as cores primárias; Explorar os órgãos dos sentidos – tato.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Algodão; lã preta; papel crepom vermelho; botões vermelhos; papel branco.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo acima.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.


Sexta-feira 00/00/2012 FERIADO/RECESSO

RESUMO DA SEMANA

02 A 05 DE ABRIL

Iniciamos nossa semana com aulas de ballet, judô e psicomotricidade.
Aprendemos muito sobre nossa higiene, que o banho é muito importante, além de ser a uma delícia. Fizemos brincadeiras e cantamos músicas sobre a páscoa. Confeccionamos uma máscara e imaginado ser um coelhinho, carimbei com meus dedinhos pegadas iguais às dos coelhinhos. Participamos de uma ação solidária ajudando a montar uma cesta de páscoa para ser doada às crianças carentes     .... ainda estou elaborando.....
Feliz Páscoa e muita alegria nesse fim de semana...
Prof.ª Val