segunda-feira, 28 de maio de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 28/05/2012 A 01/06/2012


Segunda-feira 28/05/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Corrida da centopeia
- Metodologia: 1º Faça um túnel utilizando as mesas de atividade dos alunos, cobrindo as laterais com TNT.Forme duplas e distribua dois discos da mesma cor para cada dupla. Peça que os alunos identifiquem as cores de seus respectivos discos e qual colega está com o outro disco igual ao dele. Oriente cada dupla de alunos a passar engatinhando pelo túnel, cada um entrará por uma das aberturas do túnel. Ao saírem do túnel a dupla irá realizar alguns comandos: Caminhar com o disco, imitando um automóvel; Caminhar com o disco equilibrando na cabeça; Corrida: caminhar e ligeiro de um ponto a outro com o disco entre os joelhos; Atirar o disco para cima e segurá-lo; Arremessar o disco para longe e buscá-lo correndo.Após todos os alunos terem participado, sugira que troquem os discos formando novas duplas e reiniciam a atividade. Finalize a atividade montando uma centopeia, para isso cole duas patinhas em cada disco e faça olhos e boca. Depois cole no mural.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora ampla; Participar de jogos cooperativos; Trabalhar a atenção, a percepção visual e a concentração.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Discos coloridos; TNT; Fita adesiva.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 29/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Matemática / Artes / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Projeto: VIVA LEITURA – “O ROBÔ ROBÉRIO”
- Metodologia – A: 1º Acomode os alunos no cantinho da leitura. Apresente-lhes o livro “O ROBÔ ROBÉRIO, que faz parte do Projeto Viva Leitura.Inicie a leitura: Robbie é um robô diferente: ele vai trabalhar quando todos estão dormindo. Quando ele trabalha muito, sua bateria vai ficando fraca. Mas logo um bip avisa que ela precisa ser recarregada!Explore as características do robô: fale sobre a identidade do robô, da importância do nome de cada um, o fato do robô trabalhar à noite, quem eles conhecem que trabalham à noite (porteiro, guarda noturno, médicos, enfermeiros, etc. Vire a página e continue a leitura: Dina é um robô muito asseado. Ele vive limpando a casa. Só uma coisa a deixa muito irritada: quando o robô-rato sai da toca para sujar o que ela já limpou!”  Fale sobre a importância de mantermos a casa limpa e organizada, sobre o respeito que todos devem ter com o trabalho realizado por outra pessoa.  4º Prossiga a leitura: Zippy decidiu fazer uma longa viagem em seu foguete: ela vai visitar o planeta Marte. De lá, poderá ver muitas estrelas, o planeta Saturno, a Lua e a Terra.”  Converse com os alunos sobre viagens que eles já fizeram, sobre o transporte que utilizam para vir à escola. Como seria interessante pegar uma carona com a robô Zoppy e participar dessa aventura.Mais uma página: Mila é um robô muito pequeno. À noite ela vai dormir em seu berço cor-de-rosa eletrônico. Mas antes ela olha se todos os botões estão ficuncionando!”  Comente que assim como os alunos o robô por ser tão pequeno (um bebê), não trabalha, mas cumpre com pequenas obrigações: organizando seus brinquedos, por exemplo.Ultima página do livro: O robô Junior já está cansado de viajar por todos os planetas. Agora ele decidiu voltar para a casa. Pra isso ele só precisa ligar para  o foguete de seu telefone-robô. Ouça o som do telefone!Finalize falando sobre a tecnologia e os benefícios do uso das máquinas.
- Metodologia – B: 1º Após a leitura explore as figuras do livro, as expressões e textura apresentada em cada figura: áspero, liso, macio, ondulado. Permita que os alunos explorem e manuseiem à vontade as páginas do livro.Sugira uma brincadeira. Que eles andem, falem e se movimentem como robô.Construa com os alunos robôs feitos com sucata e deixe-os brincar livremente com seus robôs. Não deixe de solicitar aos alunos que deem nomes aos robôs.
- Objetivo: Relembrar a importância da identidade de cada um (nome); Levar o aluno a refletir sobre as emoções, o trabalho em equipe e acontecimentos da realidade social; Explorar o imaginário; Incentivar a oralidade; Desenvolver as habilidades táteis; Aprender sobre tecnologia; Utilizar diversos materiais na construção de um objeto.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Tampinha de garrafa pet; Frasco de shampoo ou condicionador; Fitilho; Fita adesiva colorida; Bola de isopor; Cola colorida; tesoura.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior (parque).
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 30/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Matemática / Música / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 34 “VAMOS CANTAR?”
- Metodologia: 1º Cante com os alunos a letra da música proposta na atividade, fazendo gestos, para que memorizem. Acesse o link indicado e toque a música para que os alunos acompanhem os gestos.  Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=9q3oXZ9fqWI>. Acesso em: 26 maio 2012. Organiza os alunos em três grupos, disponibilize blocos lógicos e peça a eles que agrupem as peças, conforme suas instruções: todos os triângulos, os círculos, somente os círculos vermelhos, os triângulos azuis, e assim por diante. Explore com os alunos as figuras dos chapéus e dos personagens que aparecem na atividade, levando-os a identificar as que combinam, por serem compostas pela mesma forma geométrica. Proponha também a contagem das formas geométricas que aparecem em cada chapéu, orientando os alunos a mostrar a quantidade com os dedos. Oriente os alunos a ligarem cada personagem ao seu chapéu.
- Objetivos: Participar de atividades de audição, dramatização e jogos verbais favorecendo a ampliação do vocabulário; Perceber as diferentes formas geométricas (triângulo, círculo e quadrado) presentes em objetos do cotidiano; Classificar objetos por meio da observação de suas semelhanças e diferenças (cor, forma, tamanho); fazer contagem oral; Reproduzir oralmente músicas e canções diversas em brincadeiras e jogos; Explorar os elementos do próprio corpo por meio da participação de atividades que envolvam a linguagem oral, gestos e ritmos corporais; Reconhecer singularidades próprias e dos outros em situações de interações; Participar de atividades que envolvam cooperação e solidariedade.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Blocos lógicos; Giz de cera.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo acima.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 31/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade.
- Atividade: Portfólio – OS CINCO SENTIDOS – OLFATO.
- TEMA: OS CINCO SENTIDOS – OLFATO.
- Metodologia – A: 1º Inicie a atividade conversando com a turma. Pergunte como eles adivinham se em casa tem bolo no forno, se a mamãe fez café ou se alguém passou perfume. Incentive a troca de ideias e aguarde a conclusão dos alunos.Pergunte que outros odores eles costumam sentir, por exemplo, ao passear numa rua cheia de carros (odores desagradáveis de gases, de fumaça), ao passar perto de uma lata de lixo (cheiro ruim), ao tomar banho (cheiros agradáveis do xampu, do sabonete) etc. Questione como eles percebem os cheiros do ambiente. Diga aos alunos que eles irão participar de uma brincadeira para adivinhar alguns cheiros. O jogo do olfato, o sentido com que percebemos os cheiros. Para brincar, é preciso respeitar a seguinte regra: ficar de olhos fechados e só abri-los quando solicitado. Organize os alunos em círculo. Depois, peça que cada um segure o pedacinho de papel branco. Pingue uma ou duas gotas de perfume em cada papel. Peça que aguardem um pouco, até que todos os alunos tenham recebido as amostras.Diga para que todos fechem os olhos e cheirem o papel com a amostra. Depois digam que cheiro é esse.Incentive a toca de comentários entre eles.Depois auxilie cada aluno a colar o papel com a amostra na folha de atividades. Continue a atividade, distribuindo aos alunos a segunda amostra, uma pétala de rosa. Peça que, de olhos fechados, explorem a textura, se ela é macia, grossa ou lisa. Solicite que aproximem a pétala de rosa do nariz e espirem o odor que ela exala. 10º Após tentarem adivinhar do que provém o cheiro que sentem, peça que abram os olhos. Pergunte se o odor da pétala de rosa é igual ou diferente ao odor do papel perfumado. 11º Incentive a comparação dos odores e a troca de comentários entre os alunos. 12º Peça que colem a pétala de rosa na folha de atividade. 13º Em seguida, todos devem fechar novamente os olhos. 14º Distribua aos alunos a terceira amostra, um pedaço pequeno de casca de mexerica ou laranja. De olhos fechados, todos cheiram e tentam adivinhar que cheiro é aquele. Repita o procedimento de comparação de odores. Pergunte se são iguais ou diferentes. 15º Peça que colem a casca na folha de atividade.
- Metodologia – B: 1º Prossiga com a brincadeira utilizando outros elementos como amostra. Para cada elemento novo, prossiga com o procedimento anterior. Depois cole cada elemento da amostra na folha de exposição para o mural, anotar o nome de cada um.
- Objetivos: Perceber a importância do olfato como meio de percepção e conhecimento do mundo; Desenvolver o sentido do olfato, por meio da identificação e discriminação de diferentes odores.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Fita adesiva dupla face; Tesoura; Colônia infantil; Pétalas de rosa; Casca de mexerica; Pó de café; Hortelã fresco; Sachês de chá diferentes; Papel A3 para o mural; Folha branco de 5 cm X 5 cm..   
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.



TEMA: OS CINCO SENTIDOS - OLFATO. 31/05/2012

Aplicamos nosso conhecimento sobre o olfato. Sentimos vários cheiros e depois colamos uma amostra de cada elemento.
Também ouvimos essa quadrinha:

O PERFUME DA CAMÉLIA,
O CHEIRO DA TERRA MOLHADA,
O AROMA DO JASMIM,
MANACÁ DA MADRUGADA.

  
Sexta-feira 01/06/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Dando cambalhotas.
- Metodologia: 1º Coloque 3 (três) colchonetes um ao lado do outro no chão.  2º Encha diversos balões.Auxilie um aluno por vez a dar cambalhotas no colchonete.Assim que todos os alunos tenham participado, aumente o grau de dificuldade, colocando um balão entres as pernas, depois peça que o aluno abrace o balão e tente dar cambalhotas ou coloque o balão na barriga. Finalize a atividade com todos dando cambalhotas e brincando livremente.
- Objetivos: Desenvolver a agilidade e a coordenação.
- Local: Sala do integral.
- Material/Recurso: Colchonete; Balão (bexiga).
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.


RESUMO DA SEMANA
28/05 A 01 DE JUNHO

Mais uma semana se passou. Aproveitamos para brincar ao sol, assistir aos DVDs do nosso colega Mario e para realizarmos atividades de psicomotricidade.
A partir do Projeto Viva Leitura aprendemos muito sobre robôs com o livro “O ROBÔ ROBÉRIO” da editora Caramelo. Na oficina de artes confeccionamos vários robôs feitos com materiais recicláveis, também demos nome a cada um.
Aplicamos nossos conhecimentos sobre o olfato. Sentimos vários cheiros e depois colamos uma amostra de cada elemento.

Bom fim de semana!
Professora Val 

segunda-feira, 14 de maio de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 14/05/2012 A 18/05/2012

Obs.: Início do 2º TRIMESTRE
         A atividade de psicomotricidade de sexta-feira não foi realizada devido a chuva e utilização do Pátio Azul. Portanto, iremos realizá-la nesta sexta-feira (18 de maio).

Segunda-feira 14/05/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade / Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Está atividade se dividirá em dois momentos: 1º Psicomotricidade / 2º Ativ. do livro, pag 27.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 27 “O QUE É, O QUE É?”
- Metodologia - A: 1º Leia para os alunos a adivinha proposta na folha de atividade: Parece ter vida Rolando de pé em pé, Alvoroçando a torcida, Que vibra, gritando olé! (cancioneiro popular). Estimule-os por meio de questionamentos, a dizer o nome do objeto que a responde (BOLA). Depois, distribua as bolas grandes e pequenas e estimule os alunos a brincarem com elas livremente. Em seguida, proponha uma brincadeira dirigida: Organize os alunos em fila e entregue uma bola grande para o primeiro aluno, reservando a bola pequena para outra brincadeira, orientando-o a passá-la para o colega de trás, por cima de sua cabeça; quando a bola chegar às mãos do ultimo colega, este deverá dirigir-se ao início da fila e prosseguir a brincadeira; a brincadeira estará concluída quando todos os alunos estiverem organizados na fila, em sua posição inicial. Num segundo momento da brincadeira, utilize a bola pequena e peça a eles que a passem por baixo das pernas, para entregá-la ao colega de trás. Quando o ultimo aluno receber a bola deverá gritar seu nome e correr ao início da fila. A brincadeira termina quando o primeiro aluno retornar ao seu lugar inicial.
 - Metodologia - B: 1º Acomode os alunos sentados às mesas e distribua os livros já na página 27. Explore com os alunos as figuras que aparecem na atividade proposta no livro e explique o que devem fazer, auxiliando-os durante sua realização. Leia para os alunos a adivinha proposta na atividade em seguida, peça a eles que pintem a figura que representa a resposta da adivinha.
- Objetivos: Explorar as noções de posição espacial; Trabalhar as noções de grandezas e medidas não convencionais em situações contextualizadas para a construção de conceitos – longe, perto; cheio, vazio; etc.; Desenvolver a linguagem oral por meio de relatos de experiências vivenciadas pelo aluno; Executar diferentes movimentos trabalhando a coordenação motora a fim de ampliar gradativamente o conhecimento do corpo; Respeitar as regras preestabelecidas e participação na combinação de outras; Participar em situações de integração que envolvam brincadeiras e brinquedos. Estimular a participação de atividades que envolvam cooperação e solidariedade.
- Local: Pátio Azul; Sala de aula.
- Material/Recurso: Bola grande; Bola pequena; Giz de cera.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 15/05/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Matemática / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 28 “AS BOLAS NÃO SÃO TODAS IGUAIS...”
- Metodologia: 1º Disponibilize 5 (cinco) bolas grandes na cor vermelha e 5 (cinco) bolas pequenas na cor verde e peça aos alunos que organizem em duas caixas, conforme suas cores e tamanho. Faça com os alunos contagens orais, levando-os a identificar a quantidade de bolas em cada caixa. Peça aos alunos que sentem em roda, coloque as bolas no centro da roda, uma cor de cada vez, distribua tampinhas de garrafa e oriente os alunos a representar as quantidades de bolas vermelhas ou verdes com tampinhas de garrafa. Explore com os alunos as figuras que aparecem no livro, explique como devem realizar a atividade e oriente-os durante a realização. Peça aos alunos que observem os desenhos das bolas que aparecem em destaque na folha de atividade e pintem os demais com as cores correspondentes.
- Objetivos: Participar de jogos, brincadeiras, músicas e outras situações que envolvam contagens orais; Explorar as noções de posição espacial; Classificar objetos a partir da observação de suas semelhanças e diferenças (cor, forma e tamanho); Trabalhar as noções de grandezas e medidas não convencionais em situações contextualizadas para a construção de conceitos – longe, perto; cheio, vazio; etc.; Aprimorar as habilidades manuais por meio da manipulação e exploração de diferentes materiais e objetos; Respeitar as regras preestabelecidas e participação na combinação de outras; Participar em situações de integração que envolvam brincadeiras e brinquedos. Estimular a participação de atividades que envolvam cooperação e solidariedade.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Bola grande vermelha; Bola pequena verde; Caixa para a bola grande; Caixa para a bola pequena; Tampinhas de garrafa; Giz de cera azul, amarelo e vermelho.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade.
- Atividade: Portfólio – OS CINCO SENTIDOS – AUDIÇÃO. História de Ruth Rocha “ O PASSEIO”.
- TEMA: OS CINCO SENTIDOS – AUDIÇÃO.
- Metodologia – A: 1º Inicie esta atividade com os alunos sentados em roda, no chão da sala de aula. Coloque a “orelha gigante” no meio da roda, perguntando aos alunos com que parte do nosso corpo se parece. Como percebemos o som, com quais de nossos órgãos ouvimos os sons. À medida que os alunos deem a resposta correta, entregue a eles figuras de orelhas para serem coladas na “orelha gigante”. Então cole-a ao lada do olho da atividade anterior, seguindo um padrão. Pegue o cartaz com a palavra AUDIÇÃO. Após identificarem o ouvido (orelha) como o órgão da audição proponha uma brincadeira. Coloque as figuras que fazem parte da história, sobre a mesa. Então diga que irá ler uma história que se chama O passeio e toda vez que levantar o cartaz com a palavra SOM eles deverão levantar a figura que corresponde ao som na história e imitar o barulho. Quando todos tiverem participado, escolha 6 (seis) figuras e cole-as juntamente com seus respectivos sons (palavras/onomatopeias escritos em uma tira de papel), em um cartaz deixando-o bem visível para todos. Explique aos alunos que o som vem de toda parte, desde pequenos insetos até grandes cachoeiras ou tempestades, etc., que nessa atividade temos a figura de uma fruta, mas ela não imite som, nesse caso os passarinhos imitiram o som quando comeram a fruta.
- Metodologia – B: 1º Com os alunos sentados às mesas, distribua a folha de atividade e as figuras de cada aluno. Peça que identifiquem cada figura e digam o nome delas: a abelha, o sapo, a cachoeira, a nuvem, o passarinho e a fruta. Pegue o cartaz com a palavra SOM e proponha novamente a brincadeira dizendo que toda vez que levantar o cartaz com a palavra SOM eles deverão levantar a figura que corresponde ao som na história e imitar o barulho. Auxilie cada aluno a colar junto ao som (onomatopeia) escrito na folha de atividade a figura correspondente. Faça isso à medida que a história está sendo narrada.
- Objetivos: Perceber a importância da audição como meio de percepção e conhecimento do mundo; Identificar e discriminar, por meio da audição, alguns instrumentos sonoros; Ampliar o vocabulário relacionado às palavras que representam sons; Associar determinados sons aos elementos que os representam.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Cartaz com o nome AUDIÇÃO escrito em letras maiúsculas; Cartaz com a palavra SOM; Figuras de orelhas; Molde de uma orelha gigante (aprox. 30x20cm); Giz de cera; Cola branca; Figuras de: cachoeira, passarinho, sapo, abelha, nuvem chovendo e fruta; papel A4.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

     O PASSEIO

                                                               DONA ABELHA FOI PASSEAR (SOM).
                                                               ENCONTROU DOM SAPÃO (SOM).
                                                               OS DOIS FORAM ATÉ A CACHOEIRA (SOM).
                                                               FICARAM UM TEMPÃO ALI, NADANDO E
     BRINCANDO NA ÁGUA.
                               DE REPENTE, COMEÇOU A CHOVER (SOM).
     PARA ONDE IR? CHOVIA CADA VEZ MAIS FORTE.
                               APARECEU UM PASSARINHO (SOM)
     QUE AJUDOU DOM SAPÃO (SOM) E DONA
     ABELHA (SOM). SABE COMO?
                               O PASSARINHO (SOM) LEVOU OS DOIS PARA
     O SEU NINHO.
                               ELES COMERAM UMA FRUTA (SOM) E
                    FICARAM NO NINHO ATÉ A CHUVA PASSAR.
                                                              RUTH ROCHA E ANNA FLORA



TEMA: OS CINCO SENTIDOS - AUDIÇÃO. 16/05/2012

A professora contou uma história que se chama “O PASSEIO” da autora Ruth Rocha. Com essa história ampliamos nosso conhecimento sobre a AUDIÇÃO. Participamos de um jogo sonoro e imitamos os sons dos elementos dessa história. Foi muito divertido.

Quarta-feira 16/05/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Linguagem oral e escrita / Matemática / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 29 “PROCURANDO BRINQUEDOS...”
- Metodologia: 1º Coloque alguns brinquedos em diferentes lugares da sala e peça aos alunos que falem deles e onde se encontram (em cima, embaixo, atrás, na frente, dentro fora, entre, ao lado), fazendo perguntas para orientá-los. Depois, faça com os alunos contagens orais a fim de verificar a quantidade de brinquedos encontrados. Explore com os alunos a ilustração proposta na atividade do livro, levando-os a identificar os brinquedos que lá aparecem, bem como a posição em que se encontram. Estimule os alunos a fazerem contagem oral dos brinquedos encontrados, amassando um pedaço de papel crepom para representar cada um deles. Explique aos alunos o que deveram circular os brinquedos encontrados na cena da atividade do livro, disponibilize papel crepom para modelarem bolinhas e auxilie-os a colarem no retângulo a mesma quantidade de bolinha para cada brinquedo.
- Objetivos: Estimular a linguagem oral por meio de brincadeiras; Participar de jogos explorando as noções de posição espacial; Explorar situações que envolvam contagens orais; Aprimorar as habilidades manuais por meio da manipulação e exploração de diferentes materiais e objetos.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Giz pastel; Papel crepom, Brinquedos diversos.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Biblioteca – Parque.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 17/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Matemática / Linguagem oral e escrita / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 30 “CONTSTRUINDO UM CASTELO DE AREIA”
- Metodologia: 1º Leve os alunos até o parque de areia da escola, disponibilize diferentes materiais, como baldes, pás, rastelos, forminhas, etc. e sugira a eles que construam castelos de areia. Depois, faça com eles contagens orais, levando-os a identificar a quantidade de castelos construídos, bem como as quantidades de rastelos, pás, baldes, etc. utilizados durante a atividade. Trabalhe também com os conceitos de maior e menor, mais alto e mais baixo, grande e pequeno, perguntando-lhes, por exemplo, qual é o castelo maior, balde menor, e assim por diante. Em sala, explore as ilustrações do livro, perguntando a quantidade de castelos construídos pelos personagens da imagem, qual é o maior e qual é o menor, de que cores são os castelos e pazinhas, e qual sua quantidade. Depois explique que eles deverão circular a figura que representa o castelo de areia mais alto e fazer um X na que representa o mais baixo
- Objetivos: Participar de jogos, brincadeiras, músicas e outras situações que envolvam contagens orais; Explorar as noções de posição espacial; Classificar objetos a partir da observação de suas semelhanças e diferenças (cor, forma e tamanho); Trabalhar as noções de grandezas e medidas não convencionais em situações contextualizadas para a construção de conceitos – baixo, alto; grande, pequeno; maior, menor; etc.; Estimular a linguagem oral por meio de relatos de experiências, expressão de ideias e opiniões; Aprimorar as habilidades manuais por meio da manipulação e exploração de diferentes materiais e objetos; Realizar pequenas atividades com relativa autonomia participando de situações que envolvam brincadeiras e brinquedos.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Giz pastel; Baldinhos de praia.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

 Sexta-feira 18/05/2012

Rotina diária 
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Circuito de obstáculos.
- Metodologia: 1º Com os alunos na quadra, oriente-os a entrar e sair da caixa. Passar por dentro do bambolê. Se equilibrarem na corda simulando uma ponte sobre um rio cheio de jacarés. Correr e subir a rampa da passarela à frente da sala de ballet. Finalizar com um salto retornando à quadra azul. Repita este circuito quantas vezes julgar necessário e até que todos os alunos tenham participado.
- Objetivos: Trabalhar a percepção, a orientação espacial e temporal, a lateralidade. Participar de jogos sem que haja competição (ganhador X perdedor).
- Local: Pátio Azul.
- Material/Recurso: Caixa de papelão; Bambolê; fio de lã (Corda).
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Matemática / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 26 “CRIANÇA GOSTA MESMO É DE BRINCAR...”.
- Metodologia A: 1º Solicite ao aluno que traga de casa um brinquedo e deixe-o brincar livremente. Em roda de conversa, estimule os alunos a falarem sobre seus brinquedos e como são: se têm rodas ou não, se rolam, etc. Brinque com os alunos escondendo os brinquedos e pedindo-lhes que os encontrem. Após os brinquedos serem encontrados, acomode os alunos sentados em círculo e promova a contagem dos elementos dos brinquedos – rodas, portas, partes do corpo, elementos do rosto, etc. Disponibilize revistas e encartes de loja para que os alunos procurem figuras que representem seu brinquedo preferido. Então recorte a imagem e cole no crachá de cada aluno.
- Metodologia B: 1º Auxilie cada o aluno a rasgar destacando a figura do seu brinquedo favorito. Disponibilize cola para que os alunos possam colar na folha de atividade a figura escolhida. Com um pincel atômico, auxilie-os a contornar a figura colada. Após todos realizarem a atividade peça que eles comparem a figura da folha de atividade com a figura do crachá perguntando se são iguais ou não.
- Objetivos: Confeccionar um crachá; Ampliar o vocabulário por meio de relatos e observações do aluno; Classificar objetos a partir da observação de suas semelhanças e diferenças (cor, forma e tamanho); Participar de jogos, brincadeiras, músicas e outras situações que envolvam contagens orais; Aprimorar as habilidades manuais por meio da manipulação e exploração de diferentes materiais e objetos; Reconhecer singularidades próprias e dos outro em situação de intervenção;
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Brinquedos diversos; Revista; Cola branca; Pincel atômico.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

RESUMO DA SEMANA
DE 12 A 18 DE MAIO

Esta semana iniciamos as atividades do 2º Trimestre, que faz referência às unidades 2 e 3 do livro “TELA AQUARELA”, sob os temas: Unidade 02 – “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS” e Unidade 03 – “PERCEBENDO O MUNDO”.
Nossos dias foram bem divertidos. Trabalhamos nossa motricidade rasgando e colando papel. Confeccionamos um novo crachá colando nele a figura do nosso brinquedo favorito. Aprendemos uma adivinha:
Parece ter vida
Rolando de pé em pé,
Alvoroçando a torcida,
Que vibra, gritando olé!
(cancioneiro popular)

Aprendemos que existem objetos semelhantes com cores e tamanhos diferentes. Ampliamos nossos conhecimentos com a exploração das noções de posição espacial. Participamos de jogos, brincadeiras, músicas e outras situações que envolveram contagem oral, dentro e fora, longe e perto, cheio e vazio, identificação das cores primárias, etc.
Trabalhamos nossa coordenação motora e lateralidade por meio de atividades na quadra.

Um bom fim de semana
Prof.ª Val 


Para atividade do dia 16
EM CIMA  , EMBAIXO , ATRÁS , NA FRENTE , DENTRO FORA , ENTRE , AO LADO

segunda-feira, 7 de maio de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 07/05/2012 A 11/05/2012

Obs.: Semana de reunião e entrega das avaliações e portfólios.
  
Segunda-feira 07/05/2012

Rotina diária
Por motivo das avaliações, os dias 7 e 8 estão reservados: dia de arrumação e ajustes da sala e material dos alunos.
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade – NÃO FIZEMOS
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo:
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 08/05/2012
Obs.: Para que a sala possa ser organizada para a reunião as crianças participaram de atividades livres, com pouca intervenção. Mas com orientação.

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras com brinquedos.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras com brinquedos.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: bolinha de sabão.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: música e dança.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 09/05/2012

Rotina diária 
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Artes / Matemática.
- Atividade: Portfólio – PROJETO TEATRO – PINÓQUIO.
- Metodologia: 1º Inicie esta atividade relembrando a peça teatral que os alunos assistiram no dia 3 de abril. Converse sobre a mentira e a importância de dizermos sempre a verdade. Distribua os discos grandes de papel pardo e auxilie-os a colarem na folha de atividade. Diga aos alunos que o círculo que eles colaram representa a cabeça do Pinóquio e que deverão completar seu rosto, colando os olhos e o nariz. Para a boca, auxilie cada aluno a desenhá-la com cola colorida vermelha. Após o termino da atividade, questione com os alunos a causa do crescimento do nariz do Pinóquio. Deixe que eles exponham suas hipóteses.
- Objetivos: Ampliar o vocabulário por meio de relatos de suas experiências; compreender a importância de dizer a verdade; explorar as formas geométricas - círculo;
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Círculo de papel pardo; Círculo de papel azul; Recorte de papel pardo para o nariz o Pinóquio; Cola colorida vermelha.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo acima.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.


TEMA: PROJETO TEATRO - PINÓQUIO. 09/05/2012

Para registrar esse dia fizemos uma colagem utilizando as formas circulares para representar o boneco de madeira Pinóquio.


TEMA: OS CINCO SENTIDOS - VISÃO. 10/05/2012

Brincamos com o sentido da visão participando de um jogo de interpretação de imagens.
Colei aqui a figura que fez parte dessa brincadeira e a desenhei do meu jeito. Ficou muito legal.

Quinta-feira 10/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita.
- Atividade: Portfólio – OS CINCO SENTIDOS – VISÃO.
- Metodologia: 1º Inicie esta atividade com os alunos sentados em roda, no chão da sala de aula. Diga que eles irão participar de um jogo da visão. Coloque sobre a mesa um papel em formato de um olho, pergunte aos alunos se eles conhecem algo que se pareça com esse formato. Pegue o cartaz com a palavra VISÃO e diga: - Com os olhos eu vejo... a mesa, cadeira, meu pé, o colega (diga o nome). Continue pergunte ao aluno ao lado: - Com os olhos você?... (aguarde a resposta, caso julgue necessário intervenha auxiliando-o na resposta). Após o aluno responder deverá colar uma figura de olho no “olho” gigante que está sobre a mesa. Repita o mesmo com outra criança, assim sucessivamente. Quando todos tiverem participado, cole o olho gigante acima da palavra visão e abaixo escolha 3 (três) figuras e cole-as em um cartaz deixando-o bem visível para todos. Explique as regras do jogo:
=> Este é um jogo da visão.
 -  Vocês devem olhar para as três figuras e dizer o nome de cada uma delas.
Peça que os alunos observem e nomeiem cada objeto nas figuras, suas funções e seus atributos, por exemplo: bola – bola amarela que serve para chutar; carro vermelho que serve para brincar, etc. Em seguida peça que todos fechem os olhos, enquanto você cobre uma das figuras com papel branco. 10º Quando os alunos abrirem os olhos, peça que cada um diga qual foi a figura escondida. Repita a brincadeira várias vezes.
- metodologia – B: 1º Após o jogo distribua as figuras sobre a mesa e peça que um aluno procure a figura que foi escondida no jogo e cole na folha de atividades. Faça o mesmo com todos os alunos. Dê um tempo para que eles observem a figura. Então, peça que eles desenhem a imagem que está na figura. Diga e repita com os alunos essa rima: “DE OLHOS FECHADOS A LUZ NÃO SE VÊ... DE OLHOS ABERTOS EU VEJO VOCÊ”. Faça isso tampando os olhos e abrindo na parte “EU VEJO VOCÊ”.
- Objetivos: Perceber a importância da visão como meio de percepção e conhecimento do mundo; Identificar e nomear, por meio da visão, as características (atributos) de alguns elementos e suas funções; Ampliar o vocabulário relacionado aos atributos percebidos pela visão.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Cartaz com o nome VISÃO escrito em letras maiúsculas; Figuras de olhos; Giz de cera; Cola branca; Figuras de bola, carro e boneca; papel A4.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo acima.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Sexta-feira 11/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Circuito de obstáculos.
- Metodologia: 1º Com os alunos na quadra, oriente-os a entrar e sair da caixa. Passar por dentro do bambolê. Se equilibrarem na corda simulando uma ponte sobre um rio cheio de jacarés. Correr e subir a rampa da passarela à frente da sala de ballet. Finalizar com um salto retornando à quadra azul. Repita este circuito quantas vezes julgar necessário e até que todos ao alunos tenham participado.
- Objetivos: Trabalhar a percepção, a orientação espacial e temporal, a lateralidade. Participar de jogos sem que haja competição (ganhador X perdedor).
- Local: Quadra Azul
- Material/Recurso: Caixa de papelão retangular; Bambolê; corda.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

SINTESE DA SEMANA
07 A 11 DE MAIO

Nossa semana começou com atividades ao ar livre. Ouvimos e contamos histórias do nosso fim de semana com a família, fizemos bolinha de sabão e dançamos muito. Relembramos a história do Pinóquio e conversamos sobre a importância de dizermos sempre a verdade. Conhecemos e exploramos um dos cinco sentidos “a visão”, participando de jogos e brincadeiras. Na aula de psicomotricidade realizamos uma atividade com sobe e desce, demos saltos e passamos por diversos obstáculos.
A escola recebeu os pais da educação infantil para uma reunião e eles ficaram conhecendo um pouco do nosso dia a dia vendo nossas atividades do 1º trimestre.
Também comemoramos o aniversário do André que completou 3 anos.

Um bom fim de semana
Prof.ª Val