ROTEIRO
DIÁRIO DO BERÇÁRIO I – 2013
1. Acolhida e
músicas:
- Acolhida deve ocorrer
de forma com que a criança sinta segurança ao entrar na sala do berçário. Evite
a recusa dela oferecendo algo que ela goste como: Bolacha, chá, suco, um
brinquedo em especial, convide-a a escolher uma música na qual ela esteja mais
familiarizada (crianças adoram a galinha pintadinha).
- Deve-se retirar e ler
possíveis observações nas agendas tão logo a criança chegue.
- Ofereça chá a todas as crianças.
Também no decorrer do dia: chá, água e suco.
- Ao iniciar a rotina
do berçário comece com músicas suaves para que as crianças possam relaxar e se
sentir mais tranquilas no ambiente. A partir das 7:00 horas da manhã inicie com
músicas tranquilas continuando até às 9:00 horas. Após esse período anime as
crianças com musicas de entrada: Bom dia coleguinha, que dia é hoje, chamadinha
(músicas que falem o nome das crianças Ex.: ”Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa
Virou”, “Ciranda, Cirandinha”, “Fui no Itororó”, Se Você Está Contente”, “O
Sapo não Lava o Pé”, “Fui Morar Numa Casinha”).
- A música deve ser
constante e apropriada para esta fase de idade.
- Durante o horário de
o soninho permanecer com música calma e levemente baixa.
- Ao se preparar para a
saída das crianças coloque músicas suaves para mantê-las tranquilas enquanto
aguardam a troca e higiene.
2. Integração da
professora e auxiliar com a criança:
- A “professora” e a
“auxiliar” devem estar atentas aos conflitos em sala de aula e procurar
resolve-los de forma que leve a criança a entender que aquilo não está certo e
mostre a ela como deve proceder diante da situação. A repetição deste ato contribuirá para o
amadurecimento da criança auxilia-la nesse processo.
- Deve-se evitar o colo
para que as crianças se habituem à rotina de atividades com mais eficiência.
(Podem ocorrer momentos em que o colo se faz necessário, mas não uma regra).
- A auxiliar deve
interagir constantemente com todas as crianças, criando assim um vinculo
permanente de confiança e afetividade com elas.
3. Palavrinhas
mágicas:
- Utilize sempre palavras como: Por
favor, Com licença, Obrigada, etc.
- A criança aprende boas maneiras
geralmente com quem ela convive mais, no caso: professora e auxiliar.
4. Higiene:
Higienização / e
escovação de dentes
- Escovar os dentes das crianças deve
ser seguido como uma rotina diária, realizada com tranquilidade e permitindo
que elas manipulem suas escovas. (A professora e a auxiliar devem escovar os
dentes das crianças utilizando creme dental apropriado para a idade – sem
fluor).
- Faça a higienização das mãos e rosto
da criança, principalmente do nariz, durante todo o dia, principalmente nos
momentos das refeições. Obs.: Lave as mãos ou aplique álcool sempre que
realizar este procedimento.
Material de
higiene pessoal do aluno
- Lenços umedecidos, sabonete, creme
dental, lenço de papel, etc., devem ser utilizados com prudência sem que haja o
desperdício dos mesmos.
- Opção de consumo de lenços umedecidos
tipo toalha: use de um a dois lenços para a limpeza quando a criança fizer
“xixi”. Para a limpeza do “cocô” utilizar de dois a três lenços, isso porque a
maior parte o excesso de “cocô” pode ser retirada com a própria fralda. Em
alguns momentos será necessário utilizar um ou dois lenços a mais. Caso a
criança esteja muito suja é preferível lavá-la.
Troca de fraldas
- Realize as trocas de
fraldas com carinho e interagindo com a criança utilizando o material que foi enviando
especificamente para ela.
- É importante trocar a
fralda do bebê várias vezes ao dia, porque o acúmulo da urina e a presença das
bactérias nas fezes podem irritar a pele e provocar assaduras.
- Os bebês fazem “cocô” várias vezes
por dia, e fazem “xixi” de hora em hora, ou em intervalos de no máximo três
horas.
- As fraldas descartáveis costumam
absorver bem a umidade, por isso é difícil avaliar se elas estão cheias de “xixi”
ou não. Experimente colocar o dedo (limpo) dentro da fralda mais ou menos a
cada duas horas, para ver se ela não está molhada demais. Ou sinta se a fralda
parece "pesada".
Antes de começar, lave bem suas mãos e
veja se tem à disposição tudo o que vai precisar:
• Um lugar seguro para fazer a troca,
com um trocador impermeável, de fácil limpeza
• Uma fralda limpa
• Um saco ou uma lata de lixo para
jogar a fralda suja
• Algodão e água morna ou lenços
umedecidos, obedecendo a necessidade de cada criança
• Pomada contra assaduras
• Uma troca de roupa limpa à mão para o
caso de a fralda ter vazado, ou de acontecer algum "acidente" no meio
da troca
• Um brinquedinho para atrair a atenção
do bebê
• Uma toalha de banho caso seja
necessário lavar o bumbum da criança.
Como se faz a troca?
1 - Solte as fitas adesivas da fralda e
as dobre sobre si mesmas, para não grudarem na criança, mas ainda não retire a
fralda suja.
2 - Levante as pernas da criança e
dobre à fralda para debaixo dele, aproveitando para tirar a maior parte do “cocô”
com a própria fralda.
3 - Limpe a parte da frente da criança
com um algodão embebido em água morna ou com um lenço umedecido. Nas meninas,
limpe sempre da frente para trás, para não deixar as bactérias das fezes
entrarem na vagina.
4 - Levante as pernas da criança e
limpe bem o bumbum dela.
5 - Tire a fralda suja debaixo dela e
coloque a limpa. A parte com as fitas adesivas deve ir embaixo do bumbum da
criança. Tente deixar a parte entre as pernas bem esticada evitando que a
fralda fique torta no corpo dela.
6 - Passe um creme antiassaduras na
parte da frente e no bumbum, anus e se verificar algum “vermelhidão” não região
onde a fralda tenha contato. Esse tipo de pomada costuma ser grudento, então
aproveite e limpe o seu dedo na própria parte de dentro da fralda, antes de
fechá-la.
7 - Feche a fralda limpa com as fitas
adesivas, deixando-a justa, mas não apertada. Se você colocar o pênis do menino
para baixo, evita vazamentos por cima da fralda. Mas há meninos que se sentem
mais confortáveis com o pênis para cima. Verifique os elásticos das pernas para
ver se não estão dobrados para dentro ou a fralda está descentralizada (torta).
8 - Enrole a fralda suja numa bolinha,
feche com as fitas adesivas e a jogue no lixo logo após a troca, evitando o
acumulo de fraldas no interior do berçário.
9 - Vista o bebê e lave bem as mãos.
Pronto!
10 - O mais importante ao trocar a
fralda da criança é usar de bom senso. Seu objetivo é mantê-la o mais e seco e
confortável possível. Evite fraldas tortas e desajustadas.
5. Limpeza o
organização:
- Mantenha o berçário limpo e
organizado, não acumular fraldas, mamadeiras e outros utensílios que devem ser
retirados do berçário logo tenham sido utilizados e realizar sua limpeza
seguindo os procedimentos de higienização.
- Após utilizar o lactário deixe-o
limpo, organizado e apropriado para a utilização do mesmo quando necessário.
Balcão e cuba de inox.
- Logo após o soninho, os berços devem
ser organizados e as roupas de cama (na sexta-feira) retiradas e guardadas nas
bolsas dos alunos. Nesse momento abra as janelas. Quanto aos colchões (nos fins
de semanas) levantá-los para tomar um ar e reorganiza-los na próxima
utilização.
- Após tocar as roupas da criança,
guarda-la no saquinho apropriado para roupas sujar e passar uma água para
retirar os resíduos quando houver.
- Manter as bolsas organizadas, não
colocar roupas espalhadas ou “empelotadas” em seu interior. As mesmas devem
estar dobradas.
6. Solário/Dormitório
- Não permita que as crianças fiquem
desacompanhadas na área externa (solário) da sala.
- Proporcione
um momento de descontração e liberdade para as crianças, sempre supervisionando
seu comportamento e possíveis riscos quanto as laterais que cercam o solário.
- Se posicione de forma
que possa visualizar todas as crianças.
- Movimente-se pelo espaço.
- Evite a exposição
direta ao sol da criança em horários não apropriados.
7. Alimentação:
- Lave bem as mãos antes de manipular
ou servir os alimentos às crianças, cuide também da higiene das crianças antes
e durante sua alimentação.
- Não permita que as crianças
compartilhem copos de água, chá ou suco, bem como mamadeiras e talheres no
momento das refeições.
- Não ofereça alimentos fora dos
horários para as crianças, salvo quando se fizer necessário e comunicado à
coordenação antecipadamente.
- Ao servir a criança coloque na colher
a quantidade necessária para ela poder mastigar. Não encha demais evitando
engasgamento ou que ela rejeite o alimento por ser uma quantidade superior à
adequada.
8. Exploração dos
objetos (brinquedos) e brincadeiras:
- Permitir que as
crianças brinquem livremente pela sala, escolhendo seus brinquedos. Nesse
momento a criança de ser estimulada a brincar, dividir, compartilhar e a
vivenciar o faz de conta, ou seja, brinque também junto com elas.
- Não reprimir a
criança quanto à disputa por brinquedos e/ou outro objeto como livros,
almofadas, giz de cera, gangorra, etc. Faça desse momento a oportunidade para
trabalhar a sociabilidade entre as crianças, sendo sempre gentil e utilizando
palavras em tom amigável (nunca utilize tom de ameaça ou intimide o aluno).
9. Material
pedagógico – Brinquedos:
- Os brinquedos devem
ser guardados por categoria (jogo de panelinhas, peças de encaixe, carrinhos,
bonecas, brinquedos sonoros, etc), cada qual em um recipiente individual.
- Realize a
higienização dos brinquedos sempre que necessário.
- Cuidado com
brinquedos que podem oferecer riscos às crianças. Ex.: brinquedos que contenham
peças muito pequenas e que se soltem com facilidade, brinquedos que soltem
tinta, etc.
- No momento de guardar
os brinquedos, não os junte com os pés, vassoura ou rodo.
10. Material
pedagógico – Para o desenvolvimento das atividades:
- O material pedagógico
deve ser conferido no ato da entrega pelos pais e guardados em local seguro,
evitando o livre acesso das crianças.
- Sua utilização será
de acordo com as necessidades da professora, ficando ao seu critério a forma de
separá-lo e aplicá-los em nas atividades.
- O material pedagógico
é de uso exclusivo nas atividades desenvolvidas para os alunos.
11.
Desenvolvimento e aplicação das atividades pedagógicas:
- As
atividades devem ser desenvolvidas e aplicadas no ambiente escolar.
- O material a ser
utilizado no desenvolvimento das atividades é de responsabilidade da
professora. Em casos que haja necessidade solicitar antecipadamente material
extra à coordenação.
12. Saída dos
alunos:
- Após
a janta dê início à higienização das crianças, realize a troca das fraldas
observando a limpeza de seus rostos, mãos, pés e arrumando seus cabelos.
-
Preencher as agendas com as informações finais do dia.
- Oferecer água a todas
as crianças.
- Verifique constantemente as fraldas para que
os pais não necessitem aguardar mais que o necessário pelo seu filho.
- Observe se todos os
pertences dos alunos estão guardados em suas bolsas.
- Quando uma criança
estiver sendo entregue aos seus pais a auxiliar deverá dar atenção e cuidados
às demais, evitando se ausentar da sala isso em todos os horários.
- Proporcione um
ambiente agradável a fim de evitar que as crianças se estressem enquanto
aguardam seus familiares.
- Entregue a criança apenas à pessoa
autorizada a retirá-la da escola.
- Em caso de uma pessoa desconhecida,
mas mencionada na agenda, solicite um documento com foto e confira os dados
atentamente. Em caso de dúvida não entregue o aluno.
- Evite prolongar conversas na entrada
e saída, se necessário marque um horário com o interessado.
http://www.pampers.com.br/Troca-de-fralda
http://brasil.babycenter.com/e1500181/guia-da-troca-de-fralda
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