terça-feira, 26 de julho de 2011

Plano de aula - JOGO - FORMAS E CORES


Tema: JOGO - FORMAS E CORES

Turma: Berçário II

Duração: 50 minutos

Conteúdo:
Musica – Misturando as Cores (Xuxa);
Formas Geométricas – quadrado, círculo e triângulo;
Cores Primárias – vermelho, amarelo, azul e verde.

Objetivos – Ouvir música, reconhecer as cores, Identificar as diferentes formas geométricas.

Material – Cubo grande, figuras triplicadas das formas geométricas recortadas em EVA nas cores primárias, música da Xuxa Misturando as cores, papel A4, cola branca.

Metodologia –

1º MOMENTO - 1. Faça uma formação de meio círculo com as crianças voltadas para o professor, coloque a música e cante com elas. Então abaixe o volume e continue a atividade com o som ambiente. 2. Exponha figuras com as cores primárias e pergunte quem sabe quais cores são aquelas.

2º MOMENTO - 1. Converse com as crianças para descobrir o que elas sabem sobre as formas geométricas, o nome de cada figura. 2. Coloque sobre cada mesa uma figura diferente de forma que todos possam visualizá-las. 3. Para verificar melhor esse conhecimento misture as figuras e peça para que cada criança retire uma figura diga o nome e coloque em uma das mesas que corresponda ao conjunto daquela forma. 4. Após os conjuntos estiverem completos apresente às crianças o dado com as figuras geométricas apontando e perguntando os nomes das cores. 5. Comece o jogo. 5.1. Escolha uma criança e entregue o dado a ela, demonstrando para as outras como será feita a brincadeira. 6. Jogue o dado para cima e verifique qual figura ficou voltada para cima. 7. Pergunte qual é o nome e a cor correspondente a aquela figura, após obter a resposta diga a criança que olha nas mesas e procure a figura que está no dado.

3º MOMENTO – 1. Monte uma casa utilizando as três formas geométricas trabalhadas anteriormente e apresente para as crianças. 2. Entregue para cada criança uma folha de papel e distribua sobre suas mesas as figuras geométricas. 3. Permita que elas ensaiem como ficará a montagem da casa. 4. Passe a cola no ponto onde a criança irá colar sua montagem, sugerindo que o circulo poderá ser o sol.

Avaliação: A avaliação será realizada em grupo e individualmente, será avaliado o que cada criança conhece sobre as formas e cores e sua capacidade de discernir as diferenças entre as mesmas. A integração do grupo em se relacionar e sua integração parta realizar as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário