segunda-feira, 9 de abril de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 09/04/2012 A 13/04/2012

Obs.: Esta semana iremos retomar as atividades do Livro “TELA AQUARELA” até a página 19, a fim de realizar as tarefas pendentes.

Segunda-feira 09/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Piñata do Pirata
Para a piñata: faça um saco retangular 40x30cm. Prenda fitas coloridas de papel crepom. Encha-o com bolinhas coloridas (5 a 8 uni). Amarre com fitilho e pendure-o mantendo ao alcance da criança.
- Metodologia: 1º Com as crianças já no pátio, explique a elas que a piñata é uma tradição mexicana. As crianças daquele país brincam tentando estourar as piñatas que estão sempre cheias de “surpresas”. Como não iremos enchê-las com doces e balas; não revele este detalhe às crianças. Peça que as crianças olhem e encontrem cores que elas já conheçam. Acomode as crianças a uma distância segura, longe das piñatas. Entregue o cabo de vassoura a uma criança e enquanto coloca a venda, explique que ela deverá bater na piñata até estourá-la. Repita o mesmo até que todas as crianças tenham participado.  Espalhe as fitas e as bolinhas coloridas pelo chão para que as crianças possam se divertir a vontade. 
- Objetivos: Proporcionar momentos de integração com o grupo; Aprimorar o equilíbrio Desenvolver a coordenação motora bem como a orientação espaço-temporal.
- Local: Pátio Azul
- Material/Recurso: Saco de papel; Fitas coloridas de papel crepom; Cabo de vassoura; Venda de pirata; Bolinhas coloridas; Fitilho.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 10/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / Matemática / Identidade e Autonomia.
Realizaremos um Projeto sobre Saúde Bucal com duração de três aulas.
1ª Aula
- Atividade: DATAS COMEMORATIVAS.  07/04 – Dia Mundial da Saúde. Projeto Saúde Bucal.
TEMA: Saúde bucal – Meus dentes.
- Metodologia: 1º Confeccione um mural com o nome de cada criança e reservando um espaço à frente dos nomes para colar quantidade de dentes que cada criança tem. Reúna as crianças formando um círculo no chão e apresente a elas um fantoche em formato de dente (de a ele um nome: Dentuço, Dentão etc.). Apresente a eles a escova de dente e o creme dental e utilizando o fantoche pergunte que objetos são estes que estão em suas mãos, qual sua utilidade, pergunte às crianças sobre a higiene bucal da família: se eles veem seus pais escovando os dentes, se eles escovam também com ou sem ajuda, etc. Simule passar creme dental na escova de dente e escove o fantoche, permita que as crianças participem da escovação dizendo a elas que façam com cuidado. Posicione as crianças à frente do espelho e diga para que elas abram bem a boca a fim de visualizarem todos os seus dentes, as auxilie com um espelhinho de mão. Conte com cada criança a quantidade de dentes em sua boca e lhes entregue um dentinho de papel para cada dente contado. Com a criança na frente do mural a ajude a localizar seu nome, então pingue um pouco de cola para cada dente que será colado em linha reta à frente do nome da criança. Repita o mesmo com os demais alunos. Conduza os alunos em fila até o banheiro. Diga a eles que agora que já sabem como se escova os dentes, irão aplicar o que aprenderam.
- Objetivos: Incentivar a criação de hábitos de higiene bucal para as crianças; Conscientizar os alunos sobre a importância de ter uma boa saúde bucal; Demonstrar de maneira criativa a escovação correta dos dentes; descobrir quantos dentes cada criança tem; confeccionar um mural.
- Local: Parte na sala de aula e parte no banheiro.
- Material/Recurso: Espelhinho de mão; Escova de dente; Creme dental sem flúor; Álcool para higienizar o espelhinho de mão; Dentes feitos de papel branco; Cola branca; Papel A3; Fantoche.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Verificação das atividades pendentes do livro “TELA AQUARELA”.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.
  
Quarta-feira 11/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia.
2ª Aula
- Atividade: DATAS COMEMORATIVAS.  07/04 – Dia Mundial da Saúde. Projeto Saúde Bucal.
TEMA: Saúde bucal – O papel da família.
- Metodologia A: 1º Envie no dia anterior um bilhete (Anexo 1) solicitando que os pais anotem a data do nascimento do primeiro dente de seu filho, que conversem com a criança como foi esse momento. Envie um informativo com instruções de como os pais podem auxiliar na escovação dos dentes de seus filhos. (Anexo 2). Confeccione uma máscara de dente para que a criança possa leva-la para casa. (Anexo 3).
- Metodologia B: 1º Com o resultado da pesquisa reúna os alunos e de início a uma roda de debate sobre o que eles conversaram com seus pais. Sentados à mesa, entregue uma máscara e um giz de cera para cada criança orientando-as a pintar a máscara. Coloque as máscaras nas crianças e as deixe brincar dramatizando o tema da aula. Fale com as crianças sobre a importância dos dentes.
- Objetivo: Realizar pesquisa com os pais; Despertar nos pais a consciência que eles são fundamentais para que seus filhos tenham uma boa saúde bucal; estreitar os laços familiares estimulando o diálogo entre eles.
- Local: Sala de aula e pesquisa em casa com os pais.
- Material/Recurso: Bilhete; Máscara; giz de cera branco.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo:
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: Leitura de livros
- Metodologia: 1º Selecione livros que estejam relacionados á higiene bucal e/ou corporal.  Leia a história permitindo que as crianças intervenham no enredo, isso por que espera-se que elas recordem do conteúdo: DATAS COMEMORATIVAS.  07/04 – Dia Mundial da Saúde. Projeto Saúde Bucal.
- Objetivos: Criar o hábito de escutar histórias; Favorecer momentos de prazer em grupo; Enriquecer o imaginário infantil; Favorecer o contato com textos literários; Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
- Local: Biblioteca.
- Material/Recurso: Livro.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

 Quinta-feira 12/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras livres.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia.
3ª Aula
- Atividade: DATAS COMEMORATIVAS.  07/04 – Dia Mundial da Saúde. Projeto Saúde Bucal.
Para o Portfólio – TEMA: Cuidando dos dentes.
- Metodologia A: 1º Cole na extremidade de uma folha de papel o dente recortado em papel branco e sobre ele pedaços de papel preto, simulando a sujeira do dente. Na outra extremidade, oriente a criança a colar uma embalagem de creme dental. Desenhe com lápis um traçado subindo e descendo como uma onda, ligando o dente à embalagem de creme dental.  Passe creme dental no dedo da criança e diga a ela que acompanhe o traçado ligando o creme dental ao dente. Realize esta atividade conversando com os alunos sobre a importância dos dentes para a nossa saúde, que devemos cuidar bem dos dentes para prevenir as cáries, e doenças nas gengivas. Enfatize que a função dos dentes é mastigar os alimentos, por isso na hora do lanche, da sopa, da fruta e nas refeições em casa elas devem mastigar bem os alimentos. Aproveite o momento para falar da chupeta. Elas entortam os dentes deixando-os feios, que quem chupa chupeta deve jogar para o “coelhinho”, aproveitando a data da páscoa.
- Objetivo: Desenvolver o pensamento criativo, a imaginação e a expressão de sentimentos; Estimular a coordenação motora; Aprender a importância da boa saúde bucal.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Papel branco; cola branca; creme dental que tenha alguma cor; embalagem de creme dental.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.
  
Sexta-feira 13/04/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Caminhando com a Xuxa
Agora eu Vou andar(Andar Devagarinho)-Xuxa Boas Notícias
http://www.youtube.com/watch?v=_Avv_zPax1I
- Metodologia: 1º Andar acompanhando o comando da letra da música.
Agora eu vou andar, devagarzinho, devagarzinho;
Agora eu vou andar abaixadinho, abaixadinho, abaixadinho;
Agora eu vou andar bem lá no alto, bem lá no alto, bem lá no alto;
Agora eu vou andar batendo o pé, batendo o pé, batendo o pé;
Agora eu vou andar de marcha ré, de marcha ré, de marcha ré;
Agora eu vou andar batendo a mão, batendo a mão, batendo a mão;
Agora eu vou andar com a mão no chão, com a mão no chão;
Eu vou andar que nem um avião, um avião, um avião.
- Objetivos: desenvolver variações na marcha locomotora fortalecendo os membros inferiores e superiores.
- Local: Pátio azul.
- Material/Recurso: CD da Xuxa: Agora eu vou andar (Andar devagarzinho); e gravador.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.


Nenhum comentário:

Postar um comentário