PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B –
DE 09/04/2012 A 13/04/2012
Obs.: Esta semana iremos retomar as atividades do
Livro “TELA AQUARELA” até a página 19, a fim de realizar as tarefas pendentes.
Segunda-feira 09/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Piñata do Pirata
Para a piñata: faça um saco retangular
40x30cm. Prenda fitas coloridas de papel crepom. Encha-o com bolinhas coloridas
(5 a 8 uni). Amarre com fitilho e pendure-o mantendo ao alcance da criança.
- Metodologia: 1º Com as crianças já no pátio,
explique a elas que a piñata é uma tradição mexicana. As crianças daquele país
brincam tentando estourar as piñatas que estão sempre cheias de “surpresas”.
Como não iremos enchê-las com doces e balas; não revele este detalhe às
crianças. 2º
Peça que as crianças olhem e encontrem cores que elas já conheçam. 3º
Acomode as crianças a uma distância segura, longe das piñatas. 4º
Entregue o cabo de vassoura a uma criança e enquanto coloca a venda, explique
que ela deverá bater na piñata até estourá-la. Repita o mesmo até que todas as
crianças tenham participado. 5º
Espalhe as fitas e as bolinhas coloridas pelo chão para que as crianças possam
se divertir a vontade.
- Objetivos: Proporcionar momentos de integração
com o grupo; Aprimorar o equilíbrio Desenvolver a coordenação motora bem como a
orientação espaço-temporal.
- Local: Pátio Azul
- Material/Recurso: Saco de papel; Fitas coloridas
de papel crepom; Cabo de vassoura; Venda de pirata; Bolinhas coloridas;
Fitilho.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e
brinquedos.
·
Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Terça-feira 10/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha,
brincadeiras cantadas.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem
Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / Matemática / Identidade e
Autonomia.
Realizaremos
um Projeto sobre Saúde Bucal com duração de três aulas.
1ª
Aula
- Atividade: DATAS
COMEMORATIVAS. 07/04 – Dia Mundial da
Saúde. Projeto Saúde Bucal.
TEMA: Saúde bucal – Meus dentes.
- Metodologia:
1º Confeccione um mural com o nome de cada criança e reservando um
espaço à frente dos nomes para colar quantidade de dentes que cada criança tem.
2º Reúna
as crianças formando um círculo no chão e apresente a elas um fantoche em
formato de dente (de a ele um nome: Dentuço, Dentão etc.). 3º Apresente a eles a escova de
dente e o creme dental e utilizando o fantoche pergunte que objetos são estes
que estão em suas mãos, qual sua utilidade, pergunte às crianças sobre a
higiene bucal da família: se eles veem seus pais escovando os dentes, se eles
escovam também com ou sem ajuda, etc. 4º Simule passar creme dental na escova de
dente e escove o fantoche, permita que as crianças participem da escovação
dizendo a elas que façam com cuidado. 5º Posicione as crianças à frente do espelho e
diga para que elas abram bem a boca a fim de visualizarem todos os seus dentes,
as auxilie com um espelhinho de mão. 6º Conte com cada criança a quantidade de
dentes em sua boca e lhes entregue um dentinho de papel para cada dente
contado. 7º Com
a criança na frente do mural a ajude a localizar seu nome, então pingue um
pouco de cola para cada dente que será colado em linha reta à frente do nome da
criança. Repita o mesmo com os demais alunos. 8º Conduza os alunos em fila até
o banheiro. Diga a eles que agora que já sabem como se escova os dentes, irão
aplicar o que aprenderam.
- Objetivos: Incentivar a criação de hábitos de
higiene bucal para as crianças; Conscientizar os alunos sobre a importância de
ter uma boa saúde bucal; Demonstrar de maneira criativa a escovação correta dos
dentes; descobrir quantos dentes cada criança tem; confeccionar um mural.
- Local: Parte na sala de aula e parte no
banheiro.
- Material/Recurso: Espelhinho de mão; Escova de
dente; Creme dental sem flúor; Álcool para higienizar o espelhinho de mão;
Dentes feitos de papel branco; Cola branca; Papel A3; Fantoche.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Continuação da atividade anterior.
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Verificação
das atividades pendentes do livro “TELA AQUARELA”.
·
Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min – Saída.
Quarta-feira 11/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Linguagem
Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia.
2ª Aula
- Atividade: DATAS COMEMORATIVAS. 07/04 – Dia Mundial da Saúde. Projeto Saúde Bucal.
TEMA: Saúde bucal
– O papel da família.
-
Metodologia A: 1º Envie no
dia anterior um bilhete (Anexo 1) solicitando que os pais anotem a data do
nascimento do primeiro dente de seu filho, que conversem com a criança como foi
esse momento. 2º
Envie um informativo com instruções de como os pais podem auxiliar
na escovação dos dentes de seus filhos. (Anexo 2). 3º Confeccione uma máscara de
dente para que a criança possa leva-la para casa. (Anexo 3).
- Metodologia B: 1º Com o resultado da pesquisa reúna os alunos e de início a uma roda de
debate sobre o que eles conversaram com seus pais. 2º Sentados à mesa, entregue uma
máscara e um giz de cera para cada criança orientando-as a pintar a máscara. 3º Coloque
as máscaras nas crianças e as deixe brincar dramatizando o tema da aula. 4º Fale
com as crianças sobre a importância dos dentes.
- Objetivo: Realizar pesquisa com os pais; Despertar nos pais a consciência que
eles são fundamentais para que seus filhos tenham uma boa saúde bucal;
estreitar os laços familiares estimulando o diálogo entre eles.
-
Local: Sala de aula e
pesquisa em casa com os pais.
- Material/Recurso: Bilhete; Máscara; giz de cera branco.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo:
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ed. Física (profª Aline)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: Leitura de livros
- Metodologia: 1º Selecione livros que estejam
relacionados á higiene bucal e/ou corporal.
2º
Leia a história permitindo que as crianças intervenham no enredo, isso por que espera-se
que elas recordem do conteúdo: DATAS COMEMORATIVAS. 07/04 – Dia Mundial da Saúde. Projeto Saúde Bucal.
- Objetivos: Criar o hábito de escutar
histórias; Favorecer momentos de prazer em grupo; Enriquecer o imaginário
infantil; Favorecer o contato com textos literários; Valorizar o livro como
fonte de entretenimento e conhecimento.
- Local: Biblioteca.
- Material/Recurso: Livro.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras
livres.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem
Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia.
3ª Aula
- Atividade: DATAS COMEMORATIVAS. 07/04 – Dia Mundial da Saúde. Projeto Saúde Bucal.
Para o Portfólio – TEMA: Cuidando dos
dentes.
-
Metodologia A: 1º Cole na
extremidade de uma folha de papel o dente recortado em papel branco e sobre ele
pedaços de papel preto, simulando a sujeira do dente. 2º Na outra extremidade, oriente
a criança a colar uma embalagem de creme dental. 3º Desenhe com lápis um traçado
subindo e descendo como uma onda, ligando o dente à embalagem de creme
dental. 4º Passe creme dental no dedo da
criança e diga a ela que acompanhe o traçado ligando o creme dental ao dente. 5º
Realize esta atividade conversando com os alunos sobre a importância dos dentes
para a nossa saúde, que devemos cuidar bem dos dentes para prevenir as cáries,
e doenças nas gengivas. Enfatize que a função dos dentes é mastigar os
alimentos, por isso na hora do lanche, da sopa, da fruta e nas refeições em
casa elas devem mastigar bem os alimentos. Aproveite o momento para falar da
chupeta. Elas entortam os dentes deixando-os feios, que quem chupa chupeta deve
jogar para o “coelhinho”, aproveitando a data da páscoa.
- Objetivo: Desenvolver o pensamento criativo, a imaginação e a expressão de
sentimentos; Estimular a coordenação motora; Aprender a importância da boa
saúde bucal.
-
Local: Sala de aula.
-
Material/Recurso: Papel
branco; cola branca; creme dental que tenha alguma cor; embalagem de creme
dental.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como:
leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Sexta-feira 13/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade:
Caminhando com a Xuxa
Agora eu Vou
andar(Andar Devagarinho)-Xuxa Boas Notícias
http://www.youtube.com/watch?v=_Avv_zPax1I
- Metodologia: 1º
Andar acompanhando o comando da letra da
música.
Agora eu vou
andar, devagarzinho, devagarzinho;
Agora eu vou
andar abaixadinho, abaixadinho, abaixadinho;
Agora eu vou
andar bem lá no alto, bem lá no alto, bem lá no alto;
Agora eu vou
andar batendo o pé, batendo o pé, batendo o pé;
Agora eu vou
andar de marcha ré, de marcha ré, de marcha ré;
Agora eu vou
andar batendo a mão, batendo a mão, batendo a mão;
Agora eu vou
andar com a mão no chão, com a mão no chão;
Eu vou andar
que nem um avião, um avião, um avião.
- Objetivos:
desenvolver variações na marcha locomotora
fortalecendo os membros inferiores e superiores.
- Local: Pátio azul.
- Material/Recurso:
CD da Xuxa: Agora eu vou andar (Andar
devagarzinho); e gravador.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como:
leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário