PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B –
DE 02/04/2012 A 05/04/2012
Obs.: Entrega das caixas de bombons trazidas pelos
pais dos alunos do B II – B.
Segunda-feira 02/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Onde
está o chocalho?
- Metodologia: 1º Acomode
as crianças sentadas em círculo. 2º Um dos alunos ficará no centro de olhos
vendados, enquanto outro aluno ficará com o chocalho, tendo o cuidado de não
fazer ruído para que o outro não perceba. 3º Estando todos em seus lugares, dê um sinal
para o início do jogo. O jogador que está com o chocalho deverá agitá-lo sem
sair do lugar, enquanto o jogador que está no centro deverá se guiar pelo som
do chocalho procurando descobri-lo. 4º Faça um rodízio com as crianças até que
todas tenham participado.
- Objetivos: Aprimorar
a percepção auditiva; Trabalhar o senso de orientação; desenvolver a atenção.
- Local: Cancha azul.
- Material/Recurso: Uma
latinha tampada com pedrinhas, o “chocalho”; uma venda ou lenço.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e
brinquedos.
·
Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Terça-feira 03/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza
e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como:
leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Movimento / Identidade e
Autonomia.
- Atividade:
Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 16 “HORA DO
BANHO”
- Metodologia: 1º
Com uma boneca que possa ser lavada, junte os alunos ao redor de uma bacia e os
produtos utilizados no banho. 2º Dê banho na boneca com o auxilio dos
alunos, relembrando as partes do corpo conforme for lavando-as. Seque a boneca
e a vista com roupas apropriadas. 3º Converse com os alunos sobre os produtos
que você utilizou para dar banho na boneca. Peça a eles que nomeiem os
produtos. 4º
Explique sobre a importância do banho diário e de se secarem bem.
Retome as partes do corpo visto em atividades anteriores. 5º Destaque as figuras do
material de apoio da página 90 e explores as imagens conforme orientação do
livro.
- Objetivos:
Compreender a importância do banho; Participar de dramatização de cenas do
cotidiano; Tomar conhecimento de hábitos de higiene bem como sua importância.
- Local: Área
externa da sala de aula.
- Material/Recurso:
Boneca; bacia; água; produtos de higiene (sabonete, esponja de banho e toalha).
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade.
- Atividade: Para o Portfólio – TEMA: Páscoa
– Máscara de coelhinho.
- Metodologia: 1º Faça uma máscara para cada
criança seguindo o molde (anexo 1). 2º
Junte 3 dedinhos de uma criança e faça pegadinha em uma folha de papel creativo
colorido. Faça isso seguindo uma trilha.
- Objetivos: Explorar o imaginário da criança;
Conduzir os alunos a entender o verdadeiro significado da páscoa.
- Local: Sala de aula (máscara para levar pra
casa).
- Material/Recurso: E.V.A. branco; Cola branca;
Elástico “lastek” e Cola colorida nas cores primárias.
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
·
Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min – Saída.
Quarta-feira 04/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza
e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Matemática / Movimento.
- Atividade:
Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 18 “O QUE EU FAÇO
DURANTE O DIA”
- Metodologia: 1º
Seguindo as orientações do livro na página 18 separe figuras para os alunos
colarem no espaço reservado. 2º Monte um mural com as imagens restantes e
explore o conteúdo dessas imagens. 3º Converse sobre a rotina das crianças desde
o acordar até a hora de dormir, permita que eles falem sobre sua rotina.
- Objetivos:
Destacar atividades que possam ser realizadas durante o dia; Confeccionar mural
com imagens do cotidiano diário; Utilizar noções de grandezas e medidas não
convencionais.
- Local:
Sala de aula.
- Material/Recurso:
Imagens de atividades do cotidiano infantil e adulto realizados
durante o dia; cola branca; papel para mural.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo:
Continuação da atividade anterior.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ed. Física (profª Aline)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: A Lebre e a Tartaruga.
- Metodologia: 1º Leia a história do livro “A Lebre
e a Tartaruga”, enfatizando as características da lebre. 2º permita que as crianças
manuseiem o livro para que possam visualizar suas imagens.
- Objetivos: Conhecer as características físicas
do coelho para realizarmos uma atividade posterior.
- Local: Biblioteca.
- Material/Recurso: Livro.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Quinta-feira 05/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Música
/ Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / matemática /
Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. DATAS
COMEMORATIVAS. Página 05 “PÁSCOA”
- Metodologia: A – 1º Antes de cantar a música,
ensine os gestos (olhos arregalados, pular, etc.) para as crianças. 2º
Cante a música do livro “Tela Aquarela Datas Comemorativas”, página 05, fazendo
gestos. 3º
Explore a música oralmente: Como é o coelhinho, o que ele come, que movimentos
ele faz, o que significa manhoso, e continue fazendo observações na letra da
música.
- Metodologia: B – 1º Seguindo as orientações do
livro “Tela Aquarela”, disponibilize os materiais que os alunos irão colar no
coelhinho, sendo um material por vez. 2º Explique que o coelhinho é um símbolo da
páscoa. 3º
Oriente o alunos a colar algodão no rosto e orelhas, lã nos bigodes, uma
bolinha de papel crepom vermelho no nariz, botões nos olhos e para os dentes um
pedaço de papel branco. 4º Também explore as texturas dos materiais:
macio e áspero.
- Objetivos: Desenvolver a linguagem oral; Identificar
um dos símbolos da páscoa; Reconhecer as cores primárias; Explorar os órgãos
dos sentidos – tato.
- Local: Sala
de aula.
- Material/Recurso: Algodão; lã preta; papel
crepom vermelho; botões vermelhos; papel branco.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
do conteúdo acima.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como:
leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Sexta-feira 00/00/2012 FERIADO/RECESSO
RESUMO DA SEMANA
02 A 05 DE ABRIL
Iniciamos nossa semana com aulas de ballet, judô e
psicomotricidade.
Aprendemos muito sobre nossa
higiene, que o banho é muito importante, além de ser a uma delícia. Fizemos
brincadeiras e cantamos músicas sobre a páscoa. Confeccionamos uma máscara e
imaginado ser um coelhinho, carimbei com meus dedinhos pegadas iguais às dos
coelhinhos. Participamos de uma ação solidária ajudando a montar uma cesta de
páscoa para ser doada às crianças carentes
.... ainda estou elaborando.....
Feliz Páscoa e muita alegria nesse fim de semana...
Prof.ª Val
Nenhum comentário:
Postar um comentário