segunda-feira, 2 de abril de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 02/04/2012 A 05/04/2012

Obs.: Entrega das caixas de bombons trazidas pelos pais dos alunos do B II – B.

Segunda-feira 02/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Onde está o chocalho?
- Metodologia: 1º Acomode as crianças sentadas em círculo. Um dos alunos ficará no centro de olhos vendados, enquanto outro aluno ficará com o chocalho, tendo o cuidado de não fazer ruído para que o outro não perceba. Estando todos em seus lugares, dê um sinal para o início do jogo. O jogador que está com o chocalho deverá agitá-lo sem sair do lugar, enquanto o jogador que está no centro deverá se guiar pelo som do chocalho procurando descobri-lo. Faça um rodízio com as crianças até que todas tenham participado.
- Objetivos: Aprimorar a percepção auditiva; Trabalhar o senso de orientação; desenvolver a atenção.
- Local: Cancha azul.
- Material/Recurso: Uma latinha tampada com pedrinhas, o “chocalho”; uma venda ou lenço.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 03/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 16 “HORA DO BANHO”
- Metodologia: 1º Com uma boneca que possa ser lavada, junte os alunos ao redor de uma bacia e os produtos utilizados no banho. Dê banho na boneca com o auxilio dos alunos, relembrando as partes do corpo conforme for lavando-as. Seque a boneca e a vista com roupas apropriadas. Converse com os alunos sobre os produtos que você utilizou para dar banho na boneca. Peça a eles que nomeiem os produtos. Explique sobre a importância do banho diário e de se secarem bem. Retome as partes do corpo visto em atividades anteriores. Destaque as figuras do material de apoio da página 90 e explores as imagens conforme orientação do livro.
- Objetivos: Compreender a importância do banho; Participar de dramatização de cenas do cotidiano; Tomar conhecimento de hábitos de higiene bem como sua importância.
- Local: Área externa da sala de aula. 
- Material/Recurso: Boneca; bacia; água; produtos de higiene (sabonete, esponja de banho e toalha).
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade.
- Atividade: Para o Portfólio – TEMA: Páscoa – Máscara de coelhinho.
- Metodologia: 1º Faça uma máscara para cada criança seguindo o molde (anexo 1).  Junte 3 dedinhos de uma criança e faça pegadinha em uma folha de papel creativo colorido. Faça isso seguindo uma trilha.
- Objetivos: Explorar o imaginário da criança; Conduzir os alunos a entender o verdadeiro significado da páscoa.
- Local: Sala de aula (máscara para levar pra casa).
- Material/Recurso: E.V.A. branco; Cola branca; Elástico “lastek” e Cola colorida nas cores primárias.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 04/04/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Matemática / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 18 “O QUE EU FAÇO DURANTE O DIA”
- Metodologia: 1º Seguindo as orientações do livro na página 18 separe figuras para os alunos colarem no espaço reservado. Monte um mural com as imagens restantes e explore o conteúdo dessas imagens. Converse sobre a rotina das crianças desde o acordar até a hora de dormir, permita que eles falem sobre sua rotina.
- Objetivos: Destacar atividades que possam ser realizadas durante o dia; Confeccionar mural com imagens do cotidiano diário; Utilizar noções de grandezas e medidas não convencionais.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Imagens de atividades do cotidiano infantil e adulto realizados durante o dia; cola branca; papel para mural.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: A Lebre e a Tartaruga.
- Metodologia: 1º Leia a história do livro “A Lebre e a Tartaruga”, enfatizando as características da lebre. permita que as crianças manuseiem o livro para que possam visualizar suas imagens.  
- Objetivos: Conhecer as características físicas do coelho para realizarmos uma atividade posterior.
- Local: Biblioteca.
- Material/Recurso: Livro.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 05/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Música / Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / matemática / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. DATAS COMEMORATIVAS. Página 05 “PÁSCOA”
- Metodologia: A – 1º Antes de cantar a música, ensine os gestos (olhos arregalados, pular, etc.) para as crianças. Cante a música do livro “Tela Aquarela Datas Comemorativas”, página 05, fazendo gestos. Explore a música oralmente: Como é o coelhinho, o que ele come, que movimentos ele faz, o que significa manhoso, e continue fazendo observações na letra da música. 
- Metodologia: B – 1º Seguindo as orientações do livro “Tela Aquarela”, disponibilize os materiais que os alunos irão colar no coelhinho, sendo um material por vez. Explique que o coelhinho é um símbolo da páscoa. Oriente o alunos a colar algodão no rosto e orelhas, lã nos bigodes, uma bolinha de papel crepom vermelho no nariz, botões nos olhos e para os dentes um pedaço de papel branco. Também explore as texturas dos materiais: macio e áspero.
- Objetivos: Desenvolver a linguagem oral; Identificar um dos símbolos da páscoa; Reconhecer as cores primárias; Explorar os órgãos dos sentidos – tato.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Algodão; lã preta; papel crepom vermelho; botões vermelhos; papel branco.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo acima.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.


Sexta-feira 00/00/2012 FERIADO/RECESSO

RESUMO DA SEMANA

02 A 05 DE ABRIL

Iniciamos nossa semana com aulas de ballet, judô e psicomotricidade.
Aprendemos muito sobre nossa higiene, que o banho é muito importante, além de ser a uma delícia. Fizemos brincadeiras e cantamos músicas sobre a páscoa. Confeccionamos uma máscara e imaginado ser um coelhinho, carimbei com meus dedinhos pegadas iguais às dos coelhinhos. Participamos de uma ação solidária ajudando a montar uma cesta de páscoa para ser doada às crianças carentes     .... ainda estou elaborando.....
Feliz Páscoa e muita alegria nesse fim de semana...
Prof.ª Val 

Nenhum comentário:

Postar um comentário