segunda-feira, 26 de março de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 26/03/2012 A 30/03/2012

Obs.: Combinei com a Prof.ª do B II A  para realizarmos juntas, na sexta-feira, uma atividade de psicomotricidade.


Segunda-feira 26/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: De quadrado em quadrado. GOOOL!
- Metodologia: 1º Desenhe na quadra um quadrado para cada criança. Distribua bolas entre os alunos. Posicione cada aluno em um quadrado com suas respectivas bolas em mãos. Diga às crianças que ao seu sinal elas deverão sair do quadrado que estão e partirem até o gol, soltarem as bolas e voltarem para um dos quadrados (não necessariamente aquele que já estava). Combine uma palavra como Gol. Chame uma criança de cada vez, pelo seu nome, para que ela recolha uma bola e retorne ao seu quadrado. Faça isso com todas as crianças até que todas tenham participado. Retome a atividade desde o início, mas sem que as crianças sejam obrigadas a realiza-las.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora ampla, a agilidade e a percepção de espaço; Estimular a capacidade de movimentação em espaços limitados e a percepção direção a ser percorrida; Proporcionar a atividade em grupo visando à integração e ao respeito aos limites de cada aluno.
- Local: Cancha do parque infantil.  
- Material/Recurso: Giz; bola.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 27/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras livres e músicas.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Matemática.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 15 “O LUGAR CERTO”
- Metodologia: A - 1º Acomode os alunos em forma de círculo no chão. Com as garrafas em mãos pergunte aos alunos de que cor elas são. Coloque uma garrafa em cada mesa e peça que os alunos encontrem objetos/brinquedos nas respectivas cores. Eles deverão colocar o objeto encontrado na mesa que corresponda à cor indicada pela garrafa. Indique um objeto e peça que os alunos falem a cor do objeto que você indicar.
- Metodologia: B - 1º Com os alunos acomodados faça perguntas sobre suas preferências. Qual a cor preferida, que brinquedo que eles mais gostam; e em casa, o que gostam de fazer, do que gostam de brincar, em que lugar eles mais gostam de ficar; em que lugar da casa elas passam mais tempo e os que frequentam poucas vezes. Com o livro “Tela Aquarela” em mãos, pergunte o que se pode fazer em cada uma das peças e que cores aparecem em cada uma delas. Disponibilize pincéis e tinta guache azul e amarela, explique o que os alunos devem fazer na atividade e auxilie-os a executá-la. Siga as orientações da página 15 do livro do aluno. 
- Objetivos: Explorar ambientes familiares; Identificar dia e noite; Conhecer as cores primárias.
- Local: Sala de Aula.   
- Material/Recurso: Planta baixa utilizada na tarefa anterior; Garrafa pet contendo água e tinta nas cores: amarela, vermelho e azul; Objetos/brinquedos nas cores primárias; Tinta guache amarelo e azul; pincel.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 28/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Matemática / Movimento / Artes.
- Com esta atividade daremos início à escovação de dentes dos pequenos.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 17 “PARA FICAR BEM LIMPINHO”
- Metodologia: A – 1º Com figuras da Turma da Mônica, especialmente o cascão, faça fantoches utilizando palitos de sorvete. Distribua entre os alunos. Pergunte qual dos personagens não tomam banho. O que eles acham disso se está correto não tomar banho, enfatizando que para termos uma boa saúde precisamos ter bons hábitos de higiene. Mostre um vídeo ou conte às crianças uma história envolvendo o personagem Cascão. Então os estimule a dramatizarem suas próprias histórias utilizando os fantoches.
- Metodologia: B – 1º Monte com as crianças um mural com as embalagens de creme dental e sabonete, trazidos por eles. Fale sobre as diferenças e semelhanças de cor, forma e tamanho. Com o livro aberto na página 17 siga as orientações do que se pede no exercício, comentando que os hábitos de higiene também são realizados diariamente dentro da escola.
- Objetivos: Retomar a importância da higiene corporal; Dramatizar utilizando fantoches; Classificar objetos por cor, tamanho e forma; Lápis.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Palitos de sorvete; figuras de personagens da “Turma da Mônica”; Cartolina; Embalagens de creme dental e sabonete; escova de dente e creme dental.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: Escolhendo meus próprios livros.  
- Metodologia: 1º Permitir que as crianças escolham e sugiram os livros que querem ver e ouvir suas histórias.
- Objetivos: Estimular o hábito da leitura; dramatizar histórias focando o imaginário da criança.
- Local: Biblioteca infantil.
- Material/Recurso: livros
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 29/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras livres e música.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: - Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Matemática / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 19 “MANHÃ, TARDE OU NOITE”
- Metodologia: 1º Seguindo as orientações do livro na página 18 separe figuras para os alunos colarem no espaço reservado. Monte um mural com as imagens restantes e explore o conteúdo dessas imagens. Converse sobre a rotina das crianças desde o acordar até a hora de dormir, permita que eles falem sobre sua rotina.
- Objetivos: Destacar atividades que possam ser realizadas durante o dia; Confeccionar mural com imagens do cotidiano diário; Utilizar noções de grandezas e medidas não convencionais.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Imagens de atividades do cotidiano infantil e adulto realizados durante o dia; cola branca; papel para mural.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.
  
Sexta-feira 30/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Na Teia da Aranha
- Metodologia: 1º Passe e transpasse um fio de lã por toda a grade do solário (utilize as duas grades paralelas fixas na parede), faça isso de maneira que fique um emaranhado de lã, deverá ser de forma com que as crianças possam passar por esse emaranhado. Prenda estrelinhas ao final do circuito. Ao som da musica da “Dona Aranha”, oriente as crianças para que elas passem uma a uma pelo emaranhado de fios e que tragam consigo uma estrelinha. Anote o nome das crianças em suas estrelinhas. Com fita dupla face cole na camiseta (no peito) de cada aluno uma estrelinha.   
- Objetivos: Trabalhar a percepção, a orientação espacial e temporal, a lateralidade e, consequentemente, o esquema corporal. Participar de jogos sem que haja competição (ganhador X perdedor).
- Local: Solaria da sala da turma do B II A.
- Material/Recurso: Fio de lã; papel Creativo amarelo.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

SINTESE DA SEMANA

Nossa semana começou com atividades ao ar livre, desenhamos os cômodos de duas casas no chão da cancha e circulamos por entre elas. Num faz de conta pulamos na cama da mamãe, almoçamos em pratos desenhados sobre uma mesa imaginária, tinha até banheiro. Muiiito legal!
Aprendemos um pouco sobre as cores primárias, confeccionamos cartazes com as embalagens de creme dental e sabonete, realizamos atividades do Livro “Tela Aquarela”. Aprendemos muito sobre hábitos de higiene e o jeito certinho de escovar os dentes. Descobrimos que na Turma da Mônica, o Cascão não gosta de banho. Brincamos com fantoches.
Também nos reunimos com a turma do B II A  e fizemos uma teia de aranha no solário deles, foi muito divertido!
Um bom fim de semana...
Prof.ª Val 



Nenhum comentário:

Postar um comentário