PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B –
DE 26/03/2012 A 30/03/2012
Obs.: Combinei com a Prof.ª do B II A para realizarmos juntas, na sexta-feira, uma
atividade de psicomotricidade.
Segunda-feira 26/03/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: De quadrado em quadrado. GOOOL!
- Metodologia: 1º Desenhe na quadra um quadrado
para cada criança. Distribua bolas entre os alunos. 2º Posicione cada aluno em um
quadrado com suas respectivas bolas em mãos. 3º Diga às crianças que ao seu
sinal elas deverão sair do quadrado que estão e partirem até o gol, soltarem as
bolas e voltarem para um dos quadrados (não necessariamente aquele que já
estava). Combine uma palavra como Gol. 4º Chame uma criança de cada vez, pelo seu
nome, para que ela recolha uma bola e retorne ao seu quadrado. Faça isso com
todas as crianças até que todas tenham participado. 5º Retome a atividade desde o
início, mas sem que as crianças sejam obrigadas a realiza-las.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora
ampla, a agilidade e a percepção de espaço; Estimular a capacidade de
movimentação em espaços limitados e a percepção direção a ser percorrida; Proporcionar
a atividade em grupo visando à integração e ao respeito aos limites de cada
aluno.
- Local: Cancha do parque infantil.
- Material/Recurso: Giz; bola.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e
brinquedos.
·
Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Terça-feira 27/03/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha,
brincadeiras cantadas.
Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras livres e músicas.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Matemática.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O
MUNDO AO MEU REDOR. Página 15 “O LUGAR CERTO”
- Metodologia: A - 1º Acomode os alunos em forma
de círculo no chão. 2º Com as garrafas em mãos pergunte aos alunos
de que cor elas são. 3º Coloque uma garrafa em cada mesa e peça que
os alunos encontrem objetos/brinquedos nas respectivas cores. Eles deverão
colocar o objeto encontrado na mesa que corresponda à cor indicada pela
garrafa. 4º
Indique um objeto e peça que os alunos falem a cor do objeto que você indicar.
- Metodologia: B - 1º Com os alunos acomodados
faça perguntas sobre suas preferências. Qual a cor preferida, que brinquedo que
eles mais gostam; e em casa, o que gostam de fazer, do que gostam de brincar,
em que lugar eles mais gostam de ficar; em que lugar da casa elas passam mais
tempo e os que frequentam poucas vezes. 2º Com o livro “Tela Aquarela” em mãos,
pergunte o que se pode fazer em cada uma das peças e que cores aparecem em cada
uma delas. 3º
Disponibilize pincéis e tinta guache azul e amarela, explique o que
os alunos devem fazer na atividade e auxilie-os a executá-la. Siga as
orientações da página 15 do livro do aluno.
- Objetivos: Explorar ambientes familiares;
Identificar dia e noite; Conhecer as cores primárias.
- Local: Sala de Aula.
- Material/Recurso: Planta baixa utilizada na
tarefa anterior; Garrafa pet contendo água e tinta nas cores: amarela, vermelho
e azul; Objetos/brinquedos nas cores primárias; Tinta guache amarelo e azul;
pincel.
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
·
Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min – Saída.
Quarta-feira 28/03/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza
e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Matemática / Movimento / Artes.
- Com esta atividade daremos início à
escovação de dentes dos pequenos.
- Atividade:
Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 17 “PARA FICAR
BEM LIMPINHO”
- Metodologia: A
– 1º Com figuras da Turma da Mônica, especialmente o cascão, faça
fantoches utilizando palitos de sorvete. Distribua entre os alunos. 2º
Pergunte qual dos personagens não tomam banho. O que eles acham disso se está
correto não tomar banho, enfatizando que para termos uma boa saúde precisamos
ter bons hábitos de higiene. 3º Mostre um vídeo ou conte às crianças uma
história envolvendo o personagem Cascão. Então os estimule a dramatizarem suas
próprias histórias utilizando os fantoches.
- Metodologia: B
– 1º Monte com as crianças um mural com as embalagens de creme
dental e sabonete, trazidos por eles. 2º Fale sobre as diferenças e semelhanças de
cor, forma e tamanho. 3º Com o livro aberto na página 17 siga as
orientações do que se pede no exercício, comentando que os hábitos de higiene
também são realizados diariamente dentro da escola.
- Objetivos:
Retomar a importância da higiene corporal; Dramatizar utilizando fantoches;
Classificar objetos por cor, tamanho e forma; Lápis.
- Local: Sala
de aula.
- Material/Recurso:
Palitos de sorvete; figuras de personagens da “Turma da Mônica”; Cartolina;
Embalagens de creme dental e sabonete; escova de dente e creme dental.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo:
Continuação da atividade anterior.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ed. Física (profª Aline)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: Escolhendo meus próprios
livros.
- Metodologia: 1º Permitir que as crianças
escolham e sugiram os livros que querem ver e ouvir suas histórias.
- Objetivos: Estimular o hábito da leitura; dramatizar
histórias focando o imaginário da criança.
- Local: Biblioteca infantil.
- Material/Recurso: livros
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Quinta-feira 29/03/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras
livres e música.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
- Natureza e Sociedade / Linguagem
oral e escrita / Matemática / Movimento.
- Atividade:
Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 19 “MANHÃ, TARDE
OU NOITE”
- Metodologia: 1º
Seguindo as orientações do livro na página 18 separe figuras para os alunos
colarem no espaço reservado. 2º Monte um mural com as imagens restantes e
explore o conteúdo dessas imagens. 3º Converse sobre a rotina das crianças desde
o acordar até a hora de dormir, permita que eles falem sobre sua rotina.
- Objetivos:
Destacar atividades que possam ser realizadas durante o dia; Confeccionar mural
com imagens do cotidiano diário; Utilizar noções de grandezas e medidas não
convencionais.
- Local:
Sala de aula.
- Material/Recurso:
Imagens de atividades do cotidiano infantil e adulto realizados
durante o dia; cola branca; papel para mural.
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como:
leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Sexta-feira 30/03/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Na Teia da Aranha
- Metodologia: 1º Passe e transpasse um fio de
lã por toda a grade do solário (utilize as duas grades paralelas fixas na
parede), faça isso de maneira que fique um emaranhado de lã, deverá ser de
forma com que as crianças possam passar por esse emaranhado. 2º
Prenda estrelinhas ao final do circuito. 3º Ao som da musica da “Dona Aranha”, oriente
as crianças para que elas passem uma a uma pelo emaranhado de fios e que tragam
consigo uma estrelinha. 4º Anote o nome das crianças em suas
estrelinhas. 5º
Com fita dupla face cole na camiseta (no peito) de cada aluno uma
estrelinha.
- Objetivos: Trabalhar a
percepção, a orientação espacial e temporal, a lateralidade e,
consequentemente, o esquema corporal. Participar de jogos sem que haja
competição (ganhador X perdedor).
- Local: Solaria da sala da turma do B II A.
- Material/Recurso: Fio de lã; papel Creativo
amarelo.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como:
leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
SINTESE DA SEMANA
Nossa semana começou com atividades ao ar livre,
desenhamos os cômodos de duas casas no chão da cancha e circulamos por entre
elas. Num faz de conta pulamos na cama da mamãe, almoçamos em pratos desenhados
sobre uma mesa imaginária, tinha até banheiro. Muiiito legal!
Aprendemos um pouco sobre as cores primárias,
confeccionamos cartazes com as embalagens de creme dental e sabonete, realizamos
atividades do Livro “Tela Aquarela”. Aprendemos muito sobre hábitos de higiene
e o jeito certinho de escovar os dentes. Descobrimos que na Turma da Mônica, o
Cascão não gosta de banho. Brincamos com fantoches.
Também nos reunimos com a turma do B II A e fizemos uma teia de aranha no solário deles, foi muito
divertido!
Um bom fim de semana...
Prof.ª Val
Nenhum comentário:
Postar um comentário