PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B –
DE 05/03/2012 A 09/03/2012
Obs.: 1ºs CONQUISTAS – As crianças já formam filas
sem resistências. Elas tomam água quando querem e guardam os copos no lugar
reservado para eles.
Solicitaremos fotos para realizar as atividades do
livro Tela Aquarela: 1 Foto recente, 1 Foto da família.
Segunda-feira 05/03/2012
Segunda-feira 05/03/2012
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Iniciaremos está atividade dividindo as
crianças em dois grupos, metade para cada professor.
- Atividade: Cabo de guerra.
- Metodologia: 1º Amarre um lenço no meio da
corda e coloque um colchonete que será o “poço de lama” onde perderá quem nele
cair. 2º Com a corda estirada no chão disponha as crianças em duas filas
contrarias, uma de frente a outra. 3º Faça com que cada criança segure a corda
mantendo as duas filas. 4º Com a corda já em punho e um professor segurando em
cada ponta, peça às crianças que puxem com muita força. 4º Quando a primeira
equipe cair oriente ao grupo vencedor que estenda a mão e ajude-os a se
levantarem. 5º Finalize a atividade permitindo que as crianças brinquem com as
cordas da forma que quiserem.
- Objetivo: Controlar a força muscular; Ampliar
a coordenação motora ampla e o equilíbrio e promover a integração do grupo e
cooperativismo.
- Local: Gramado da Biblioteca Infantil.
- Material: Corda, lenço e colchonete.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita (Atv. de
17/02)
- Mural. Para esta atividade iremos dar
continuidade à confecção do quadro “chamadinha” com os nomes das crianças.
- Atividade: Meu nome e sua função social.
- Execução: Com as crianças sentadas no chão
e em formação de círculo. 1º Distribua entre eles as fichas com os nomes deles,
converse sobre as letras iniciais de seus nomes, pergunte se há nomes que
comecem com a mesma letra e se eles sabem qual é nome das letras. 2º Com o
quadro já fixado na parede, chame uma criança por vez para colocar sua ficha na
lista de chamada dos alunos, explicando que cada um tem um nome que ele serve
para nos diferenciar uns dos outros.
- Local: Sala de aula.
- Objetivo: Reconhecer o próprio nome dentro
de um conjunto de nomes e sua função social.
- Material – Fichas com o nome de cada aluno
e fita adesiva.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e
brinquedos.
·
Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Terça-feira 06/03/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha,
brincadeiras cantadas.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza
e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Música / Artes / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1
- O MUNDO AO MEU REDOR. Páginas 05 “EU
SOU ASSIM” (foto) e 06 “O QUE ESTÁ FALTANDO” (colagem).
- Metodologia: Para a pg 05 use uma foto
seguindo as instruções da Página que antecede a atividade. Na página 06 o espelho usado será um espelho
de mão, pois o mesmo ainda está por ser instalado na sala.
- Material/Recursos: (ESPELHO GRANDE);
Figura de brinquedos; foto; crachá e tinta guache.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Matemática / movimento / Artes
Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 -
O MUNDO AO MEU REDOR. Página 07 “MINHA IDADE” (palito de sorvete). Iniciaremos
a atividade falando sobre aniversários, bolos e idade conforme o encaminhamento
do livro.
- Metodologia: 1º entregue o livro às crianças
e giz pastel para que elas pintem o bolo. 2º Pergunte a idade de cada criança,
auxilie aquelas que não souber responder. 3º Passe cola em palitos de sorvete
colorido e entregue para que a criança cole em cima do bolo representando com a
quantidade de palitos a idade dela.
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza
e Sociedade / Matemática / Artes
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO
MEU REDOR. Página 08 “COM QUEM EU VIVO”
(foto). Obs. Na ausência de rolha usaremos os dedos para representar a
quantidade de pessoas na foto.
- Metodologia: 1º Monte com as crianças um
mural com as fotos da família. 2º Peça que elas identifiquem a sua família e
fotografe esse momento. 2º Auxilie cada criança a colar sua foto no livro. 3º
Estenda a mão da criança e passe tinta guache apenas nos dedos que
representarem a quantidade de integrantes da família. 4º Com a tinha já seca,
sobreponha a mão da criança e desenha os dedos faltantes. 5º Como a atividade
foi modificada em seu final, especifique no livro essa alteração.
- Local: Sala de aula
- Objetivo: Conhecer os diferentes grupos
familiares; registrar quantidade e socialização do grupo.
- Material: Livro “Tela Aquarela”; foto da
família e tinta guache.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
Quarta-feira 07/03/2012
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza
e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Música / Movimento.
·
- Atividade: Livro
Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 09 “MENINOS E MENINAS” (LIGAR). Para
esta atividade usaremos as peças de roupas que estão na bolsa dos alunos.
- Metodologia: Seguiremos todo o
encaminhamento do livro.
- Local: Sala de aula
·
-
Objetivo: Identificar as diferenças físicas entre gêneros e reconhecer as
diferenças singulares de cada um.
·
-
Material: Livro “Tela Aquarela” e giz de cera.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo acima.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ed. Física (profª Aline)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: Enfatizaremos a necessidade,
como e porque cuidar dos livros.
- Metodologia: 1º Organize uma fila com as
crianças e siga para a Biblioteca Infantil. 2º Com as Crianças acomodadas no
chão continue a trabalhar a forma de sentar (perninhas de índio). 3º Com os
livros previamente escolhidos espalhe-os e permita que as crianças os
visualize. Chame um de cada vez para escolher o livro que gostaria de ler/ver
(leve os mesmos para a sala de aula). 4º Leia uma história escolhida por eles.
- Objetivo: Incentivar o gosto pela leitura
e reforçar os bons hábitos
- Local: Biblioteca Infantil
- Material: Livros
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
Quinta-feira 08/03/2012
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza
e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Música / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 10 “NOSSO COPRPO” (música).
- Metodologia: Desenvolva esta atividade
seguindo as orientações do livro.
-Local: Sala de aula
- Material/Recursos: Música – “Cabeça,
ombro, joelho e pé”.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza
e Sociedade / Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Identidade e Autonomia /
Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 11 “NOSSO COPRPO tem...” (colagem).
- Metodologia: Desenvolva esta atividade
seguindo as orientações do livro.
-Local: Sala de aula
- Material/Recursos: Palitos de fósforo.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como:
leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Arremesso
- Metodologia: 1º Faça uma linha no chão com
giz ou fita crepe e acomode todos os alunos de forma que possam ver o que o
colega esteja fazendo durante a atividade. 2º Uma criança por vez deverá
arremessar uma garrafa pet contendo areia, para isso posicione-a atrás da linha
e a oriente a arremessar a garrafa para frete. 3º Meça com passos a distância
alcançada por cada uma. Anote e reserve essa informação. 3º Em sala, faça um
gráfico para mostrar quem conseguiu arremessar mais longe. Para isso use
pegadas feitas com E.V.A.
- Objetivo: Promover uma melhor coordenação
motora ampla e o equilíbrio; compartilhar objetos com os amigos e comparar seu
desempenho com o outro.
- Local: Pátio azul ou cancha infantil.
- Material: Garrafa pet, areia e E.V.A.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como:
leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
Atividades que ainda estão em andamento (conforme
disponibilidade de “tempo” e das crianças)
·
Linguagem Oral e Escrita / Natureza e Sociedade.
- Mural. Para esta atividade iremos
confeccionar o “cantinho da leitura” com a ajuda das crianças.
- Atividade: Pinel do cantinho da leitura.
- Metodologia: Convide as crianças a lhe
entregar as letras. 1º Distribua entre elas as letras que compõe o título do
cantinho, dizendo o nome de cada letra. 2º Chame a criança que estiver com a
letra na ordem da escrita, assim fica mais fácil compor o letreiro. 3º Após ter
colado todas as letras diga-lhes qual o propósito daquele cantinho e após o
lanche aproveite para inaugurá-lo.
- Objetivo: Incentivar o trabalho em grupo e
tomar conhecimento do nome das letras.
- Material – Letras em E.V.A e fita adesiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário