segunda-feira, 19 de março de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 19/03/2012 A 23/03/2012

Obs.: Enviaremos a primeira tarefa de casa aos pais. Anexo 1

Segunda-feira 19/03/2012

·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
“Devido ao barulho das latas poderemos realizar esta atividade na cancha do parque”.
- Atividade: Boliche com os pés
- Metodologia: 1º Faça um aquecimento com a turma, correndo entre os extremos da cancha. 2º Com as latas empilhadas delimite uma distância para que a bola seja chutada. Faça isso a partir de experiências com as crianças para medir a distância que mais se adapta aos pequenos. 3º Chame um a um para que chutem a bola uma vez, repetido a fila para que eles possam se espelhar no desempenho do colega. 4º Se julgar conveniente faça um gráfico de desempenho utilizando o já realizado em sala, desta vez utilize bolas coloridas e proceda da mesma forma que foi feito com as pegadas.
- Objetivo: Participar de atividades práticas de exercícios corporais; Valorizar o jogo como um momento de participação e não de rivalidade entre os colegas; Executar os fundamentos do chute sem vincular a um esporte tradicional; Executar exercícios físicos que desenvolvam a resistência e o tônus muscular desenvolvendo a motricidade global.
- Local: Cancha azul.
- Material: Bola e 6 latas de leite.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
Obs.: Continuaremos a atividade anterior.
- Justificativa: A ludicidade é algo que devemos explorar ao máximo e os pequenos adoram esse momento de integração.
Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 20/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Artes / Matemática.
- Antecedendo está atividade foi enviado aos pais um bilhete – Tarefa para casa. (anexo 1)
- Atividade: Livro Tela Aquarela. DATAS COMEMORATIVAS. Página 04 “20 DE MARÇO – INÍCIO DO OUTONO”
- Metodologia: 1º Com as crianças sentadas em roda, converse com elas sobre sua experiência com seus pais, (bilhete do dia 19.03), relembre as perguntas do bilhete, o que elas acharam da experiência. Obs. Para as que não realizarão a tarefa de casa, proceda da seguinte forma: De um passeio pela escola com todo o grupo fazendo as mesmas observações e recolhendo folhas. 2º Já em sala. Distribua as folhas em papel A4, peça às crianças que separem as folhas maiores das menores e de cores diferentes. 3º Após a separação compares as diferenças entre elas perguntando aos alunos quais são mais verdes, amarelas ou outros tons que possuam. 4º Passe cola nos galhos da árvore que está no livro e peça que cada criança cole as folhas mais verdes ali. 5º Passe cola no chão onde está a árvore e distribuas as folhas de cores amarelas ou outra cor com menos vida. 5º Continue explicando que no outono as plantas descansam e que por isso as folhas caem antecedendo os dias mais frios que será a próxima estação. 
 - Objetivo: Relatar experiências vividas fora do ambiente escolar; Conhecer uma das estações do ano; classificar objetos a partir da observação de suas semelhanças e diferenças (forma, cor e tamanho).
- Local: Sala de aula/e ou ambiente externo.
- Material/Recurso: Folhas de árvores; cola bastão; papel A4.
Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Artes / Movimento.
- Atividade: Para portfólio – TEMA: AS FOLHAS DE OUTONO.
- Metodologia: 1º Converse com os alunos sobre a representatividade desta folha, que elas caem no Outono e que quando elas caem perdem sua tonalidade de verde. 2º Uma a uma, passe tinta amarela e marrom na mão da criança e carimbe dentro da folha desenhada no papel A4. 3º Após secar distribua quadradinhos de papel nos tons vermelho, amarelo e marrom, para que as crianças colem na parte externa do desenho, delimite esse espaço passando cola bastão.
- Objetivo: Conhecer uma das folhas que é símbolo da estação do outono; Manusear tintas; trabalhar a coordenação motora fina.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Cópia anexo 3; tinta amarela e marrom; papel vermelho, amarelo e marrom.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 21/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Identidade e Autonomia / Movimento.
- Obs.: Destacar as figuras que estão no material de apoio na página 89.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 13 “ENFEITANDO AS CASAS”
- Metodologia: Distribua as peças que representam as formas geométricas e relembre com os alunos o nome de cada uma. Mostre no livro os desenhos das duas casas e pergunte se elas são do mesmo tamanho. Auxilie na resposta. Diga a eles que tentem montar as duas casinhas utilizando as peças que foram distribuídas, inicialmente permita que eles tentem sozinhos. Peça que separem o quadrado maior do menor, passe cola no local indicado para cada quadrado e auxilie-os a colar as peças. Repita o mesmo procedimento com as outras peças. Trabalhando os conceitos em cima, embaixo, dentro, fora entre e ao lado. Distribua as árvores e as flores. Oriente-os a colarem a flor entre duas casas e a árvore ao lado do desenho da casa grande.
- Objetivo: Exercitar a coordenação motora; promover a socialização; conhecer as diferentes formas geométricas; Trabalhar noções de posição espacial.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Cola branca; material de apoio na página 89 do Livro Tela Aquarela.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / matemática - Biblioteca.
- Utilizaremos livros que remetam os conceitos geométricos e de moradia em suas histórias.
- Atividade: Contação de histórias - Branca de neve e os sete anões.
- Metodologia: Com as crianças acomodadas inicie a história ressaltando o tamanho de tudo que se apresentar na história. Após terminar a história pergunte se a cama onde eles dormem é do mesmo tamanho que a dos seus pais, se os seus pais cabem em suas caminhas e se a cama de seus pais é alta para eles subirem, então como eles fazem para subir, etc..
- Objetivo: Trabalhar os conceitos grande, pequeno; alto baixo; Despertar o interesse por histórias.
- Local: Biblioteca Infantil
- Material/Recurso: Livro.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 22/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Artes.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 14 “AS PEÇAS DOS APARTAMENTOS E DAS CASAS”
- Metodologia: Desenhe em papel kraft uma planta baixa com quarto, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Organize as imagens de moradias e mobílias, trazidas pelos pais, de maneira que os alunos possam visualizá-las.  Determine com as crianças onde ficará cada peça da casa. Escreva no nome de cada dependência. Para cada dependência, oriente o aluno a colar a imagem correspondente a ela, organizando as imagens das peças de uma casa. Para cada imagem pergunte aos alunos que peça da casa é aquela. Agora é a vez da mobília. Cada mobília deverá ser colada na peça correspondente (sofá, cama, geladeira, fogão, mesa etc.). Fixe este painel em um mural. Converse, então, com os alunos, sobre as diferentes dependências de suas casas e suas respectivas utilidades. O que fazem em cada uma e que outros objetos existem na casa deles. Seguindo a orientação do livro, faça atividade da página 14.
- Objetivo: Reconhecer os cômodos de uma casa, Trabalhar em grupo; Organizar objetos em seus respectivos lugares.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Imagens de moradias e mobílias; cola bastão; papel kraft; fita adesiva;tinta guache.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Sexta-feira 23/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade do livro “PROJETOS ESCOLARES – Educação Infantil”. Pag. 194 a 195, Ed. Nova leitura.
- Antecedendo a atividade: 1º Tire cópias das ilustrações que se encontra no caderno de atividades, uma para cada criança. Recorte a figura do tênis, passe cola no verso e fixe-o na parte de trás do papel cartão. Recorte novamente. 2º Plastifique o desenho com fita adesiva. 3º Com a asteca, faça furos nos locais indicados (anexo 2).
- Atividade: Alinhavo de tênis.
- Metodologia: 1º Entregue um fio de lã a cada criança e uma figura. Explique que eles deverão passar o fio pelos furos até passar por todos os furos. Obs. Não insista que eles coloquem como se fosse um tênis, pois o objetivo é motricidade.
- Objetivos: Estimular a coordenação motora fina; trabalhar a atenção, a percepção visual e a concentração.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Papel cartão; papel creativo colorido; tesoura; asteca; fios de lã de 1,15m de comprimento; cola branca; perfurador; cola bastão; e giz de cera.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

Anexo 1
Srs. PAIS OU RESPONSÁVEIS

SEGUE NOSSA 1ª TAREFA DE CASA

- Com a sua ajuda, seu filho(a) deverá observar as árvores, calçadas e até mesmo os jardins, para que possa verificar como estão as árvores. Para auxiliá-lo faça as seguintes perguntas:
- O que está acontecendo com as folhas?
- Porque elas estão no chão?
- Porque as árvores estão com poucas folhas?
- Será que elas caem assim, o ano todo?
- Essas observações mais o conteúdo da aula referente ao tema o levará a compreender que isso não acontece o ano todo, mas no OUTONO. Também recolha com ele(a) pequenas folhas que estejam no chão e as tragam para a escola. Com elas realizaremos uma atividade.

Uma boa Semana!
Professora VAL


 ===================================================

Anexo 2


===================================================

Anexo 3



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário