segunda-feira, 12 de março de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 12/03/2012 A 16/03/2012

Obs.: Realizaremos hoje a atividade de psicomotricidade do dia 09 de março. Motivo: levei a Verônica ao médico.

Segunda-feira 12/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Arremesso.
- Metodologia: 1º Faça uma linha no chão com giz ou fita crepe e acomode todos os alunos de maneira que possam ver o que o colega esteja fazendo durante a atividade. 2º Uma criança por vez deverá arremessar uma garrafa pet contendo areia, para isso posicione-a atrás da linha e a oriente a arremessar a garrafa para frete. 3º Meça com passos a distância alcançada por cada uma. Anote e reserve essa informação. 3º Em sala, faça um gráfico para mostrar quem conseguiu arremessar mais longe. Para isso use pegadas feitas com E.V.A.
- Objetivos: Promover uma melhor coordenação motora ampla e o equilíbrio; compartilhar objetos com os amigos e comparar seu desempenho com o outro.
- Local: Pátio azul ou cancha infantil.
- Material: Garrafa pet, areia e E.V.A.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Natureza e Sociedade
- Atividade: Gráfico de desempenho.
- Metodologia: 1º Relembre com as crianças a marca que cada um atingiu na atividade anterior. 2º Entregue a cada uma o número de pegadas que equivalem aos passos contados pela professora. 3º Antecipadamente. Cole no mural o crachá de cada aluno, dando espaço para a confecção do gráfico. Também deixe colada fita adesiva na posição onde ficará cada pegada. 4º Chame cada criança pelo nome, mostre o seu crachá e diga quantos passos ela atingiu em seguida peça a ela que cole no local que você indicará as pegadas que estão com ela. 5º Sente as crianças na frente do gráfico e questione sobre os resultados. Quem atingiu mais pegadas, quem atingiu menos, foi difícil arremessar a garrafa, o que elas acharam do gráfico.
- Objetivos: Comparar medidas por meio de gráfico.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recursos: E.V.A.; crachá.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

 Terça-feira 13/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Artes / Música / Movimento
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 12 “ONDE EU MORO”. (tinta)
- Metodologia: 1º Com as crianças sentadas em roda, cante com elas a música “Fui morar numa casinha”. Cante algumas vezes. 2º Troque lagartixa por vaquinha, patinha ou galinha, imitando o som de cada animal. 3º Continue fazendo perguntas: Na casa de vocês tem galinha; vaquinha ou patinha, e janela; porta; escada; corredor, quantos quartos têm, tem jardim ou grama ou é com calçada. 4º Com os alunos sentados à mesa de atividades e com posse dos livros na página 12, pergunte se: A casa de vocês se parece com alguma destas? 5º Após a criança identificar a sua casa faça a impressão digital delas com tinta guache no espaço que corresponda à resposta.
- Objetivos: Conhecer alguns tipos de moradias; identificar sua moradia e praticar a oralidade a partir de questionário oral.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Revistas; jornais; encartes imobiliários e tinta guache.
Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / Matemática
- Atividade: Contação de histórias – Os Três Porquinhos.
- Metodologia: 1º Convide as crianças a se sentarem para ouvirem uma história. 2º Com o livro em mãos, conte a história mostrando a elas as imagens do livro, faça isso com grande entusiasmo, com o objetivo de prendê-las na história. 3º Enfatize os diferentes tipos de moradias dando destaque aos tipos de matérias utilizados pelos “porquinhos”.
- Objetivos: Reforçar que existem diferentes tipos de moradias; trabalhar a coordenação motora fina; explorar o imaginário da criança e contar histórias.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Livro; Papelão; cola branca e papel criativo verde, amarelo e azul.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação.
- Para a casa de tijolos preparamos com antecedência, retângulos feitos com papelão.
- Atividade: Construindo as casas dos três porquinhos. (CASA DE MADEIRA)
- Metodologia: 1º Construa com as crianças uma casa de cada vez, explicando de que material seria o utilizado para se construir cada casa. 2º Delimite na folha da criança o espaço onde será construída a casa de madeira, faça isso com a própria cola, mantendo um espaço superior para colar o telhado que será um triângulo. 4º Permita que a criança faça sozinha a colagem dos palitos, auxiliando-a a colar um palito próximo do outra, mas sem muita interferência para que seja uma produção dela. 5º Deixe secar para colar o telhado outra hora ou no dia seguinte.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina; Conhecer materiais utilizados na construção de moradias; relembrar elementos de um conto e reproduzir senário de uma história.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Palito de sorvete amarelo ou palha; cola branca e papel criativo azul e amarelo.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.


Quarta-feira 14/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Identidade e Autonomia / Movimento
- Iniciaremos está atividade explorando blocos lógicos.  
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 13 “ENFEITANDO AS CASAS” (exercício de fixação)
- Metodologia: 1º Distribua peças de blocos lógicos para as crianças explorarem. 2º Comece fazendo uma brincadeira, pergunte quem sabe que peça é essa (quadrado, triângulo ou retângulo), entregue uma peça à criança que disser ou tentar pronunciar a palavra que corresponda ao nome, comemore. Continue até que acabem todos os blocos. 3º Pergunte a elas o que podemos construir com aqueles blocos. – Casa, trem, carro, castelo, etc. a essa altura as próprias crianças já devem ter começado a explorar essas possibilidades. 4º permita que elas brinquem à vontade.
- Objetivos: Exercitar a coordenação motora e o raciocínio lógico; promover a socialização; conhecer as diferentes formas geométricas; Explorar o imaginário com brincadeiras.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Blocos lógicos.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
- Para a casa de tijolos preparamos com antecedência, retângulos feitos com papelão.
- Atividade: Construindo as casas dos três porquinhos. (CASA DE TIJOLOS)
- Metodologia: 1º Para a casa de tijolos utilize pequenos retângulos de papelão, pergunte às crianças que forma geométrica seria aquela. 3º Delimite na folha da criança o espaço onde será construída a casa de tijolos, faça isso com a própria cola, mantendo um espaço superior para colar o telhado que será um triângulo. 4º Permita que a criança faça sozinha a colagem dos tijolos, auxiliando-a a colá-lo próximo um do outra, mas sem muita interferência para que seja uma produção dela. 5º Deixe secar para colar o telhado outra hora ou no dia seguinte.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina; Conhecer materiais utilizados na construção de moradias; relembrar elementos de um conto e reproduzir senário de uma história.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Papelão; cola branca e papel criativo marrom e azul.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Realizaremos está atividade no gramado da biblioteca.
- Atividade: Lendo contos de fadas.
- Metodologia: 1º Separe com antecedência livros sobre contos de fadas. 2º Distribua os livros entre as crianças e escolha um para você. 3º Acomode os alunos sentados na grama e bem à vontade. 4º Conte a história escolhida por você ou outra que as crianças peçam. 4º Reforce com elas as atitudes que alguns personagens tomaram e que não deveriam ter tomado.
- Objetivos: Explorar o imaginário; levá-las a refletir a respeito de atitudes inadequadas; incentivar a oralidade.
- Local: Gramado da Biblioteca Infantil.
- Material/Recurso: Livros.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 15/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral/ Movimento
- Hoje é comemorado o dia do circo e dos animais. Faremos brincadeiras envolvendo o tema.
- Atividade: Imitando os bichos.
- Metodologia: 1º Com as crianças sentadas em círculo, converse com elas sobre os animais e seus sons, cantando musicas que envolvam animais. 2º Mostre figuras de animais perguntando o nome e o som dos mesmos. Dê exemplos. 3º Incentive-as a fazer movimentos imitando um determinado animal. Aproveite o momento para que as crianças brinquem e conheçam os animais e suas características.
- Objetivos: Conhecer alguns animais; imitar sons; exercitar o corpo por meio de movimentos feitos por animais.
- Local: Sala de aula ou como alternativa o gramado da Biblioteca infantil.
- Material/Recurso: Imagem de animais; música “A DANÇA DOS BICHOS”
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Artes / Movimento / Natureza e Soiciedade
- Iniciaremos está atividade falando sobre o palhaço e sua função no circo.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. DATAS COMEMORATIVAS – “15 DE MARÇO DIA DO CIRCO”
- Metodologia: Siga as orientações do livro fazendo as seguintes alterações: 1º Faça riscos com a cola. 2º distribua gliter colorido para que os alunos polvilhem sobre a cola.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina; Conhecer uma das profissões circenses
- Local: Sala de aula.
- Material/Recursos: Cola branca e gliter colorido.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Sexta-feira 16/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Para está atividade confeccionei um arco de fogo utilizando EVA e bambolê, parece-se com um sol.
- Atividade: O circo apresente! O leão e o arco de fogo.
- Metodologia: 1º Faça um círculo com as crianças e conversem sobre as atrações do circo, dando ênfase para o leão. 2º Mostre o arco feito com EVA colado num bambolê representando o arco de fogo. 3º Diga que houve um tempo em que o circo apresentava leões pulando por dentro de um arco de fogo. 4º Pergunte a elas como o leão ruge, como ele anda e como ele pula, faça com que todos imitem um leão. 5º Com o arco de fogo em punho, posicione-o de forma que os pequenos leõezinhos possam pular por dentro dele, uma criança por vez. 6º Afague suas cabeças como se fossem leõezinhos.
- Objetivos: Ampliar o equilíbrio; promover a socialização do grupo; desenvolver a coordenação motora ampla.
- Local: Quadra azul
- Material/Recurso: Bambolê já preparado para esta atividade.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

















RESUMO DA SEMANA

12 A 16 DE MARÇO




Um Feliz Final De Semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário