segunda-feira, 16 de abril de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 16/04/2012 A 20/04/2012

Segunda-feira 16/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Circuito
- Metodologia: 1º Traga os alunos após a montagem do circuito. Oriente-as a passar por baixo da cadeira, andar sobre a corda se equilibrando, pular as garrafas sem tocá-las, passar de um bambolê para o outro e terminar rolando no colchonete. Continue o circuito até que todos tenham feito um número de vezes. (Estipule 3 ou 4 vezes).
- Objetivos: Percorrer todo o trajeto passando por todos os obstáculos; Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio; Socializar o grupo.
- Local: Pátio azul.
- Material/Recurso: Cadeira; Corda; Garrafas com água; Bambolês; Colchonetes.
  • Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo a cima.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 17/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Identidade e Autonomia / Artes.
- Atividade: Livro Tela Aquarela – DATAS COMEMORATIVAS. Página 20 “DIA 15 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO”
- Metodologia: 1º Peça antecipadamente aos alunos que tragam de casa sementes de alface, cenoura, beterraba; grãos de feijão, arroz, e de frutas diversas, etc. Todas identificadas. Fale que as frutas e alguns legumes que consumimos possuem sementes. Então disponha essas sementes em um prato para que os alunos possam visualizá-las. Classifique as sementes: frutas, legumes, hortaliças e grãos. Mostre aos alunos ilustrações do desenvolvimento de uma planta a partir da semente. Aproveite o momento para os alunos manusearem a terra, apertando, esfregando as mãos e comente sobre as sensações que eles estejam sentindo. Plante as sementes com os alunos e discuta com eles sobre a importância do solo para o desenvolvimento das plantas e a necessidade de preservá-lo.  Fale com os alunos sobre os benefícios de incluir frutas e legumes na alimentação diária.          
- Objetivos: Explorar as partes da planta (semente); Manusear a terra usada para plantar; Conhecer a importância do solo na produção de alimentos (frutas, legumes e grãos) e a necessidade de preservá-lo; Estimular o consumo de frutas e legumes.
- Local: Sala de aula e horta
- Material/Recurso: Sementes de alface; mudas de cebolinha; sementes diversas e miúdas. 
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo a cima.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo a cima.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 18/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Artes / Movimento.
- Atividade: Para o Portfólio: DATAS COMEMORATIVAS. 15/04 – Dia Mundial da Conservação do Solo.
TEMA: Mãos que cuidam da terra.
- Metodologia: 1º Com a lama já preparada mergulhe a mão do aluno permitindo que ele sinta a textura e até amasse a lama entre os dedos. Retirando o excesso, depois a pressione na folha de papel branco retirando-a com cuidado para não borrar descaracterizando o formato da mão. Cole no mural para secar.
- Objetivo: Produzir trabalho artístico com lama.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Papel Branco; Lama feito com: terra, água e cola branca.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Artes / Movimento / Natureza e Sociedade.
Para o Portfólio: DATAS COMEMORATIVAS. 15/04 – Dia Mundial da Conservação do Solo.
TEMA: Minhas sementes.
- Metodologia: 1º Com a lama já preparada mergulhe o pincel e ajude o aluno a pintar o solo na parte inferior da folha (com três de dos de largura). Deixe secar. Distribua grãos de arroz para cada aluno. Passe cola com abundância e oriente o aluno a salpicar os grãos de arroz sobre a cola. Aproveite o momento para falar da importância de preservarmos o solo para a produção de alimentos. Que a água também depende desses cuidados.
- Objetivo: Produzir trabalho artístico com lama.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Papel azul; Lama feito com: terra, água e cola branca; Grãos de arroz.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO.
- Metodologia: 1º Conte a história “João e o Pé de Feijão”. Junte três feijões, um copo plástico identificado com o nome de cada aluno, algodão e um pouco de água. Auxilie os alunos a plantarem os feijões. Converse sobre o que podemos fazer com feijões, como: feijoada, feijão gordo e sobre outras variedades de feijões.
- Objetivos: Ouvir histórias; Reproduzir um momento específico da história; Observar o crescimento do feijão.
- Local: Área externa da Biblioteca Infantil.
- Material/Recurso: Feijões, Copo plástico, Algodão e Água.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.
  
Quinta-feira 19/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música / Linguagem oral e escrita / matemática / Natureza e Sociedade / Artes.
- Atividade: Livro Tela Aquarela – DATAS COMEMORATIVAS. Página 07 “DIA 19 DE ABRIL – DIA DO ÍNDIO”
- Metodologia: 1º Siga os passos do encaminhamento do Livro Tela Aquarela – DATAS COMEMORATIVAS, página 07.  Faça algumas alterações: use cola colorida e lantejoula para decorar o cocar.  Enquanto o trabalho seca, pinte o rosto dos alunos e depois coloque os cocares. Faça pipoca e distribua entre as crianças relembrando que a pipoca é um dos alimentos consumidos pelos índios e que além de alguns costumes nós herdamos alguns hábitos alimentares também.          
- Objetivos: Cantar música; Montar mural sobre os costumes e alimentos dos índios; Confeccionar um cocar; Trabalhar a coordenação motora fina; Apreciar um dos alimentos herdado dos índios (pipoca); envolver os alunos em atividades coletivas.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Música dos 10 Indiozinhos; Figuras que representam os índios e seus costumes, Cartolina branca; Giz de cera; Cola colorida; Lantejoula; Tesoura; Cola branca; Canjica e Pipoca.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo a cima.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Sexta-feira 20/04/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Iniciaremos está atividade
- Atividade: Basquete
- Metodologia: 1º Faça uma fila com os alunos e mostre como eles deverão realizar as atividades. O aluno deverá lançar a bola dentro da caixa que deverá ser colocada em diferentes alturas. Complete o ciclo de alunos e reinicie o jogo por mais três vezes por aluno.
- Objetivos: Acertar a bola dentro da caixa; Ampliar a coordenação motora global; Trabalhar a tonicidade dos membros superiores.
- Local: Pátio azul.
- Material/Recurso: Bola; Caixa de papelão.
Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
  
Resumos para o Portfólio

TEMA: MÃOS QUE CUIDAM DA TERRA. 18/04/2012

EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO MERGULHEI MINHA MÃO NA LAMA FEITA COMA TERRA DA HORTA E PRODDUZI ESTÁ OBRA DE ARTE. INCRÍVEL COMO PODEMOS FAZER ARTE ATÉ MESMO COMO LAMA.
ADOREI LAMBUZAR A MINHA MÃO, FOI MUITO DIFERENTE.

TEMA: MINHAS SEMENTES. 18/04/2012

COM UM SOLO BEM CUIDADO SEMPRE TEREMOS ALIMENTOS E ÁGUA.
VEJA A PANTAÇÃO DE ARROZ QUE EU FIZ COM A AJUDA DA RPOFESSORA.
AGORA QUE EU APRENDI A CUIDAR DO SOLO JÁ POSSO TER MINHA FAZENDA.



Um comentário: