PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B –
DE 16/04/2012 A 20/04/2012
Segunda-feira 16/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Circuito
- Metodologia: 1º Traga os alunos após a
montagem do circuito. 2º Oriente-as a passar por baixo da cadeira,
andar sobre a corda se equilibrando, pular as garrafas sem tocá-las, passar de
um bambolê para o outro e terminar rolando no colchonete. 3º Continue o circuito até que
todos tenham feito um número de vezes. (Estipule 3 ou 4 vezes).
- Objetivos: Percorrer todo o trajeto passando
por todos os obstáculos; Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio;
Socializar o grupo.
- Local: Pátio azul.
- Material/Recurso:
Cadeira; Corda; Garrafas com água; Bambolês; Colchonetes.
- Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
do conteúdo a cima.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e
brinquedos.
·
Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Terça-feira 17/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha,
brincadeiras cantadas.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza
e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Identidade e Autonomia / Artes.
- Atividade:
Livro Tela Aquarela – DATAS COMEMORATIVAS. Página 20 “DIA 15 DE ABRIL – DIA
MUNDIAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO”
- Metodologia: 1º
Peça antecipadamente aos alunos que tragam de casa sementes de alface, cenoura,
beterraba; grãos de feijão, arroz, e de frutas diversas, etc. Todas
identificadas. 2º
Fale que as frutas e alguns legumes que consumimos possuem sementes. Então
disponha essas sementes em um prato para que os alunos possam visualizá-las. 3º
Classifique as sementes: frutas, legumes, hortaliças e grãos. 4º
Mostre aos alunos ilustrações do desenvolvimento de uma planta a partir da
semente. 5º
Aproveite o momento para os alunos manusearem a terra, apertando, esfregando as
mãos e comente sobre as sensações que eles estejam sentindo. 6º
Plante as sementes com os alunos e discuta com eles sobre a importância do solo
para o desenvolvimento das plantas e a necessidade de preservá-lo. 7º Fale com os alunos sobre os benefícios de
incluir frutas e legumes na alimentação diária.
- Objetivos:
Explorar as partes da planta (semente); Manusear a terra usada para plantar;
Conhecer a importância do solo na produção de alimentos (frutas, legumes e
grãos) e a necessidade de preservá-lo; Estimular o consumo de frutas e legumes.
- Local: Sala
de aula e horta
- Material/Recurso: Sementes de alface; mudas de
cebolinha; sementes diversas e miúdas.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Continuação do conteúdo a cima.
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação
do conteúdo a cima.
·
Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min – Saída.
Quarta-feira 18/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Artes
/ Movimento.
-
Atividade: Para o
Portfólio: DATAS COMEMORATIVAS. 15/04 – Dia
Mundial da Conservação do Solo.
TEMA: Mãos que cuidam da terra.
-
Metodologia: 1º Com a lama
já preparada mergulhe a mão do aluno permitindo que ele sinta a textura e até
amasse a lama entre os dedos. 2º Retirando o excesso, depois a pressione na
folha de papel branco retirando-a com cuidado para não borrar descaracterizando
o formato da mão. 3º Cole no mural para secar.
- Objetivo: Produzir trabalho artístico com lama.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Papel Branco; Lama feito com: terra, água e cola branca.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Artes
/ Movimento / Natureza e Sociedade.
Para o Portfólio: DATAS
COMEMORATIVAS. 15/04 – Dia Mundial da
Conservação do Solo.
TEMA: Minhas sementes.
-
Metodologia: 1º Com a lama
já preparada mergulhe o pincel e ajude o aluno a pintar o solo na parte
inferior da folha (com três de dos de largura). 2º Deixe secar. 3º Distribua
grãos de arroz para cada aluno. 3º Passe cola com abundância e oriente o aluno
a salpicar os grãos de arroz sobre a cola. 4º Aproveite o momento para falar da
importância de preservarmos o solo para a produção de alimentos. Que a água
também depende desses cuidados.
- Objetivo: Produzir trabalho artístico com lama.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Papel azul; Lama feito com: terra, água e cola branca; Grãos de arroz.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ed. Física (profª Aline)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO.
- Metodologia: 1º Conte a história “João e o Pé
de Feijão”. 2º
Junte três feijões, um copo plástico identificado com o nome de cada aluno,
algodão e um pouco de água. 3º Auxilie os alunos a plantarem os feijões. 3º
Converse sobre o que podemos fazer com feijões, como: feijoada, feijão gordo e
sobre outras variedades de feijões.
- Objetivos: Ouvir histórias; Reproduzir um
momento específico da história; Observar o crescimento do feijão.
- Local: Área externa da Biblioteca Infantil.
- Material/Recurso: Feijões, Copo plástico,
Algodão e Água.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Quinta-feira 19/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza
e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque.
No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de
livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música / Linguagem oral e escrita /
matemática / Natureza e Sociedade / Artes.
- Atividade:
Livro Tela Aquarela – DATAS COMEMORATIVAS. Página 07 “DIA 19 DE ABRIL – DIA DO
ÍNDIO”
- Metodologia: 1º
Siga os passos do encaminhamento do Livro Tela Aquarela – DATAS COMEMORATIVAS,
página 07. 2º Faça algumas alterações: use
cola colorida e lantejoula para decorar o cocar. 3º Enquanto o trabalho seca, pinte o rosto dos
alunos e depois coloque os cocares. 4º Faça pipoca e distribua entre as crianças
relembrando que a pipoca é um dos alimentos consumidos pelos índios e que além
de alguns costumes nós herdamos alguns hábitos alimentares também.
- Objetivos:
Cantar música; Montar mural sobre os costumes e alimentos dos índios;
Confeccionar um cocar; Trabalhar a coordenação motora fina; Apreciar um dos
alimentos herdado dos índios (pipoca); envolver os alunos em atividades
coletivas.
- Local:
Sala de aula.
- Material/Recurso: Música dos 10 Indiozinhos;
Figuras que representam os índios e seus costumes, Cartolina branca; Giz de
cera; Cola colorida; Lantejoula; Tesoura; Cola branca; Canjica e Pipoca.
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação
do conteúdo a cima.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Sexta-feira 20/04/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Iniciaremos está atividade
- Atividade:
Basquete
- Metodologia: 1º
Faça uma fila com os alunos e mostre como eles deverão realizar as atividades. 2º O
aluno deverá lançar a bola dentro da caixa que deverá ser colocada em
diferentes alturas. 3º Complete o ciclo de alunos e reinicie o
jogo por mais três vezes por aluno.
- Objetivos:
Acertar a bola dentro da caixa; Ampliar a coordenação motora global; Trabalhar
a tonicidade dos membros superiores.
- Local: Pátio
azul.
- Material/Recurso:
Bola; Caixa de papelão.
Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como:
leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
Resumos para o Portfólio
TEMA: MÃOS QUE CUIDAM DA TERRA. 18/04/2012
EM COMEMORAÇÃO AO DIA
MUNDIAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO MERGULHEI MINHA MÃO NA LAMA FEITA COMA TERRA DA
HORTA E PRODDUZI ESTÁ OBRA DE ARTE. INCRÍVEL COMO PODEMOS FAZER ARTE ATÉ MESMO
COMO LAMA.
ADOREI LAMBUZAR A MINHA
MÃO, FOI MUITO DIFERENTE.
TEMA: MINHAS SEMENTES. 18/04/2012
COM UM SOLO BEM CUIDADO
SEMPRE TEREMOS ALIMENTOS E ÁGUA.
VEJA A PANTAÇÃO DE ARROZ
QUE EU FIZ COM A AJUDA DA RPOFESSORA.
AGORA QUE EU APRENDI A
CUIDAR DO SOLO JÁ POSSO TER MINHA FAZENDA.
adorei as dicas parabéns
ResponderExcluir