quarta-feira, 2 de maio de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 02/05/2012 A 04/05/2012

Segunda-feira   30/04/2012 – RECESSO

Terça-feira         01/05/2012 – FERIADO: DIA DO TRABALHO

Quarta-feira 02/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Natureza e Sociedade / Artes.
- Iniciaremos está atividade
- Atividade: Para o Portfólio – DATAS COMEMORATIVAS. 01/05 – Dia do Trabalho.
- TEMA: A FORMIGA E A CIGARRA.
- Metodologia: 1º Faça uma roda com os alunos e de prosseguimento à seguinte conversa: - Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante, o trabalho. Qual é o trabalho dos seus pais? (Aguardar as verbalizações espontâneas dos mesmos, ouvindo cada aluno).
Todos nós precisamos trabalhar, pois com o trabalho podemos realizar os nossos objetivos, ter uma vida mais digna e feliz. Na nossa escola temos muitas pessoas trabalhando para seu funcionamento, sem elas não haveria escola. Vamos então conhecer alguns destes trabalhadores. Reúna os alunos para um passeio pela escola, diga a eles que irão visitar os ambientes onde estão os profissionais que trabalham na escola, ressaltando a importância do trabalhado para a nossa vida e de outras pessoas. Providencie antecipadamente figuras que retratem alguns dos trabalhadores investigados e peça que eles comparem observando a semelhança entre a figura e o trabalhador que eles estão vendo.Continue a conversa em sala de aula. Fale sobre as diversas profissões existentes: pedreiro, carpinteiro, médico, jornalista, professor, lavrador, advogado, costureira, cozinheira, enfermeira, dentista, psicóloga, servente, bancário, jardineiro e outros mais. Lembre algumas historinhas em os personagens são trabalhadores também: OS TRÊS PORQUINHOS, A FORMIGA E A CIGARRA, A GALINHA RUIVA e outros. Conte aos alunos a história “A FORMIGA E A CIGARRA”.
- Objetivo: Ressaltar a importância do trabalho na vida das pessoas; Identificar e nomear a função dos profissionais que trabalham na escola; Descrever sobre as profissões dos membros da família dos alunos; Identificar diversas profissões existentes; ouvir e recontar histórias.
- Local: Ambientes onde se localizam os profissionais da escola; Sala de aula.
- Material/Recurso: Figuras; Livro; Imagens da história “A Cigarra e a Formiga”; giz de cera.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo anterior.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 03/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) –  T             P                 
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) –     E              I                  O   
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) –        A              N            I
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) –           T              Ó     U
·         Das 15h30min às 16h30min         (1h.) –             R               Q
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) –                O           
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.
  
Sexta-feira 04/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Iniciaremos está atividade
- Atividade:
- Metodologia: 1º
- Objetivos:
- Local:
- Material/Recurso:
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário