segunda-feira, 28 de maio de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 28/05/2012 A 01/06/2012


Segunda-feira 28/05/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Corrida da centopeia
- Metodologia: 1º Faça um túnel utilizando as mesas de atividade dos alunos, cobrindo as laterais com TNT.Forme duplas e distribua dois discos da mesma cor para cada dupla. Peça que os alunos identifiquem as cores de seus respectivos discos e qual colega está com o outro disco igual ao dele. Oriente cada dupla de alunos a passar engatinhando pelo túnel, cada um entrará por uma das aberturas do túnel. Ao saírem do túnel a dupla irá realizar alguns comandos: Caminhar com o disco, imitando um automóvel; Caminhar com o disco equilibrando na cabeça; Corrida: caminhar e ligeiro de um ponto a outro com o disco entre os joelhos; Atirar o disco para cima e segurá-lo; Arremessar o disco para longe e buscá-lo correndo.Após todos os alunos terem participado, sugira que troquem os discos formando novas duplas e reiniciam a atividade. Finalize a atividade montando uma centopeia, para isso cole duas patinhas em cada disco e faça olhos e boca. Depois cole no mural.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora ampla; Participar de jogos cooperativos; Trabalhar a atenção, a percepção visual e a concentração.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Discos coloridos; TNT; Fita adesiva.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 29/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Matemática / Artes / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Projeto: VIVA LEITURA – “O ROBÔ ROBÉRIO”
- Metodologia – A: 1º Acomode os alunos no cantinho da leitura. Apresente-lhes o livro “O ROBÔ ROBÉRIO, que faz parte do Projeto Viva Leitura.Inicie a leitura: Robbie é um robô diferente: ele vai trabalhar quando todos estão dormindo. Quando ele trabalha muito, sua bateria vai ficando fraca. Mas logo um bip avisa que ela precisa ser recarregada!Explore as características do robô: fale sobre a identidade do robô, da importância do nome de cada um, o fato do robô trabalhar à noite, quem eles conhecem que trabalham à noite (porteiro, guarda noturno, médicos, enfermeiros, etc. Vire a página e continue a leitura: Dina é um robô muito asseado. Ele vive limpando a casa. Só uma coisa a deixa muito irritada: quando o robô-rato sai da toca para sujar o que ela já limpou!”  Fale sobre a importância de mantermos a casa limpa e organizada, sobre o respeito que todos devem ter com o trabalho realizado por outra pessoa.  4º Prossiga a leitura: Zippy decidiu fazer uma longa viagem em seu foguete: ela vai visitar o planeta Marte. De lá, poderá ver muitas estrelas, o planeta Saturno, a Lua e a Terra.”  Converse com os alunos sobre viagens que eles já fizeram, sobre o transporte que utilizam para vir à escola. Como seria interessante pegar uma carona com a robô Zoppy e participar dessa aventura.Mais uma página: Mila é um robô muito pequeno. À noite ela vai dormir em seu berço cor-de-rosa eletrônico. Mas antes ela olha se todos os botões estão ficuncionando!”  Comente que assim como os alunos o robô por ser tão pequeno (um bebê), não trabalha, mas cumpre com pequenas obrigações: organizando seus brinquedos, por exemplo.Ultima página do livro: O robô Junior já está cansado de viajar por todos os planetas. Agora ele decidiu voltar para a casa. Pra isso ele só precisa ligar para  o foguete de seu telefone-robô. Ouça o som do telefone!Finalize falando sobre a tecnologia e os benefícios do uso das máquinas.
- Metodologia – B: 1º Após a leitura explore as figuras do livro, as expressões e textura apresentada em cada figura: áspero, liso, macio, ondulado. Permita que os alunos explorem e manuseiem à vontade as páginas do livro.Sugira uma brincadeira. Que eles andem, falem e se movimentem como robô.Construa com os alunos robôs feitos com sucata e deixe-os brincar livremente com seus robôs. Não deixe de solicitar aos alunos que deem nomes aos robôs.
- Objetivo: Relembrar a importância da identidade de cada um (nome); Levar o aluno a refletir sobre as emoções, o trabalho em equipe e acontecimentos da realidade social; Explorar o imaginário; Incentivar a oralidade; Desenvolver as habilidades táteis; Aprender sobre tecnologia; Utilizar diversos materiais na construção de um objeto.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Tampinha de garrafa pet; Frasco de shampoo ou condicionador; Fitilho; Fita adesiva colorida; Bola de isopor; Cola colorida; tesoura.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior (parque).
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 30/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Matemática / Música / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 34 “VAMOS CANTAR?”
- Metodologia: 1º Cante com os alunos a letra da música proposta na atividade, fazendo gestos, para que memorizem. Acesse o link indicado e toque a música para que os alunos acompanhem os gestos.  Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=9q3oXZ9fqWI>. Acesso em: 26 maio 2012. Organiza os alunos em três grupos, disponibilize blocos lógicos e peça a eles que agrupem as peças, conforme suas instruções: todos os triângulos, os círculos, somente os círculos vermelhos, os triângulos azuis, e assim por diante. Explore com os alunos as figuras dos chapéus e dos personagens que aparecem na atividade, levando-os a identificar as que combinam, por serem compostas pela mesma forma geométrica. Proponha também a contagem das formas geométricas que aparecem em cada chapéu, orientando os alunos a mostrar a quantidade com os dedos. Oriente os alunos a ligarem cada personagem ao seu chapéu.
- Objetivos: Participar de atividades de audição, dramatização e jogos verbais favorecendo a ampliação do vocabulário; Perceber as diferentes formas geométricas (triângulo, círculo e quadrado) presentes em objetos do cotidiano; Classificar objetos por meio da observação de suas semelhanças e diferenças (cor, forma, tamanho); fazer contagem oral; Reproduzir oralmente músicas e canções diversas em brincadeiras e jogos; Explorar os elementos do próprio corpo por meio da participação de atividades que envolvam a linguagem oral, gestos e ritmos corporais; Reconhecer singularidades próprias e dos outros em situações de interações; Participar de atividades que envolvam cooperação e solidariedade.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Blocos lógicos; Giz de cera.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo acima.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 31/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade.
- Atividade: Portfólio – OS CINCO SENTIDOS – OLFATO.
- TEMA: OS CINCO SENTIDOS – OLFATO.
- Metodologia – A: 1º Inicie a atividade conversando com a turma. Pergunte como eles adivinham se em casa tem bolo no forno, se a mamãe fez café ou se alguém passou perfume. Incentive a troca de ideias e aguarde a conclusão dos alunos.Pergunte que outros odores eles costumam sentir, por exemplo, ao passear numa rua cheia de carros (odores desagradáveis de gases, de fumaça), ao passar perto de uma lata de lixo (cheiro ruim), ao tomar banho (cheiros agradáveis do xampu, do sabonete) etc. Questione como eles percebem os cheiros do ambiente. Diga aos alunos que eles irão participar de uma brincadeira para adivinhar alguns cheiros. O jogo do olfato, o sentido com que percebemos os cheiros. Para brincar, é preciso respeitar a seguinte regra: ficar de olhos fechados e só abri-los quando solicitado. Organize os alunos em círculo. Depois, peça que cada um segure o pedacinho de papel branco. Pingue uma ou duas gotas de perfume em cada papel. Peça que aguardem um pouco, até que todos os alunos tenham recebido as amostras.Diga para que todos fechem os olhos e cheirem o papel com a amostra. Depois digam que cheiro é esse.Incentive a toca de comentários entre eles.Depois auxilie cada aluno a colar o papel com a amostra na folha de atividades. Continue a atividade, distribuindo aos alunos a segunda amostra, uma pétala de rosa. Peça que, de olhos fechados, explorem a textura, se ela é macia, grossa ou lisa. Solicite que aproximem a pétala de rosa do nariz e espirem o odor que ela exala. 10º Após tentarem adivinhar do que provém o cheiro que sentem, peça que abram os olhos. Pergunte se o odor da pétala de rosa é igual ou diferente ao odor do papel perfumado. 11º Incentive a comparação dos odores e a troca de comentários entre os alunos. 12º Peça que colem a pétala de rosa na folha de atividade. 13º Em seguida, todos devem fechar novamente os olhos. 14º Distribua aos alunos a terceira amostra, um pedaço pequeno de casca de mexerica ou laranja. De olhos fechados, todos cheiram e tentam adivinhar que cheiro é aquele. Repita o procedimento de comparação de odores. Pergunte se são iguais ou diferentes. 15º Peça que colem a casca na folha de atividade.
- Metodologia – B: 1º Prossiga com a brincadeira utilizando outros elementos como amostra. Para cada elemento novo, prossiga com o procedimento anterior. Depois cole cada elemento da amostra na folha de exposição para o mural, anotar o nome de cada um.
- Objetivos: Perceber a importância do olfato como meio de percepção e conhecimento do mundo; Desenvolver o sentido do olfato, por meio da identificação e discriminação de diferentes odores.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Fita adesiva dupla face; Tesoura; Colônia infantil; Pétalas de rosa; Casca de mexerica; Pó de café; Hortelã fresco; Sachês de chá diferentes; Papel A3 para o mural; Folha branco de 5 cm X 5 cm..   
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.



TEMA: OS CINCO SENTIDOS - OLFATO. 31/05/2012

Aplicamos nosso conhecimento sobre o olfato. Sentimos vários cheiros e depois colamos uma amostra de cada elemento.
Também ouvimos essa quadrinha:

O PERFUME DA CAMÉLIA,
O CHEIRO DA TERRA MOLHADA,
O AROMA DO JASMIM,
MANACÁ DA MADRUGADA.

  
Sexta-feira 01/06/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Dando cambalhotas.
- Metodologia: 1º Coloque 3 (três) colchonetes um ao lado do outro no chão.  2º Encha diversos balões.Auxilie um aluno por vez a dar cambalhotas no colchonete.Assim que todos os alunos tenham participado, aumente o grau de dificuldade, colocando um balão entres as pernas, depois peça que o aluno abrace o balão e tente dar cambalhotas ou coloque o balão na barriga. Finalize a atividade com todos dando cambalhotas e brincando livremente.
- Objetivos: Desenvolver a agilidade e a coordenação.
- Local: Sala do integral.
- Material/Recurso: Colchonete; Balão (bexiga).
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.


RESUMO DA SEMANA
28/05 A 01 DE JUNHO

Mais uma semana se passou. Aproveitamos para brincar ao sol, assistir aos DVDs do nosso colega Mario e para realizarmos atividades de psicomotricidade.
A partir do Projeto Viva Leitura aprendemos muito sobre robôs com o livro “O ROBÔ ROBÉRIO” da editora Caramelo. Na oficina de artes confeccionamos vários robôs feitos com materiais recicláveis, também demos nome a cada um.
Aplicamos nossos conhecimentos sobre o olfato. Sentimos vários cheiros e depois colamos uma amostra de cada elemento.

Bom fim de semana!
Professora Val 

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