PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B –
DE 04/06/2012 A 06/06/2012
Segunda-feira 04/06/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: A construção.
- Metodologia: 1º Escolha 3 cantos na sala de
aula e distribua peças de blocos lógicos e peças de legão, sem misturar os dois
materiais. 2º
No primeiro momento permita que os alunos escolham o lugar que preferem ficar. 3º Estimule-os
a montar prédios, casas, trens, etc. 4º Conforme os alunos queiram trocar de lugar,
oriente-os nessa troca com os outros colegas, mantendo pequenos grupos.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora; Possibilitar
o exercício da capacidade criativa e integração com o grupo.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Blocos lógicos; Legão;
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e
brinquedos.
·
Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Terça-feira 05/06/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha,
brincadeiras cantadas.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Matemática
/ Linguagem Oral e Escrita / Artes / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 –
BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 35 “VOCÊ
CONHECE A BRINCADEIRA CORRE CUTIA?”
- Metodologia: 1º Organize os alunos sentados em
círculo no pátio da escola e proponha a brincadeira “Corre Cutia”. Oriente-os a
repetir o texto proposto na atividade enquanto uma criança circula a roda
segurando um lencinho na mão e a ficar atentos, pois até o final do texto o
lenço será jogado atrás de um dos alunos que compõem a roda, a quem caberá a
tarefa de apanhar o colega que jogou o lenço. Quem jogou o lenço ficará imune
de castigo se ocupar o lugar do aluno que o persegue, mas, se for pego, deverá
pagar “um castigo” definido pelo grupo (cantar, dançar, imitar, etc.). A
brincadeira deve prosseguir até que todos tenham participado. 2º Explore
as noções de dentro e fora da roda, ao se referir ao aluno que joga o lenço e
ao que paga o castigo, respectivamente.
Metodologia – B: 1º Em sala, explore com os alunos a cena proposta na atividade do livro,
levando-os a identificar e a circular com giz de cera amarelo o personagem que
está fora da roda. 2º Depois os auxilie a colar os retalhos de
tecido no lenço representado atividade do livro.
- Objetivos: Explorar as noções de posição
espacial (em cima, embaixo; atrás, na frente; dentro, fora; entre, ao lado;
etc.); Ampliar o vocabulário por meio de reprodução oral de jogos verbais
diversos; Produzir atividade utilizando giz e tecidos; Executar diferentes movimentos
(andar, saltar, correr, etc.); Respeitar as regras preestabelecidas e
participação na combinação de outras; Participar em situações de integração que
envolvam brincadeiras e brinquedos.
- Local: Pátio da escola e sala de aula.
- Material/Recurso: Giz de cera amarelo; Pedaço
de retalho de tecido; Cola branca.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Continuação da atividade anterior.
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Leitura
de livros a serem escolhidos na biblioteca.
·
Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min – Saída.
Quarta-feira 06/06/2012
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo:
Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Iniciaremos está atividade
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 36 “BRINCANDO DE RODA?”
- Metodologia – A: 1º Mostre para os alunos o
vídeo indicado no endereço a seguir, para que se familiarizem com a melodia de
“carneirinho, Carneirão”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=hFnoVnKZrqc>. Acesso em: 02 jun. 2012.
Leve os alunos ao pátio da escola e cante
com eles a música “Carneirinho, Carneirão”, fazendo gestos e movimentos. Cante
a música com os alunos outras vezes, substituindo o movimento mencionado no
último verso (abaixarem) por outros (levantarem, esticarem os braços para
frente e para trás, pularem, acenarem, sentarem, etc.), pedindo-lhes que os
executem.
- Metodologia – B: 1º Em sala, providencie para
cada aluno 3 palitos de churrasco, 2 pedaços de barbante grandes e 5 pequenos
(medindo, respectivamente, 28 e 18 cm de comprimento) para a construção do
móbile proposta na atividade. Peça aos alunos que separem os carneirinhos que
aparecem no material de apoio relativo à atividade de acordo com o tamanho. Em
cada móbile, cole com fita crepe a ponta de 4 dos barbantes menores no verso
dos carneiros pequenos. Cole uma das pontas de cada barbante grande no verso
dos carneiros maiores, de modo a deixar, na parte inferior dos carneiros
grandes, uma sobra de aproximadamente 4 cm de barbante. Amarre as pontas
superiores dos barbantes maiores em um palito de churrasco a, aproximadamente,
1 cm de suas pontas e as outras pontas (sobras deixadas) dos barbantes grandes
no meio de outros dois palitos ( uma sobra em cada palito). Fixe nas pontas de
cada um desses palitos os barbantes com os carneiros pequenos (a,
aproximadamente, 1 cm de suas pontas). Amarre o último barbante pequeno no meio
do palito em que estão fixados os carneiros maiores. 2º Faça contagens orais com os
alunos, levando-os a identificar a quantidade de carneiros grandes e pequenos
que aparecem no móbile. 3º Após a confecção do móbile e a brincadeira
de roda, auxilie os alunos a realizarem a atividade proposta no livro. Para
isso disponibilize 6 pedaços papel crepom para que cada aluno faça bolinhas e
cole nos retângulos a quantidade de carneirinhos do móbile, obedecendo a
legenda que indica o tamanho de cada grupo de carneirinhos.
- Objetivos: Participar de jogos, brincadeiras, músicas e outras situações que
envolvam contagens orais; Comunicar quantidades utilizando a linguagem oral e
registros não convencionais; Ampliar o vocabulário por meio de reprodução oral
de jogos verbais diversos; Participar de brincadeiras e jogos que envolvam
diferentes gestos e ritmos corporais; Explorar os elementos do próprio corpo
por meio da participação em atividades que envolvam a linguagem oral, a
execução de diferentes movimentos e a manipulação de diferentes materiais e
objetos; Promover situações de integração entre os alunos por meio de
brincadeiras e brinquedos.
- Local: Pátio da escola e sala de aula.
- Material/Recurso: Palito de churrasco; Barbante; Papel crepom; Cola branca; Fita crepe.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
·
Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ed. Física (profª Aline)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
·
Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·
Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Quinta-feira 07/06/2012 Feriado – Corpus Christi
Sexta-feira-feira 08/06/2012 Recesso escolar
RESUMO DA SEMANA
04 A 06 DE JUNHO
Nossa semana foi
bem curtinha, com muita chuva, mas cheinha de atividades!
Construímos casas e
prédios utilizando blocos lógico, montamos e desmontamos jogos de encaixe.
Realizamos
atividades do livro "Tela Aquarela" e com ele aprendemos uma música
de festa junina:
CARNEIRINHO,
CARNEIRÃO
CARNEIRINHO, CARNEIRÃO - NEIRÃO - NEIRÃO,
OLHAI PRO CÉU,
OLHAI PRO CHÃO,
PRO CHÃO, PRO CHÃO.
MANDA O REI, NOSSO
SENHOR,
SENHOR, SENHOR,
PARA TODOS SE
ABAIXAREM...
‘(Cancioneiro popular)
Também brincamos de
roda e lenço atrás.
Foi muito
divertido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário