23. PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B
– DE 13/08/2012 A 17/08/2012
Obs.: “AS SOMBRAS DOS OBJETOS” – Para esta atividade iremos reunir o B II
– A e B aproveitando o material confeccionado para esse momento.
Segunda-feira 13/08/2012
Rotina diária
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Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
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Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Boliche maluco.
- Metodologia: 1º Forme grupos de meninas e
meninos e oriente-os para que tirem os seus tênis. 2º Faça uma pilha com as latas
de leite no centro da quadra. 3º Explique aos alunos que eles participarão
de um jogo de boliche maluco, onde eles deverão derrubar as latas (pinos)
arremessando um de seus tênis. Vence a equipe que fizer mais pontos. 4º
Trace uma linha no chão determinando de onde cada aluno deverá arremessar o seu
tênis.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora
fina; Despertar a concentração; Contribuir para a coordenação Viso-motora;
Auxiliar a percepção tátil e visual.
- Local: Quadra infantil
- Material/Recurso: Latas de leite; sapatos dos
alunos.
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Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
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Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
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Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
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Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e
brinquedos.
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Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
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Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
pg 23
Terça-feira 14/08/2012
Rotina diária
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Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
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Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos
atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha,
brincadeiras cantadas.
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Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza
e Sociedade / Linguagem Oral Escrita /Artes / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 3 -
PERCEBENDO O MUNDO. Página 54
“DESENHANDO COM OS OLHOS FECHADOS!”
- Metodologia: 1º Leve os alunos para o pátio,
peça que formem fila e mantenham as mãos na cintura do colega da frente.
Oriente-os a fechar os olhos e dar alguns passos, seguindo o movimento da fila
que você conduzirá. Peça para abrirem os olhos, sentarem no chão, em roda, e
contarem como foi a experiência de andarem com os olhos fechados. Depois, peça
que levantem e caminhem um pouco, observando sua sombra e como ela reproduz os movimentos
do corpo de origem. Comente, então, que a sombra pode ser percebida porque
enxergamos e que o órgão de nosso corpo responsável por perceber as imagens são
os olhos. 2º
Em sala, encape com papel kraft as mesinhas dos alunos e explique que eles vão realizar
uma atividade proposta no livro: desenhar com os olhos fechados. Peça aos
alunos que sentem em seus lugares, disponibilize giz de cera e coloque diante
de cada um a folha de atividades já destacada do livro. Peça, então, que fechem
os olhos (pode-se colocar uma faixa de tecido ou lenço nos olhos dos alunos) e
desenhem livremente em suas folhas com giz de cera. Concluída a etapa do
desenho, peça que um aluno por vez vá ao mural, pegue seu crachá e traga-o até
você, para copie o nome na folha de atividade. 3º Proponha que os alunos
sentem em roda, no chão, e mostrem sua atividade para os colegas, relatando
como se sentiram ao fazer a atividade e que dificuldades tiveram, justificando
o que dificultou o trabalho. Certamente, ao desenhar, os alunos extrapolarão os
limites da folha, riscando também o papel kraft em decorrência da ausência de
visão. 4º
Procure extrair de forma natural o relato da experiência de desenhar de olhos
fechados. Incentive o aluno a dizer o que sentiu e o que aconteceu durante a realização
da atividade.
- Objetivos: Identificar os órgãos dos sentidos
(visão); Estimular a oralidade por meio de relatos de suas experiências;
Reconhecer o próprio nome a partir de sua escrita e/ou símbolo por ele
determinado; Produzir atividade artística com os olhos vendados; Aprimorar as
habilidades manuais.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Giz pastel; Venda para os
olhos; crachá.
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Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Linguagem Oral Escrita /Matemática /Artes / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 3 -
PERCEBENDO O MUNDO. Página 55“UMA OBRA
DE ARTE”
- Metodologia: 1º Explore, com os alunos, a
imagem da obra de arte do material, perguntando quais elementos eles podem
identificar na pintura: casas, adultos e crianças, roupas no varal, plantas,
ponte, céu, água. 2º Pergunte quais são as figuras geométricas que estão
representadas nas áreas em branco da imagem da pintura e explique que devem
destaca-las do material de apoio e colá-las na folha do material. Disponibilize
cola e auxilie os alunos a realizar a atividade. 3º Em seguida, explore
novamente os elementos presentes na imagem da obra, bem como as cores
utilizadas pela pintora. Proponha também contagens orais de alguns elementos
presentes na imagem da tela: crianças, adultos, peças de roupa no varal, mamão,
portas, janelas, etc. 4º Referencia da obra de arte: AMARAL,
Tarsila do. O Mamoeiro. 1925.
Instituto de Estudos Brasileiros/USP (São Paulo).
- Objetivos: Identificar os órgãos dos sentidos
(visão); Participar de atividades com estimulo a expressão de ideias e trocas
de opiniões ampliando a oralidade; Realizar contagens orais de elementos
presentes na tela; Perceber as diferentes formas geométricas (triângulo,
círculo e quadrado) presentes em objetos de seu cotidiano e em outras
situações; Reconhecer as cores; Interpretar imagens e objetos por meio da
observação de obra de arte; Aprimorar as habilidades manuais.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Cola branca.
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Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
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Das 16h30min
às 17h00min – Sopa, higiene e agenda.
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Das 17h00min
às 17h30min – Saída.
Quarta-feira 15/08/2012
Rotina diária
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Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
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Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Reunião
pedagógica.
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Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo:
Continuação da atividade anterior.
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Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
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Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Ed. Física (profª Aline)
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Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
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Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
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Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Quinta-feira 16/08/2012
Rotina diária
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Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
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Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo:
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Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
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Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
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Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral
Escrita /Matemática / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 3 - PERCEBENDO O MUNDO. Página 56“AS SOMBRAS DOS OBJETOS”
- Metodologia: 1º Prepare desenhos de triângulo, círculo, quadrado, retângulo, estrela,
meia-lua, coração e outros e fixe-os na ponta de varetas. 2º Improvise um varal próximo a
uma tomada, pendurando nele duas folhas de pape-manteiga emendadas. Use uma
lanterna ou ligue um abajur atrás desta “cortina” e, segurando pelas varetas,
mostre por trás da cortina um a um os desenhos preparados, de modo que os
alunos vejam suas sombras projetadas no papel-manteiga. À medida que mostrar os
desenhos aguarde os alunos identificarem a forma mostrada para passar para a
seguinte. 3º
Recorte com os alunos a sombra deles próprios que observaram no pátio durante
realização de atividade anterior e promova nova observação da projeção de suas
mãos, do perfil de um colega, chamando a atenção para os detalhes e formas das
sombras. 4º
Explore as imagens da atividade do livro e auxilie os alunos a relacionarem os
desenhos às suas sombras. Peça a eles que observem atentamente cada desenho e
procure sua respectiva sombra ligando-as uma à outra.
- Objetivo: Identificar os órgãos dos sentidos (tato, olfato, audição, visão);
Estimular a oralidade; Perceber as diferentes formas geométricas (triângulo,
círculo e quadrado) presentes em objetos de seu cotidiano e em outras
situações; Aprimorar as habilidades manuais.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Palito de sorvete; Palito de churrasco; Figuras de triângulo, círculo,
quadrado, retângulo, estrela, meia-lua, coração, etc.; Cola branca;
Papel-manteiga; Abajur ou lanterna.
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Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como:
leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
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Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
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Das 17h00min
às 17h30min (30min.) – Saída.
Sexta-feira 17/08/2012
Rotina diária
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Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
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Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Pinguim maluco.
- Metodologia: 1º Oriente os alunos a imitarem
os movimentos do pinguim. Para isso, todos devem estar espalhados pelo espaço
reservado à atividade. 2º Ao seu sinal, os alunos param, aponte um
aluno que deve fazer um movimento para todos imitarem. Logo a seguir todos
voltam a imitar o pinguim. 3º Nesta atividade todos as alunos participam
ativamente, e pode-se mudar e imitar alguns bichos. Permita que o aluno escolha
o bicho que deseja que os colegas imitem
- Objetivos: Desenvolver a coordenação;
Desenvolver a noção espacial; Desenvolver a atenção e concentração; Auxiliar no
desenvolvimento motor.
- Local: Sala de aula ou Quadra azul.
- Material/Recurso: ...
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Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
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Das 14h30min
às 15h00min (30min.) – Lanche.
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Das 15h00min
às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como:
leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
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Das 16h30min
às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
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Das 17h00min
às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
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pg43
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