segunda-feira, 7 de maio de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 07/05/2012 A 11/05/2012

Obs.: Semana de reunião e entrega das avaliações e portfólios.
  
Segunda-feira 07/05/2012

Rotina diária
Por motivo das avaliações, os dias 7 e 8 estão reservados: dia de arrumação e ajustes da sala e material dos alunos.
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade – NÃO FIZEMOS
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo:
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 08/05/2012
Obs.: Para que a sala possa ser organizada para a reunião as crianças participaram de atividades livres, com pouca intervenção. Mas com orientação.

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras com brinquedos.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras com brinquedos.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: bolinha de sabão.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: música e dança.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 09/05/2012

Rotina diária 
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Artes / Matemática.
- Atividade: Portfólio – PROJETO TEATRO – PINÓQUIO.
- Metodologia: 1º Inicie esta atividade relembrando a peça teatral que os alunos assistiram no dia 3 de abril. Converse sobre a mentira e a importância de dizermos sempre a verdade. Distribua os discos grandes de papel pardo e auxilie-os a colarem na folha de atividade. Diga aos alunos que o círculo que eles colaram representa a cabeça do Pinóquio e que deverão completar seu rosto, colando os olhos e o nariz. Para a boca, auxilie cada aluno a desenhá-la com cola colorida vermelha. Após o termino da atividade, questione com os alunos a causa do crescimento do nariz do Pinóquio. Deixe que eles exponham suas hipóteses.
- Objetivos: Ampliar o vocabulário por meio de relatos de suas experiências; compreender a importância de dizer a verdade; explorar as formas geométricas - círculo;
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Círculo de papel pardo; Círculo de papel azul; Recorte de papel pardo para o nariz o Pinóquio; Cola colorida vermelha.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo acima.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.


TEMA: PROJETO TEATRO - PINÓQUIO. 09/05/2012

Para registrar esse dia fizemos uma colagem utilizando as formas circulares para representar o boneco de madeira Pinóquio.


TEMA: OS CINCO SENTIDOS - VISÃO. 10/05/2012

Brincamos com o sentido da visão participando de um jogo de interpretação de imagens.
Colei aqui a figura que fez parte dessa brincadeira e a desenhei do meu jeito. Ficou muito legal.

Quinta-feira 10/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita.
- Atividade: Portfólio – OS CINCO SENTIDOS – VISÃO.
- Metodologia: 1º Inicie esta atividade com os alunos sentados em roda, no chão da sala de aula. Diga que eles irão participar de um jogo da visão. Coloque sobre a mesa um papel em formato de um olho, pergunte aos alunos se eles conhecem algo que se pareça com esse formato. Pegue o cartaz com a palavra VISÃO e diga: - Com os olhos eu vejo... a mesa, cadeira, meu pé, o colega (diga o nome). Continue pergunte ao aluno ao lado: - Com os olhos você?... (aguarde a resposta, caso julgue necessário intervenha auxiliando-o na resposta). Após o aluno responder deverá colar uma figura de olho no “olho” gigante que está sobre a mesa. Repita o mesmo com outra criança, assim sucessivamente. Quando todos tiverem participado, cole o olho gigante acima da palavra visão e abaixo escolha 3 (três) figuras e cole-as em um cartaz deixando-o bem visível para todos. Explique as regras do jogo:
=> Este é um jogo da visão.
 -  Vocês devem olhar para as três figuras e dizer o nome de cada uma delas.
Peça que os alunos observem e nomeiem cada objeto nas figuras, suas funções e seus atributos, por exemplo: bola – bola amarela que serve para chutar; carro vermelho que serve para brincar, etc. Em seguida peça que todos fechem os olhos, enquanto você cobre uma das figuras com papel branco. 10º Quando os alunos abrirem os olhos, peça que cada um diga qual foi a figura escondida. Repita a brincadeira várias vezes.
- metodologia – B: 1º Após o jogo distribua as figuras sobre a mesa e peça que um aluno procure a figura que foi escondida no jogo e cole na folha de atividades. Faça o mesmo com todos os alunos. Dê um tempo para que eles observem a figura. Então, peça que eles desenhem a imagem que está na figura. Diga e repita com os alunos essa rima: “DE OLHOS FECHADOS A LUZ NÃO SE VÊ... DE OLHOS ABERTOS EU VEJO VOCÊ”. Faça isso tampando os olhos e abrindo na parte “EU VEJO VOCÊ”.
- Objetivos: Perceber a importância da visão como meio de percepção e conhecimento do mundo; Identificar e nomear, por meio da visão, as características (atributos) de alguns elementos e suas funções; Ampliar o vocabulário relacionado aos atributos percebidos pela visão.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Cartaz com o nome VISÃO escrito em letras maiúsculas; Figuras de olhos; Giz de cera; Cola branca; Figuras de bola, carro e boneca; papel A4.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo acima.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Sexta-feira 11/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Circuito de obstáculos.
- Metodologia: 1º Com os alunos na quadra, oriente-os a entrar e sair da caixa. Passar por dentro do bambolê. Se equilibrarem na corda simulando uma ponte sobre um rio cheio de jacarés. Correr e subir a rampa da passarela à frente da sala de ballet. Finalizar com um salto retornando à quadra azul. Repita este circuito quantas vezes julgar necessário e até que todos ao alunos tenham participado.
- Objetivos: Trabalhar a percepção, a orientação espacial e temporal, a lateralidade. Participar de jogos sem que haja competição (ganhador X perdedor).
- Local: Quadra Azul
- Material/Recurso: Caixa de papelão retangular; Bambolê; corda.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

SINTESE DA SEMANA
07 A 11 DE MAIO

Nossa semana começou com atividades ao ar livre. Ouvimos e contamos histórias do nosso fim de semana com a família, fizemos bolinha de sabão e dançamos muito. Relembramos a história do Pinóquio e conversamos sobre a importância de dizermos sempre a verdade. Conhecemos e exploramos um dos cinco sentidos “a visão”, participando de jogos e brincadeiras. Na aula de psicomotricidade realizamos uma atividade com sobe e desce, demos saltos e passamos por diversos obstáculos.
A escola recebeu os pais da educação infantil para uma reunião e eles ficaram conhecendo um pouco do nosso dia a dia vendo nossas atividades do 1º trimestre.
Também comemoramos o aniversário do André que completou 3 anos.

Um bom fim de semana
Prof.ª Val

Nenhum comentário:

Postar um comentário