PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B –
DE 14/05/2012 A 18/05/2012
Obs.: Início do 2º TRIMESTRE
A
atividade de psicomotricidade de sexta-feira não foi realizada devido a chuva e
utilização do Pátio Azul. Portanto, iremos realizá-la nesta sexta-feira (18 de
maio).
Segunda-feira 14/05/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos
pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade / Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Movimento / Identidade e
Autonomia.
- Está
atividade se dividirá em dois momentos: 1º Psicomotricidade / 2º Ativ. do
livro, pag 27.
- Atividade:
Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 27 “O QUE É, O QUE É?”
- Metodologia - A: 1º Leia para os alunos a
adivinha proposta na folha de atividade: Parece ter vida Rolando de pé
em pé, Alvoroçando a torcida, Que vibra, gritando olé! (cancioneiro
popular). 2º
Estimule-os por meio de questionamentos, a dizer o nome do objeto que a
responde (BOLA). Depois, distribua as bolas grandes e pequenas e estimule os
alunos a brincarem com elas livremente. 3º Em seguida, proponha uma brincadeira
dirigida: Organize os alunos em fila e
entregue uma bola grande para o primeiro aluno, reservando a bola pequena para
outra brincadeira, orientando-o a passá-la para o colega de trás, por cima de
sua cabeça; quando a bola chegar às mãos do ultimo colega, este deverá
dirigir-se ao início da fila e prosseguir a brincadeira; a brincadeira estará
concluída quando todos os alunos estiverem organizados na fila, em sua posição
inicial. 4º
Num segundo momento da brincadeira, utilize a bola pequena e peça a eles que a
passem por baixo das pernas, para entregá-la ao colega de trás. Quando o ultimo
aluno receber a bola deverá gritar seu nome e correr ao início da fila. A
brincadeira termina quando o primeiro aluno retornar ao seu lugar inicial.
- Metodologia - B: 1º Acomode os alunos sentados
às mesas e distribua os livros já na página 27. 2º Explore com os alunos as
figuras que aparecem na atividade proposta no livro e explique o que devem
fazer, auxiliando-os durante sua realização. 3º Leia para os alunos a
adivinha proposta na atividade em seguida, peça a eles que pintem a figura que
representa a resposta da adivinha.
- Objetivos:
Explorar as noções de posição espacial; Trabalhar as noções de grandezas e
medidas não convencionais em situações contextualizadas para a construção de
conceitos – longe, perto; cheio, vazio; etc.; Desenvolver a linguagem oral por
meio de relatos de experiências vivenciadas pelo aluno; Executar diferentes
movimentos trabalhando a coordenação motora a fim de ampliar gradativamente o
conhecimento do corpo; Respeitar as regras preestabelecidas e participação na
combinação de outras; Participar em situações de integração que envolvam
brincadeiras e brinquedos. Estimular a
participação de atividades que envolvam cooperação e solidariedade.
- Local: Pátio Azul; Sala de aula.
- Material/Recurso: Bola grande; Bola pequena;
Giz de cera.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
·
Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet
e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade:
Parque.
No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de
livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·
Das 16h30min às 17h00min – Sopa, higiene e
agenda.
·
Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.
Terça-feira 15/05/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos
pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Matemática
/ Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 –
BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 28 “AS
BOLAS NÃO SÃO TODAS IGUAIS...”
- Metodologia: 1º Disponibilize 5 (cinco) bolas
grandes na cor vermelha e 5 (cinco) bolas pequenas na cor verde e peça aos
alunos que organizem em duas caixas, conforme suas cores e tamanho. 2º Faça
com os alunos contagens orais, levando-os a identificar a quantidade de bolas
em cada caixa. 3º
Peça aos alunos que sentem em roda, coloque as bolas no centro da
roda, uma cor de cada vez, distribua tampinhas de garrafa e oriente os alunos a
representar as quantidades de bolas vermelhas ou verdes com tampinhas de
garrafa. 4º Explore
com os alunos as figuras que aparecem no livro, explique como devem realizar a
atividade e oriente-os durante a realização. 5º Peça aos alunos que observem
os desenhos das bolas que aparecem em destaque na folha de atividade e pintem
os demais com as cores correspondentes.
- Objetivos: Participar de jogos, brincadeiras,
músicas e outras situações que envolvam contagens orais; Explorar as noções de
posição espacial; Classificar objetos a partir
da observação de suas semelhanças e diferenças (cor, forma e tamanho); Trabalhar
as noções de grandezas e medidas não convencionais em situações
contextualizadas para a construção de conceitos – longe, perto; cheio, vazio;
etc.; Aprimorar as habilidades manuais por meio da manipulação e
exploração de diferentes materiais e objetos; Respeitar as regras
preestabelecidas e participação na combinação de outras; Participar em
situações de integração que envolvam brincadeiras e brinquedos. Estimular a participação de atividades que envolvam
cooperação e solidariedade.
- Local:
Sala de aula.
- Material/Recurso: Bola grande vermelha; Bola
pequena verde; Caixa para a bola grande; Caixa para a bola pequena; Tampinhas
de garrafa; Giz de cera azul, amarelo e vermelho.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
·
Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Natureza e Sociedade.
- Atividade: Portfólio – OS CINCO SENTIDOS –
AUDIÇÃO. História de Ruth Rocha “ O PASSEIO”.
- TEMA: OS CINCO SENTIDOS – AUDIÇÃO.
- Metodologia – A: 1º Inicie esta atividade com
os alunos sentados em roda, no chão da sala de aula. 2º Coloque a “orelha gigante” no
meio da roda, perguntando aos alunos com que parte do nosso corpo se parece.
Como percebemos o som, com quais de nossos órgãos ouvimos os sons. À medida que
os alunos deem a resposta correta, entregue a eles figuras de orelhas para
serem coladas na “orelha gigante”. Então cole-a ao lada do olho da atividade
anterior, seguindo um padrão. Pegue o cartaz com a palavra AUDIÇÃO. 3º
Após identificarem o ouvido (orelha) como o órgão da audição proponha uma
brincadeira. Coloque as figuras que fazem parte da história, sobre a mesa. 4º
Então diga que irá ler uma história que se chama O passeio e toda vez que levantar o cartaz com a palavra SOM eles deverão levantar a figura que
corresponde ao som na história e imitar o barulho. 5º Quando todos tiverem
participado, escolha 6 (seis) figuras e cole-as juntamente com seus respectivos
sons (palavras/onomatopeias escritos em uma tira de papel), em um cartaz
deixando-o bem visível para todos. 6º Explique aos alunos que o som vem de toda
parte, desde pequenos insetos até grandes cachoeiras ou tempestades, etc., que
nessa atividade temos a figura de uma fruta, mas ela não imite som, nesse caso
os passarinhos imitiram o som quando comeram a fruta.
- Metodologia – B: 1º Com os alunos sentados às mesas, distribua a folha de atividade e as
figuras de cada aluno. Peça que identifiquem cada figura e digam o nome delas:
a abelha, o sapo, a cachoeira, a nuvem, o passarinho e a fruta. 2º
Pegue o cartaz com a palavra SOM e
proponha novamente a brincadeira dizendo que toda vez que levantar o cartaz com
a palavra SOM eles deverão levantar
a figura que corresponde ao som na história e imitar o barulho. 3º Auxilie
cada aluno a colar junto ao som (onomatopeia) escrito na folha de atividade a
figura correspondente. Faça isso à medida que a história está sendo narrada.
- Objetivos: Perceber a
importância da audição como meio de percepção e conhecimento do mundo;
Identificar e discriminar, por meio da audição, alguns instrumentos sonoros;
Ampliar o vocabulário relacionado às palavras que representam sons; Associar
determinados sons aos elementos que os representam.
- Local:
Sala de aula.
- Material/Recurso: Cartaz com o nome AUDIÇÃO
escrito em letras maiúsculas; Cartaz com a palavra SOM; Figuras de orelhas;
Molde de uma orelha gigante (aprox. 30x20cm); Giz de cera; Cola branca; Figuras
de: cachoeira, passarinho, sapo, abelha, nuvem chovendo e fruta; papel A4.
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação
da atividade anterior.
·
Das 16h30min às 17h00min – Sopa, higiene e
agenda.
·
Das 17h00min às 17h30min – Saída.
O PASSEIO
DONA
ABELHA FOI PASSEAR (SOM).
ENCONTROU
DOM SAPÃO (SOM).
OS
DOIS FORAM ATÉ A CACHOEIRA (SOM).
FICARAM
UM TEMPÃO ALI, NADANDO E
BRINCANDO NA
ÁGUA.
DE
REPENTE, COMEÇOU A CHOVER (SOM).
PARA ONDE IR?
CHOVIA CADA VEZ MAIS FORTE.
APARECEU
UM PASSARINHO (SOM)
QUE AJUDOU DOM
SAPÃO (SOM) E DONA
ABELHA (SOM).
SABE COMO?
O
PASSARINHO (SOM) LEVOU OS DOIS PARA
O SEU NINHO.
ELES
COMERAM UMA FRUTA (SOM) E
FICARAM NO NINHO ATÉ A CHUVA PASSAR.
RUTH
ROCHA E ANNA FLORA
TEMA: OS CINCO
SENTIDOS - AUDIÇÃO. 16/05/2012
A professora contou uma história que se chama “O PASSEIO” da autora Ruth Rocha. Com
essa história ampliamos nosso conhecimento sobre a AUDIÇÃO. Participamos de um jogo sonoro e imitamos os sons dos
elementos dessa história. Foi muito divertido.
Quarta-feira 16/05/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos
pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Linguagem
oral e escrita / Matemática / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 –
BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 29
“PROCURANDO BRINQUEDOS...”
- Metodologia: 1º Coloque alguns brinquedos em
diferentes lugares da sala e peça aos alunos que falem deles e onde se
encontram (em cima, embaixo, atrás, na frente, dentro fora, entre, ao lado),
fazendo perguntas para orientá-los. Depois, faça com os alunos contagens orais
a fim de verificar a quantidade de brinquedos encontrados. 2º Explore com os alunos a
ilustração proposta na atividade do livro, levando-os a identificar os
brinquedos que lá aparecem, bem como a posição em que se encontram. Estimule os
alunos a fazerem contagem oral dos brinquedos encontrados, amassando um pedaço
de papel crepom para representar cada um deles. 3º Explique aos alunos o que
deveram circular os brinquedos encontrados na cena da atividade do livro,
disponibilize papel crepom para modelarem bolinhas e auxilie-os a colarem no
retângulo a mesma quantidade de bolinha para cada brinquedo.
- Objetivos: Estimular a
linguagem oral por meio de brincadeiras; Participar de jogos explorando as
noções de posição espacial; Explorar situações que envolvam contagens orais;
Aprimorar as habilidades manuais por meio da manipulação e exploração de
diferentes materiais e objetos.
- Local:
Sala de aula.
- Material/Recurso: Giz pastel; Papel crepom,
Brinquedos diversos.
·
Das 14h00min
às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
do conteúdo anterior.
·
Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed.
Física (profª Aline)
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Biblioteca
– Parque.
·
Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa,
higiene e agenda.
·
Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.
Quinta-feira 17/05/2012
Rotina diária
·
Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos
pais e alunos / Colação.
·
Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música
(profª Valesca)
·
Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 15h30min (30min.) – Conteúdo:
Matemática / Linguagem oral e escrita / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 –
BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 30
“CONTSTRUINDO UM CASTELO DE AREIA”
- Metodologia: 1º Leve os alunos até o parque de
areia da escola, disponibilize diferentes materiais, como baldes, pás,
rastelos, forminhas, etc. e sugira a eles que construam castelos de areia. 2º Depois,
faça com eles contagens orais, levando-os a identificar a quantidade de
castelos construídos, bem como as quantidades de rastelos, pás, baldes, etc.
utilizados durante a atividade. Trabalhe também com os conceitos de maior e
menor, mais alto e mais baixo, grande e pequeno, perguntando-lhes, por exemplo,
qual é o castelo maior, balde menor, e assim por diante. 3º Em sala, explore as ilustrações
do livro, perguntando a quantidade de castelos construídos pelos personagens da
imagem, qual é o maior e qual é o menor, de que cores são os castelos e
pazinhas, e qual sua quantidade. Depois explique que eles deverão circular a
figura que representa o castelo de areia mais alto e fazer um X na que
representa o mais baixo
- Objetivos: Participar de jogos, brincadeiras,
músicas e outras situações que envolvam contagens orais; Explorar as noções de
posição espacial; Classificar objetos a partir
da observação de suas semelhanças e diferenças (cor, forma e tamanho); Trabalhar
as noções de grandezas e medidas não convencionais em situações
contextualizadas para a construção de conceitos – baixo, alto; grande, pequeno;
maior, menor; etc.; Estimular a linguagem oral por
meio de relatos de experiências, expressão de ideias e opiniões; Aprimorar as
habilidades manuais por meio da manipulação e exploração de diferentes
materiais e objetos; Realizar pequenas atividades com relativa autonomia
participando de situações que envolvam brincadeiras e brinquedos.
- Local:
Sala de aula.
- Material/Recurso: Giz pastel; Baldinhos de
praia.
·
Das 15h30min
às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral –
Parque. No caso de
chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem
com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa,
higiene e agenda.
·
Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.
·
Das 13h00min
às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·
Das 13h30min
às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Circuito de obstáculos.
- Metodologia: 1º Com os alunos na quadra,
oriente-os a entrar e sair da caixa. Passar por dentro do bambolê. Se
equilibrarem na corda simulando uma ponte sobre um rio cheio de jacarés. Correr
e subir a rampa da passarela à frente da sala de ballet. Finalizar com um salto
retornando à quadra azul. 2º Repita este circuito quantas vezes julgar necessário
e até que todos os alunos tenham participado.
- Objetivos: Trabalhar a
percepção, a orientação espacial e temporal, a lateralidade. Participar de
jogos sem que haja competição (ganhador X perdedor).
- Local: Pátio Azul.
- Material/Recurso: Caixa de papelão; Bambolê;
fio de lã (Corda).
·
Das 14h00min às
14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral
– Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais
como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·
Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·
Das 15h00min
às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita / Matemática / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 –
BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 26
“CRIANÇA GOSTA MESMO É DE BRINCAR...”.
- Metodologia A: 1º Solicite ao aluno que traga
de casa um brinquedo e deixe-o brincar livremente. 2º Em roda de conversa, estimule
os alunos a falarem sobre seus brinquedos e como são: se têm rodas ou não, se
rolam, etc. 3º
Brinque com os alunos escondendo os brinquedos e pedindo-lhes que os encontrem. 4º
Após os brinquedos serem encontrados, acomode os alunos sentados em círculo e
promova a contagem dos elementos dos brinquedos – rodas, portas, partes do corpo,
elementos do rosto, etc. 5º Disponibilize revistas e encartes de loja
para que os alunos procurem figuras que representem seu brinquedo preferido.
Então recorte a imagem e cole no crachá de cada aluno.
- Metodologia B: 1º Auxilie cada o aluno a rasgar
destacando a figura do seu brinquedo favorito. 2º Disponibilize cola para que
os alunos possam colar na folha de atividade a figura escolhida. 3º
Com um pincel atômico, auxilie-os a contornar a figura colada. 3º
Após todos realizarem a atividade peça que eles comparem a figura da folha de
atividade com a figura do crachá perguntando se são iguais ou não.
- Objetivos: Confeccionar um crachá; Ampliar o
vocabulário por meio de relatos e observações do aluno; Classificar
objetos a partir da observação de suas semelhanças e diferenças (cor, forma e
tamanho); Participar de jogos, brincadeiras, músicas e outras situações que
envolvam contagens orais; Aprimorar as habilidades manuais por meio da
manipulação e exploração de diferentes materiais e objetos; Reconhecer
singularidades próprias e dos outro em situação de intervenção;
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Brinquedos diversos;
Revista; Cola branca; Pincel atômico.
·
Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa,
higiene e agenda.
·
Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
RESUMO
DA SEMANA
DE
12 A 18 DE MAIO
Esta semana iniciamos as atividades do 2º
Trimestre, que faz referência às unidades 2 e 3 do livro “TELA AQUARELA”, sob
os temas: Unidade 02 – “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS” e Unidade 03 – “PERCEBENDO O
MUNDO”.
Nossos dias foram bem divertidos. Trabalhamos
nossa motricidade rasgando e colando papel. Confeccionamos um novo crachá
colando nele a figura do nosso brinquedo favorito. Aprendemos uma adivinha:
Parece
ter vida
Rolando
de pé em pé,
Alvoroçando
a torcida,
Que
vibra, gritando olé!
(cancioneiro popular)
Aprendemos que existem objetos
semelhantes com cores e tamanhos diferentes. Ampliamos nossos conhecimentos com
a exploração das noções de posição espacial. Participamos de jogos,
brincadeiras, músicas e outras situações que envolveram contagem oral, dentro e
fora, longe e perto, cheio e vazio, identificação das cores primárias, etc.
Trabalhamos nossa coordenação motora e
lateralidade por meio de atividades na quadra.
Um
bom fim de semana
Prof.ª Val
Para atividade do dia 16
EM CIMA , EMBAIXO , ATRÁS , NA FRENTE , DENTRO FORA ,
ENTRE , AO LADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário