segunda-feira, 14 de maio de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 14/05/2012 A 18/05/2012

Obs.: Início do 2º TRIMESTRE
         A atividade de psicomotricidade de sexta-feira não foi realizada devido a chuva e utilização do Pátio Azul. Portanto, iremos realizá-la nesta sexta-feira (18 de maio).

Segunda-feira 14/05/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade / Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Está atividade se dividirá em dois momentos: 1º Psicomotricidade / 2º Ativ. do livro, pag 27.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 27 “O QUE É, O QUE É?”
- Metodologia - A: 1º Leia para os alunos a adivinha proposta na folha de atividade: Parece ter vida Rolando de pé em pé, Alvoroçando a torcida, Que vibra, gritando olé! (cancioneiro popular). Estimule-os por meio de questionamentos, a dizer o nome do objeto que a responde (BOLA). Depois, distribua as bolas grandes e pequenas e estimule os alunos a brincarem com elas livremente. Em seguida, proponha uma brincadeira dirigida: Organize os alunos em fila e entregue uma bola grande para o primeiro aluno, reservando a bola pequena para outra brincadeira, orientando-o a passá-la para o colega de trás, por cima de sua cabeça; quando a bola chegar às mãos do ultimo colega, este deverá dirigir-se ao início da fila e prosseguir a brincadeira; a brincadeira estará concluída quando todos os alunos estiverem organizados na fila, em sua posição inicial. Num segundo momento da brincadeira, utilize a bola pequena e peça a eles que a passem por baixo das pernas, para entregá-la ao colega de trás. Quando o ultimo aluno receber a bola deverá gritar seu nome e correr ao início da fila. A brincadeira termina quando o primeiro aluno retornar ao seu lugar inicial.
 - Metodologia - B: 1º Acomode os alunos sentados às mesas e distribua os livros já na página 27. Explore com os alunos as figuras que aparecem na atividade proposta no livro e explique o que devem fazer, auxiliando-os durante sua realização. Leia para os alunos a adivinha proposta na atividade em seguida, peça a eles que pintem a figura que representa a resposta da adivinha.
- Objetivos: Explorar as noções de posição espacial; Trabalhar as noções de grandezas e medidas não convencionais em situações contextualizadas para a construção de conceitos – longe, perto; cheio, vazio; etc.; Desenvolver a linguagem oral por meio de relatos de experiências vivenciadas pelo aluno; Executar diferentes movimentos trabalhando a coordenação motora a fim de ampliar gradativamente o conhecimento do corpo; Respeitar as regras preestabelecidas e participação na combinação de outras; Participar em situações de integração que envolvam brincadeiras e brinquedos. Estimular a participação de atividades que envolvam cooperação e solidariedade.
- Local: Pátio Azul; Sala de aula.
- Material/Recurso: Bola grande; Bola pequena; Giz de cera.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 15/05/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Matemática / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 28 “AS BOLAS NÃO SÃO TODAS IGUAIS...”
- Metodologia: 1º Disponibilize 5 (cinco) bolas grandes na cor vermelha e 5 (cinco) bolas pequenas na cor verde e peça aos alunos que organizem em duas caixas, conforme suas cores e tamanho. Faça com os alunos contagens orais, levando-os a identificar a quantidade de bolas em cada caixa. Peça aos alunos que sentem em roda, coloque as bolas no centro da roda, uma cor de cada vez, distribua tampinhas de garrafa e oriente os alunos a representar as quantidades de bolas vermelhas ou verdes com tampinhas de garrafa. Explore com os alunos as figuras que aparecem no livro, explique como devem realizar a atividade e oriente-os durante a realização. Peça aos alunos que observem os desenhos das bolas que aparecem em destaque na folha de atividade e pintem os demais com as cores correspondentes.
- Objetivos: Participar de jogos, brincadeiras, músicas e outras situações que envolvam contagens orais; Explorar as noções de posição espacial; Classificar objetos a partir da observação de suas semelhanças e diferenças (cor, forma e tamanho); Trabalhar as noções de grandezas e medidas não convencionais em situações contextualizadas para a construção de conceitos – longe, perto; cheio, vazio; etc.; Aprimorar as habilidades manuais por meio da manipulação e exploração de diferentes materiais e objetos; Respeitar as regras preestabelecidas e participação na combinação de outras; Participar em situações de integração que envolvam brincadeiras e brinquedos. Estimular a participação de atividades que envolvam cooperação e solidariedade.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Bola grande vermelha; Bola pequena verde; Caixa para a bola grande; Caixa para a bola pequena; Tampinhas de garrafa; Giz de cera azul, amarelo e vermelho.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade.
- Atividade: Portfólio – OS CINCO SENTIDOS – AUDIÇÃO. História de Ruth Rocha “ O PASSEIO”.
- TEMA: OS CINCO SENTIDOS – AUDIÇÃO.
- Metodologia – A: 1º Inicie esta atividade com os alunos sentados em roda, no chão da sala de aula. Coloque a “orelha gigante” no meio da roda, perguntando aos alunos com que parte do nosso corpo se parece. Como percebemos o som, com quais de nossos órgãos ouvimos os sons. À medida que os alunos deem a resposta correta, entregue a eles figuras de orelhas para serem coladas na “orelha gigante”. Então cole-a ao lada do olho da atividade anterior, seguindo um padrão. Pegue o cartaz com a palavra AUDIÇÃO. Após identificarem o ouvido (orelha) como o órgão da audição proponha uma brincadeira. Coloque as figuras que fazem parte da história, sobre a mesa. Então diga que irá ler uma história que se chama O passeio e toda vez que levantar o cartaz com a palavra SOM eles deverão levantar a figura que corresponde ao som na história e imitar o barulho. Quando todos tiverem participado, escolha 6 (seis) figuras e cole-as juntamente com seus respectivos sons (palavras/onomatopeias escritos em uma tira de papel), em um cartaz deixando-o bem visível para todos. Explique aos alunos que o som vem de toda parte, desde pequenos insetos até grandes cachoeiras ou tempestades, etc., que nessa atividade temos a figura de uma fruta, mas ela não imite som, nesse caso os passarinhos imitiram o som quando comeram a fruta.
- Metodologia – B: 1º Com os alunos sentados às mesas, distribua a folha de atividade e as figuras de cada aluno. Peça que identifiquem cada figura e digam o nome delas: a abelha, o sapo, a cachoeira, a nuvem, o passarinho e a fruta. Pegue o cartaz com a palavra SOM e proponha novamente a brincadeira dizendo que toda vez que levantar o cartaz com a palavra SOM eles deverão levantar a figura que corresponde ao som na história e imitar o barulho. Auxilie cada aluno a colar junto ao som (onomatopeia) escrito na folha de atividade a figura correspondente. Faça isso à medida que a história está sendo narrada.
- Objetivos: Perceber a importância da audição como meio de percepção e conhecimento do mundo; Identificar e discriminar, por meio da audição, alguns instrumentos sonoros; Ampliar o vocabulário relacionado às palavras que representam sons; Associar determinados sons aos elementos que os representam.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Cartaz com o nome AUDIÇÃO escrito em letras maiúsculas; Cartaz com a palavra SOM; Figuras de orelhas; Molde de uma orelha gigante (aprox. 30x20cm); Giz de cera; Cola branca; Figuras de: cachoeira, passarinho, sapo, abelha, nuvem chovendo e fruta; papel A4.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

     O PASSEIO

                                                               DONA ABELHA FOI PASSEAR (SOM).
                                                               ENCONTROU DOM SAPÃO (SOM).
                                                               OS DOIS FORAM ATÉ A CACHOEIRA (SOM).
                                                               FICARAM UM TEMPÃO ALI, NADANDO E
     BRINCANDO NA ÁGUA.
                               DE REPENTE, COMEÇOU A CHOVER (SOM).
     PARA ONDE IR? CHOVIA CADA VEZ MAIS FORTE.
                               APARECEU UM PASSARINHO (SOM)
     QUE AJUDOU DOM SAPÃO (SOM) E DONA
     ABELHA (SOM). SABE COMO?
                               O PASSARINHO (SOM) LEVOU OS DOIS PARA
     O SEU NINHO.
                               ELES COMERAM UMA FRUTA (SOM) E
                    FICARAM NO NINHO ATÉ A CHUVA PASSAR.
                                                              RUTH ROCHA E ANNA FLORA



TEMA: OS CINCO SENTIDOS - AUDIÇÃO. 16/05/2012

A professora contou uma história que se chama “O PASSEIO” da autora Ruth Rocha. Com essa história ampliamos nosso conhecimento sobre a AUDIÇÃO. Participamos de um jogo sonoro e imitamos os sons dos elementos dessa história. Foi muito divertido.

Quarta-feira 16/05/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Linguagem oral e escrita / Matemática / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 29 “PROCURANDO BRINQUEDOS...”
- Metodologia: 1º Coloque alguns brinquedos em diferentes lugares da sala e peça aos alunos que falem deles e onde se encontram (em cima, embaixo, atrás, na frente, dentro fora, entre, ao lado), fazendo perguntas para orientá-los. Depois, faça com os alunos contagens orais a fim de verificar a quantidade de brinquedos encontrados. Explore com os alunos a ilustração proposta na atividade do livro, levando-os a identificar os brinquedos que lá aparecem, bem como a posição em que se encontram. Estimule os alunos a fazerem contagem oral dos brinquedos encontrados, amassando um pedaço de papel crepom para representar cada um deles. Explique aos alunos o que deveram circular os brinquedos encontrados na cena da atividade do livro, disponibilize papel crepom para modelarem bolinhas e auxilie-os a colarem no retângulo a mesma quantidade de bolinha para cada brinquedo.
- Objetivos: Estimular a linguagem oral por meio de brincadeiras; Participar de jogos explorando as noções de posição espacial; Explorar situações que envolvam contagens orais; Aprimorar as habilidades manuais por meio da manipulação e exploração de diferentes materiais e objetos.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Giz pastel; Papel crepom, Brinquedos diversos.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Biblioteca – Parque.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 17/05/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Matemática / Linguagem oral e escrita / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 30 “CONTSTRUINDO UM CASTELO DE AREIA”
- Metodologia: 1º Leve os alunos até o parque de areia da escola, disponibilize diferentes materiais, como baldes, pás, rastelos, forminhas, etc. e sugira a eles que construam castelos de areia. Depois, faça com eles contagens orais, levando-os a identificar a quantidade de castelos construídos, bem como as quantidades de rastelos, pás, baldes, etc. utilizados durante a atividade. Trabalhe também com os conceitos de maior e menor, mais alto e mais baixo, grande e pequeno, perguntando-lhes, por exemplo, qual é o castelo maior, balde menor, e assim por diante. Em sala, explore as ilustrações do livro, perguntando a quantidade de castelos construídos pelos personagens da imagem, qual é o maior e qual é o menor, de que cores são os castelos e pazinhas, e qual sua quantidade. Depois explique que eles deverão circular a figura que representa o castelo de areia mais alto e fazer um X na que representa o mais baixo
- Objetivos: Participar de jogos, brincadeiras, músicas e outras situações que envolvam contagens orais; Explorar as noções de posição espacial; Classificar objetos a partir da observação de suas semelhanças e diferenças (cor, forma e tamanho); Trabalhar as noções de grandezas e medidas não convencionais em situações contextualizadas para a construção de conceitos – baixo, alto; grande, pequeno; maior, menor; etc.; Estimular a linguagem oral por meio de relatos de experiências, expressão de ideias e opiniões; Aprimorar as habilidades manuais por meio da manipulação e exploração de diferentes materiais e objetos; Realizar pequenas atividades com relativa autonomia participando de situações que envolvam brincadeiras e brinquedos.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Giz pastel; Baldinhos de praia.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

 Sexta-feira 18/05/2012

Rotina diária 
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Circuito de obstáculos.
- Metodologia: 1º Com os alunos na quadra, oriente-os a entrar e sair da caixa. Passar por dentro do bambolê. Se equilibrarem na corda simulando uma ponte sobre um rio cheio de jacarés. Correr e subir a rampa da passarela à frente da sala de ballet. Finalizar com um salto retornando à quadra azul. Repita este circuito quantas vezes julgar necessário e até que todos os alunos tenham participado.
- Objetivos: Trabalhar a percepção, a orientação espacial e temporal, a lateralidade. Participar de jogos sem que haja competição (ganhador X perdedor).
- Local: Pátio Azul.
- Material/Recurso: Caixa de papelão; Bambolê; fio de lã (Corda).
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Matemática / Movimento / Identidade e Autonomia.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 2 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRA. Página 26 “CRIANÇA GOSTA MESMO É DE BRINCAR...”.
- Metodologia A: 1º Solicite ao aluno que traga de casa um brinquedo e deixe-o brincar livremente. Em roda de conversa, estimule os alunos a falarem sobre seus brinquedos e como são: se têm rodas ou não, se rolam, etc. Brinque com os alunos escondendo os brinquedos e pedindo-lhes que os encontrem. Após os brinquedos serem encontrados, acomode os alunos sentados em círculo e promova a contagem dos elementos dos brinquedos – rodas, portas, partes do corpo, elementos do rosto, etc. Disponibilize revistas e encartes de loja para que os alunos procurem figuras que representem seu brinquedo preferido. Então recorte a imagem e cole no crachá de cada aluno.
- Metodologia B: 1º Auxilie cada o aluno a rasgar destacando a figura do seu brinquedo favorito. Disponibilize cola para que os alunos possam colar na folha de atividade a figura escolhida. Com um pincel atômico, auxilie-os a contornar a figura colada. Após todos realizarem a atividade peça que eles comparem a figura da folha de atividade com a figura do crachá perguntando se são iguais ou não.
- Objetivos: Confeccionar um crachá; Ampliar o vocabulário por meio de relatos e observações do aluno; Classificar objetos a partir da observação de suas semelhanças e diferenças (cor, forma e tamanho); Participar de jogos, brincadeiras, músicas e outras situações que envolvam contagens orais; Aprimorar as habilidades manuais por meio da manipulação e exploração de diferentes materiais e objetos; Reconhecer singularidades próprias e dos outro em situação de intervenção;
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Brinquedos diversos; Revista; Cola branca; Pincel atômico.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

RESUMO DA SEMANA
DE 12 A 18 DE MAIO

Esta semana iniciamos as atividades do 2º Trimestre, que faz referência às unidades 2 e 3 do livro “TELA AQUARELA”, sob os temas: Unidade 02 – “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS” e Unidade 03 – “PERCEBENDO O MUNDO”.
Nossos dias foram bem divertidos. Trabalhamos nossa motricidade rasgando e colando papel. Confeccionamos um novo crachá colando nele a figura do nosso brinquedo favorito. Aprendemos uma adivinha:
Parece ter vida
Rolando de pé em pé,
Alvoroçando a torcida,
Que vibra, gritando olé!
(cancioneiro popular)

Aprendemos que existem objetos semelhantes com cores e tamanhos diferentes. Ampliamos nossos conhecimentos com a exploração das noções de posição espacial. Participamos de jogos, brincadeiras, músicas e outras situações que envolveram contagem oral, dentro e fora, longe e perto, cheio e vazio, identificação das cores primárias, etc.
Trabalhamos nossa coordenação motora e lateralidade por meio de atividades na quadra.

Um bom fim de semana
Prof.ª Val 


Para atividade do dia 16
EM CIMA  , EMBAIXO , ATRÁS , NA FRENTE , DENTRO FORA , ENTRE , AO LADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário