segunda-feira, 5 de março de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 05/03/2012 A 09/03/2012

Obs.: 1ºs CONQUISTAS – As crianças já formam filas sem resistências. Elas tomam água quando querem e guardam os copos no lugar reservado para eles.
Solicitaremos fotos para realizar as atividades do livro Tela Aquarela: 1 Foto recente, 1 Foto da família.


Segunda-feira 05/03/2012

 Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Iniciaremos está atividade dividindo as crianças em dois grupos, metade para cada professor.
- Atividade: Cabo de guerra.
- Metodologia: 1º Amarre um lenço no meio da corda e coloque um colchonete que será o “poço de lama” onde perderá quem nele cair. 2º Com a corda estirada no chão disponha as crianças em duas filas contrarias, uma de frente a outra. 3º Faça com que cada criança segure a corda mantendo as duas filas. 4º Com a corda já em punho e um professor segurando em cada ponta, peça às crianças que puxem com muita força. 4º Quando a primeira equipe cair oriente ao grupo vencedor que estenda a mão e ajude-os a se levantarem. 5º Finalize a atividade permitindo que as crianças brinquem com as cordas da forma que quiserem.
- Objetivo: Controlar a força muscular; Ampliar a coordenação motora ampla e o equilíbrio e promover a integração do grupo e cooperativismo.
- Local: Gramado da Biblioteca Infantil.
- Material: Corda, lenço e colchonete.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita (Atv. de 17/02)
- Mural. Para esta atividade iremos dar continuidade à confecção do quadro “chamadinha” com os nomes das crianças.
- Atividade: Meu nome e sua função social.
- Execução: Com as crianças sentadas no chão e em formação de círculo. 1º Distribua entre eles as fichas com os nomes deles, converse sobre as letras iniciais de seus nomes, pergunte se há nomes que comecem com a mesma letra e se eles sabem qual é nome das letras. 2º Com o quadro já fixado na parede, chame uma criança por vez para colocar sua ficha na lista de chamada dos alunos, explicando que cada um tem um nome que ele serve para nos diferenciar uns dos outros.
- Local: Sala de aula.
- Objetivo: Reconhecer o próprio nome dentro de um conjunto de nomes e sua função social.
- Material – Fichas com o nome de cada aluno e fita adesiva.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 06/03/2012
  
Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Música / Artes / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR.  Páginas 05 “EU SOU ASSIM” (foto) e 06 “O QUE ESTÁ FALTANDO” (colagem).
- Metodologia: Para a pg 05 use uma foto seguindo as instruções da Página que antecede a atividade.   Na página 06 o espelho usado será um espelho de mão, pois o mesmo ainda está por ser instalado na sala.
- Material/Recursos: (ESPELHO GRANDE); Figura de brinquedos; foto; crachá e tinta guache.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Matemática / movimento / Artes
Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 07 “MINHA IDADE” (palito de sorvete). Iniciaremos a atividade falando sobre aniversários, bolos e idade conforme o encaminhamento do livro.
- Metodologia: 1º entregue o livro às crianças e giz pastel para que elas pintem o bolo. 2º Pergunte a idade de cada criança, auxilie aquelas que não souber responder. 3º Passe cola em palitos de sorvete colorido e entregue para que a criança cole em cima do bolo representando com a quantidade de palitos a idade dela.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Matemática / Artes
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR.  Página 08 “COM QUEM EU VIVO” (foto). Obs. Na ausência de rolha usaremos os dedos para representar a quantidade de pessoas na foto.
- Metodologia: 1º Monte com as crianças um mural com as fotos da família. 2º Peça que elas identifiquem a sua família e fotografe esse momento. 2º Auxilie cada criança a colar sua foto no livro. 3º Estenda a mão da criança e passe tinta guache apenas nos dedos que representarem a quantidade de integrantes da família. 4º Com a tinha já seca, sobreponha a mão da criança e desenha os dedos faltantes. 5º Como a atividade foi modificada em seu final, especifique no livro essa alteração.
- Local: Sala de aula
- Objetivo: Conhecer os diferentes grupos familiares; registrar quantidade e socialização do grupo.
- Material: Livro “Tela Aquarela”; foto da família e tinta guache.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.
  
Quarta-feira 07/03/2012

 Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Música / Movimento.
·         - Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR.  Página 09 “MENINOS E MENINAS” (LIGAR). Para esta atividade usaremos as peças de roupas que estão na bolsa dos alunos.
- Metodologia: Seguiremos todo o encaminhamento do livro.
- Local: Sala de aula
·         - Objetivo: Identificar as diferenças físicas entre gêneros e reconhecer as diferenças singulares de cada um.
·         - Material: Livro “Tela Aquarela” e giz de cera.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação do conteúdo acima.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: Enfatizaremos a necessidade, como e porque cuidar dos livros.
- Metodologia: 1º Organize uma fila com as crianças e siga para a Biblioteca Infantil. 2º Com as Crianças acomodadas no chão continue a trabalhar a forma de sentar (perninhas de índio). 3º Com os livros previamente escolhidos espalhe-os e permita que as crianças os visualize. Chame um de cada vez para escolher o livro que gostaria de ler/ver (leve os mesmos para a sala de aula). 4º Leia uma história escolhida por eles.
- Objetivo: Incentivar o gosto pela leitura e reforçar os bons hábitos
- Local: Biblioteca Infantil
- Material: Livros
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

Quinta-feira 08/03/2012

 Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Música / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR.  Página 10 “NOSSO COPRPO” (música).
- Metodologia: Desenvolva esta atividade seguindo as orientações do livro.
-Local: Sala de aula
- Material/Recursos: Música – “Cabeça, ombro, joelho e pé”.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Identidade e Autonomia / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR.  Página 11 “NOSSO COPRPO tem...” (colagem).
- Metodologia: Desenvolva esta atividade seguindo as orientações do livro.
-Local: Sala de aula
- Material/Recursos: Palitos de fósforo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

 Sexta-feira 09/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Arremesso
- Metodologia: 1º Faça uma linha no chão com giz ou fita crepe e acomode todos os alunos de forma que possam ver o que o colega esteja fazendo durante a atividade. 2º Uma criança por vez deverá arremessar uma garrafa pet contendo areia, para isso posicione-a atrás da linha e a oriente a arremessar a garrafa para frete. 3º Meça com passos a distância alcançada por cada uma. Anote e reserve essa informação. 3º Em sala, faça um gráfico para mostrar quem conseguiu arremessar mais longe. Para isso use pegadas feitas com E.V.A.
- Objetivo: Promover uma melhor coordenação motora ampla e o equilíbrio; compartilhar objetos com os amigos e comparar seu desempenho com o outro.
- Local: Pátio azul ou cancha infantil.
- Material: Garrafa pet, areia e E.V.A.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.


Atividades que ainda estão em andamento (conforme disponibilidade de “tempo” e das crianças)
·         Linguagem Oral e Escrita / Natureza e Sociedade. - Mural. Para esta atividade iremos confeccionar o “cantinho da leitura” com a ajuda das crianças.
- Atividade: Pinel do cantinho da leitura.
- Metodologia: Convide as crianças a lhe entregar as letras. 1º Distribua entre elas as letras que compõe o título do cantinho, dizendo o nome de cada letra. 2º Chame a criança que estiver com a letra na ordem da escrita, assim fica mais fácil compor o letreiro. 3º Após ter colado todas as letras diga-lhes qual o propósito daquele cantinho e após o lanche aproveite para inaugurá-lo.
- Objetivo: Incentivar o trabalho em grupo e tomar conhecimento do nome das letras.
- Material – Letras em E.V.A e fita adesiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário