segunda-feira, 26 de março de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 26/03/2012 A 30/03/2012

Obs.: Combinei com a Prof.ª do B II A  para realizarmos juntas, na sexta-feira, uma atividade de psicomotricidade.


Segunda-feira 26/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: De quadrado em quadrado. GOOOL!
- Metodologia: 1º Desenhe na quadra um quadrado para cada criança. Distribua bolas entre os alunos. Posicione cada aluno em um quadrado com suas respectivas bolas em mãos. Diga às crianças que ao seu sinal elas deverão sair do quadrado que estão e partirem até o gol, soltarem as bolas e voltarem para um dos quadrados (não necessariamente aquele que já estava). Combine uma palavra como Gol. Chame uma criança de cada vez, pelo seu nome, para que ela recolha uma bola e retorne ao seu quadrado. Faça isso com todas as crianças até que todas tenham participado. Retome a atividade desde o início, mas sem que as crianças sejam obrigadas a realiza-las.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora ampla, a agilidade e a percepção de espaço; Estimular a capacidade de movimentação em espaços limitados e a percepção direção a ser percorrida; Proporcionar a atividade em grupo visando à integração e ao respeito aos limites de cada aluno.
- Local: Cancha do parque infantil.  
- Material/Recurso: Giz; bola.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 27/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras livres e músicas.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Matemática.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 15 “O LUGAR CERTO”
- Metodologia: A - 1º Acomode os alunos em forma de círculo no chão. Com as garrafas em mãos pergunte aos alunos de que cor elas são. Coloque uma garrafa em cada mesa e peça que os alunos encontrem objetos/brinquedos nas respectivas cores. Eles deverão colocar o objeto encontrado na mesa que corresponda à cor indicada pela garrafa. Indique um objeto e peça que os alunos falem a cor do objeto que você indicar.
- Metodologia: B - 1º Com os alunos acomodados faça perguntas sobre suas preferências. Qual a cor preferida, que brinquedo que eles mais gostam; e em casa, o que gostam de fazer, do que gostam de brincar, em que lugar eles mais gostam de ficar; em que lugar da casa elas passam mais tempo e os que frequentam poucas vezes. Com o livro “Tela Aquarela” em mãos, pergunte o que se pode fazer em cada uma das peças e que cores aparecem em cada uma delas. Disponibilize pincéis e tinta guache azul e amarela, explique o que os alunos devem fazer na atividade e auxilie-os a executá-la. Siga as orientações da página 15 do livro do aluno. 
- Objetivos: Explorar ambientes familiares; Identificar dia e noite; Conhecer as cores primárias.
- Local: Sala de Aula.   
- Material/Recurso: Planta baixa utilizada na tarefa anterior; Garrafa pet contendo água e tinta nas cores: amarela, vermelho e azul; Objetos/brinquedos nas cores primárias; Tinta guache amarelo e azul; pincel.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 28/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Matemática / Movimento / Artes.
- Com esta atividade daremos início à escovação de dentes dos pequenos.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 17 “PARA FICAR BEM LIMPINHO”
- Metodologia: A – 1º Com figuras da Turma da Mônica, especialmente o cascão, faça fantoches utilizando palitos de sorvete. Distribua entre os alunos. Pergunte qual dos personagens não tomam banho. O que eles acham disso se está correto não tomar banho, enfatizando que para termos uma boa saúde precisamos ter bons hábitos de higiene. Mostre um vídeo ou conte às crianças uma história envolvendo o personagem Cascão. Então os estimule a dramatizarem suas próprias histórias utilizando os fantoches.
- Metodologia: B – 1º Monte com as crianças um mural com as embalagens de creme dental e sabonete, trazidos por eles. Fale sobre as diferenças e semelhanças de cor, forma e tamanho. Com o livro aberto na página 17 siga as orientações do que se pede no exercício, comentando que os hábitos de higiene também são realizados diariamente dentro da escola.
- Objetivos: Retomar a importância da higiene corporal; Dramatizar utilizando fantoches; Classificar objetos por cor, tamanho e forma; Lápis.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Palitos de sorvete; figuras de personagens da “Turma da Mônica”; Cartolina; Embalagens de creme dental e sabonete; escova de dente e creme dental.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Atividade: Escolhendo meus próprios livros.  
- Metodologia: 1º Permitir que as crianças escolham e sugiram os livros que querem ver e ouvir suas histórias.
- Objetivos: Estimular o hábito da leitura; dramatizar histórias focando o imaginário da criança.
- Local: Biblioteca infantil.
- Material/Recurso: livros
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 29/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Brincadeiras livres e música.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: - Natureza e Sociedade / Linguagem oral e escrita / Matemática / Movimento.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 19 “MANHÃ, TARDE OU NOITE”
- Metodologia: 1º Seguindo as orientações do livro na página 18 separe figuras para os alunos colarem no espaço reservado. Monte um mural com as imagens restantes e explore o conteúdo dessas imagens. Converse sobre a rotina das crianças desde o acordar até a hora de dormir, permita que eles falem sobre sua rotina.
- Objetivos: Destacar atividades que possam ser realizadas durante o dia; Confeccionar mural com imagens do cotidiano diário; Utilizar noções de grandezas e medidas não convencionais.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Imagens de atividades do cotidiano infantil e adulto realizados durante o dia; cola branca; papel para mural.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.
  
Sexta-feira 30/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Na Teia da Aranha
- Metodologia: 1º Passe e transpasse um fio de lã por toda a grade do solário (utilize as duas grades paralelas fixas na parede), faça isso de maneira que fique um emaranhado de lã, deverá ser de forma com que as crianças possam passar por esse emaranhado. Prenda estrelinhas ao final do circuito. Ao som da musica da “Dona Aranha”, oriente as crianças para que elas passem uma a uma pelo emaranhado de fios e que tragam consigo uma estrelinha. Anote o nome das crianças em suas estrelinhas. Com fita dupla face cole na camiseta (no peito) de cada aluno uma estrelinha.   
- Objetivos: Trabalhar a percepção, a orientação espacial e temporal, a lateralidade e, consequentemente, o esquema corporal. Participar de jogos sem que haja competição (ganhador X perdedor).
- Local: Solaria da sala da turma do B II A.
- Material/Recurso: Fio de lã; papel Creativo amarelo.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

SINTESE DA SEMANA

Nossa semana começou com atividades ao ar livre, desenhamos os cômodos de duas casas no chão da cancha e circulamos por entre elas. Num faz de conta pulamos na cama da mamãe, almoçamos em pratos desenhados sobre uma mesa imaginária, tinha até banheiro. Muiiito legal!
Aprendemos um pouco sobre as cores primárias, confeccionamos cartazes com as embalagens de creme dental e sabonete, realizamos atividades do Livro “Tela Aquarela”. Aprendemos muito sobre hábitos de higiene e o jeito certinho de escovar os dentes. Descobrimos que na Turma da Mônica, o Cascão não gosta de banho. Brincamos com fantoches.
Também nos reunimos com a turma do B II A  e fizemos uma teia de aranha no solário deles, foi muito divertido!
Um bom fim de semana...
Prof.ª Val 



segunda-feira, 19 de março de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 19/03/2012 A 23/03/2012

Obs.: Enviaremos a primeira tarefa de casa aos pais. Anexo 1

Segunda-feira 19/03/2012

·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
“Devido ao barulho das latas poderemos realizar esta atividade na cancha do parque”.
- Atividade: Boliche com os pés
- Metodologia: 1º Faça um aquecimento com a turma, correndo entre os extremos da cancha. 2º Com as latas empilhadas delimite uma distância para que a bola seja chutada. Faça isso a partir de experiências com as crianças para medir a distância que mais se adapta aos pequenos. 3º Chame um a um para que chutem a bola uma vez, repetido a fila para que eles possam se espelhar no desempenho do colega. 4º Se julgar conveniente faça um gráfico de desempenho utilizando o já realizado em sala, desta vez utilize bolas coloridas e proceda da mesma forma que foi feito com as pegadas.
- Objetivo: Participar de atividades práticas de exercícios corporais; Valorizar o jogo como um momento de participação e não de rivalidade entre os colegas; Executar os fundamentos do chute sem vincular a um esporte tradicional; Executar exercícios físicos que desenvolvam a resistência e o tônus muscular desenvolvendo a motricidade global.
- Local: Cancha azul.
- Material: Bola e 6 latas de leite.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
Obs.: Continuaremos a atividade anterior.
- Justificativa: A ludicidade é algo que devemos explorar ao máximo e os pequenos adoram esse momento de integração.
Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Terça-feira 20/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Artes / Matemática.
- Antecedendo está atividade foi enviado aos pais um bilhete – Tarefa para casa. (anexo 1)
- Atividade: Livro Tela Aquarela. DATAS COMEMORATIVAS. Página 04 “20 DE MARÇO – INÍCIO DO OUTONO”
- Metodologia: 1º Com as crianças sentadas em roda, converse com elas sobre sua experiência com seus pais, (bilhete do dia 19.03), relembre as perguntas do bilhete, o que elas acharam da experiência. Obs. Para as que não realizarão a tarefa de casa, proceda da seguinte forma: De um passeio pela escola com todo o grupo fazendo as mesmas observações e recolhendo folhas. 2º Já em sala. Distribua as folhas em papel A4, peça às crianças que separem as folhas maiores das menores e de cores diferentes. 3º Após a separação compares as diferenças entre elas perguntando aos alunos quais são mais verdes, amarelas ou outros tons que possuam. 4º Passe cola nos galhos da árvore que está no livro e peça que cada criança cole as folhas mais verdes ali. 5º Passe cola no chão onde está a árvore e distribuas as folhas de cores amarelas ou outra cor com menos vida. 5º Continue explicando que no outono as plantas descansam e que por isso as folhas caem antecedendo os dias mais frios que será a próxima estação. 
 - Objetivo: Relatar experiências vividas fora do ambiente escolar; Conhecer uma das estações do ano; classificar objetos a partir da observação de suas semelhanças e diferenças (forma, cor e tamanho).
- Local: Sala de aula/e ou ambiente externo.
- Material/Recurso: Folhas de árvores; cola bastão; papel A4.
Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Artes / Movimento.
- Atividade: Para portfólio – TEMA: AS FOLHAS DE OUTONO.
- Metodologia: 1º Converse com os alunos sobre a representatividade desta folha, que elas caem no Outono e que quando elas caem perdem sua tonalidade de verde. 2º Uma a uma, passe tinta amarela e marrom na mão da criança e carimbe dentro da folha desenhada no papel A4. 3º Após secar distribua quadradinhos de papel nos tons vermelho, amarelo e marrom, para que as crianças colem na parte externa do desenho, delimite esse espaço passando cola bastão.
- Objetivo: Conhecer uma das folhas que é símbolo da estação do outono; Manusear tintas; trabalhar a coordenação motora fina.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Cópia anexo 3; tinta amarela e marrom; papel vermelho, amarelo e marrom.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.

Quarta-feira 21/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Identidade e Autonomia / Movimento.
- Obs.: Destacar as figuras que estão no material de apoio na página 89.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 13 “ENFEITANDO AS CASAS”
- Metodologia: Distribua as peças que representam as formas geométricas e relembre com os alunos o nome de cada uma. Mostre no livro os desenhos das duas casas e pergunte se elas são do mesmo tamanho. Auxilie na resposta. Diga a eles que tentem montar as duas casinhas utilizando as peças que foram distribuídas, inicialmente permita que eles tentem sozinhos. Peça que separem o quadrado maior do menor, passe cola no local indicado para cada quadrado e auxilie-os a colar as peças. Repita o mesmo procedimento com as outras peças. Trabalhando os conceitos em cima, embaixo, dentro, fora entre e ao lado. Distribua as árvores e as flores. Oriente-os a colarem a flor entre duas casas e a árvore ao lado do desenho da casa grande.
- Objetivo: Exercitar a coordenação motora; promover a socialização; conhecer as diferentes formas geométricas; Trabalhar noções de posição espacial.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Cola branca; material de apoio na página 89 do Livro Tela Aquarela.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / matemática - Biblioteca.
- Utilizaremos livros que remetam os conceitos geométricos e de moradia em suas histórias.
- Atividade: Contação de histórias - Branca de neve e os sete anões.
- Metodologia: Com as crianças acomodadas inicie a história ressaltando o tamanho de tudo que se apresentar na história. Após terminar a história pergunte se a cama onde eles dormem é do mesmo tamanho que a dos seus pais, se os seus pais cabem em suas caminhas e se a cama de seus pais é alta para eles subirem, então como eles fazem para subir, etc..
- Objetivo: Trabalhar os conceitos grande, pequeno; alto baixo; Despertar o interesse por histórias.
- Local: Biblioteca Infantil
- Material/Recurso: Livro.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 22/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Artes.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 14 “AS PEÇAS DOS APARTAMENTOS E DAS CASAS”
- Metodologia: Desenhe em papel kraft uma planta baixa com quarto, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Organize as imagens de moradias e mobílias, trazidas pelos pais, de maneira que os alunos possam visualizá-las.  Determine com as crianças onde ficará cada peça da casa. Escreva no nome de cada dependência. Para cada dependência, oriente o aluno a colar a imagem correspondente a ela, organizando as imagens das peças de uma casa. Para cada imagem pergunte aos alunos que peça da casa é aquela. Agora é a vez da mobília. Cada mobília deverá ser colada na peça correspondente (sofá, cama, geladeira, fogão, mesa etc.). Fixe este painel em um mural. Converse, então, com os alunos, sobre as diferentes dependências de suas casas e suas respectivas utilidades. O que fazem em cada uma e que outros objetos existem na casa deles. Seguindo a orientação do livro, faça atividade da página 14.
- Objetivo: Reconhecer os cômodos de uma casa, Trabalhar em grupo; Organizar objetos em seus respectivos lugares.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Imagens de moradias e mobílias; cola bastão; papel kraft; fita adesiva;tinta guache.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação da atividade anterior.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Sexta-feira 23/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade do livro “PROJETOS ESCOLARES – Educação Infantil”. Pag. 194 a 195, Ed. Nova leitura.
- Antecedendo a atividade: 1º Tire cópias das ilustrações que se encontra no caderno de atividades, uma para cada criança. Recorte a figura do tênis, passe cola no verso e fixe-o na parte de trás do papel cartão. Recorte novamente. 2º Plastifique o desenho com fita adesiva. 3º Com a asteca, faça furos nos locais indicados (anexo 2).
- Atividade: Alinhavo de tênis.
- Metodologia: 1º Entregue um fio de lã a cada criança e uma figura. Explique que eles deverão passar o fio pelos furos até passar por todos os furos. Obs. Não insista que eles coloquem como se fosse um tênis, pois o objetivo é motricidade.
- Objetivos: Estimular a coordenação motora fina; trabalhar a atenção, a percepção visual e a concentração.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Papel cartão; papel creativo colorido; tesoura; asteca; fios de lã de 1,15m de comprimento; cola branca; perfurador; cola bastão; e giz de cera.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

Anexo 1
Srs. PAIS OU RESPONSÁVEIS

SEGUE NOSSA 1ª TAREFA DE CASA

- Com a sua ajuda, seu filho(a) deverá observar as árvores, calçadas e até mesmo os jardins, para que possa verificar como estão as árvores. Para auxiliá-lo faça as seguintes perguntas:
- O que está acontecendo com as folhas?
- Porque elas estão no chão?
- Porque as árvores estão com poucas folhas?
- Será que elas caem assim, o ano todo?
- Essas observações mais o conteúdo da aula referente ao tema o levará a compreender que isso não acontece o ano todo, mas no OUTONO. Também recolha com ele(a) pequenas folhas que estejam no chão e as tragam para a escola. Com elas realizaremos uma atividade.

Uma boa Semana!
Professora VAL


 ===================================================

Anexo 2


===================================================

Anexo 3



  


segunda-feira, 12 de março de 2012


PLANEJAMENTO SEMANAL DO BERÇÁRIO II B – DE 12/03/2012 A 16/03/2012

Obs.: Realizaremos hoje a atividade de psicomotricidade do dia 09 de março. Motivo: levei a Verônica ao médico.

Segunda-feira 12/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Atividade: Arremesso.
- Metodologia: 1º Faça uma linha no chão com giz ou fita crepe e acomode todos os alunos de maneira que possam ver o que o colega esteja fazendo durante a atividade. 2º Uma criança por vez deverá arremessar uma garrafa pet contendo areia, para isso posicione-a atrás da linha e a oriente a arremessar a garrafa para frete. 3º Meça com passos a distância alcançada por cada uma. Anote e reserve essa informação. 3º Em sala, faça um gráfico para mostrar quem conseguiu arremessar mais longe. Para isso use pegadas feitas com E.V.A.
- Objetivos: Promover uma melhor coordenação motora ampla e o equilíbrio; compartilhar objetos com os amigos e comparar seu desempenho com o outro.
- Local: Pátio azul ou cancha infantil.
- Material: Garrafa pet, areia e E.V.A.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Natureza e Sociedade
- Atividade: Gráfico de desempenho.
- Metodologia: 1º Relembre com as crianças a marca que cada um atingiu na atividade anterior. 2º Entregue a cada uma o número de pegadas que equivalem aos passos contados pela professora. 3º Antecipadamente. Cole no mural o crachá de cada aluno, dando espaço para a confecção do gráfico. Também deixe colada fita adesiva na posição onde ficará cada pegada. 4º Chame cada criança pelo nome, mostre o seu crachá e diga quantos passos ela atingiu em seguida peça a ela que cole no local que você indicará as pegadas que estão com ela. 5º Sente as crianças na frente do gráfico e questione sobre os resultados. Quem atingiu mais pegadas, quem atingiu menos, foi difícil arremessar a garrafa, o que elas acharam do gráfico.
- Objetivos: Comparar medidas por meio de gráfico.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recursos: E.V.A.; crachá.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ballet e Judô (profºs. Mari e Alelcio)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha e brinquedos.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

 Terça-feira 13/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Atividade: Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Artes / Música / Movimento
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 12 “ONDE EU MORO”. (tinta)
- Metodologia: 1º Com as crianças sentadas em roda, cante com elas a música “Fui morar numa casinha”. Cante algumas vezes. 2º Troque lagartixa por vaquinha, patinha ou galinha, imitando o som de cada animal. 3º Continue fazendo perguntas: Na casa de vocês tem galinha; vaquinha ou patinha, e janela; porta; escada; corredor, quantos quartos têm, tem jardim ou grama ou é com calçada. 4º Com os alunos sentados à mesa de atividades e com posse dos livros na página 12, pergunte se: A casa de vocês se parece com alguma destas? 5º Após a criança identificar a sua casa faça a impressão digital delas com tinta guache no espaço que corresponda à resposta.
- Objetivos: Conhecer alguns tipos de moradias; identificar sua moradia e praticar a oralidade a partir de questionário oral.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Revistas; jornais; encartes imobiliários e tinta guache.
Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita / Artes / Natureza e Sociedade / Matemática
- Atividade: Contação de histórias – Os Três Porquinhos.
- Metodologia: 1º Convide as crianças a se sentarem para ouvirem uma história. 2º Com o livro em mãos, conte a história mostrando a elas as imagens do livro, faça isso com grande entusiasmo, com o objetivo de prendê-las na história. 3º Enfatize os diferentes tipos de moradias dando destaque aos tipos de matérias utilizados pelos “porquinhos”.
- Objetivos: Reforçar que existem diferentes tipos de moradias; trabalhar a coordenação motora fina; explorar o imaginário da criança e contar histórias.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Livro; Papelão; cola branca e papel criativo verde, amarelo e azul.
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Continuação.
- Para a casa de tijolos preparamos com antecedência, retângulos feitos com papelão.
- Atividade: Construindo as casas dos três porquinhos. (CASA DE MADEIRA)
- Metodologia: 1º Construa com as crianças uma casa de cada vez, explicando de que material seria o utilizado para se construir cada casa. 2º Delimite na folha da criança o espaço onde será construída a casa de madeira, faça isso com a própria cola, mantendo um espaço superior para colar o telhado que será um triângulo. 4º Permita que a criança faça sozinha a colagem dos palitos, auxiliando-a a colar um palito próximo do outra, mas sem muita interferência para que seja uma produção dela. 5º Deixe secar para colar o telhado outra hora ou no dia seguinte.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina; Conhecer materiais utilizados na construção de moradias; relembrar elementos de um conto e reproduzir senário de uma história.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Palito de sorvete amarelo ou palha; cola branca e papel criativo azul e amarelo.
·         Das 16h30min às 17h00minSopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30minSaída.


Quarta-feira 14/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Matemática / Linguagem Oral e Escrita / Identidade e Autonomia / Movimento
- Iniciaremos está atividade explorando blocos lógicos.  
- Atividade: Livro Tela Aquarela. Unidade 1 - O MUNDO AO MEU REDOR. Página 13 “ENFEITANDO AS CASAS” (exercício de fixação)
- Metodologia: 1º Distribua peças de blocos lógicos para as crianças explorarem. 2º Comece fazendo uma brincadeira, pergunte quem sabe que peça é essa (quadrado, triângulo ou retângulo), entregue uma peça à criança que disser ou tentar pronunciar a palavra que corresponda ao nome, comemore. Continue até que acabem todos os blocos. 3º Pergunte a elas o que podemos construir com aqueles blocos. – Casa, trem, carro, castelo, etc. a essa altura as próprias crianças já devem ter começado a explorar essas possibilidades. 4º permita que elas brinquem à vontade.
- Objetivos: Exercitar a coordenação motora e o raciocínio lógico; promover a socialização; conhecer as diferentes formas geométricas; Explorar o imaginário com brincadeiras.
- Local: Sala de aula.
- Material/Recurso: Blocos lógicos.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Continuação
- Para a casa de tijolos preparamos com antecedência, retângulos feitos com papelão.
- Atividade: Construindo as casas dos três porquinhos. (CASA DE TIJOLOS)
- Metodologia: 1º Para a casa de tijolos utilize pequenos retângulos de papelão, pergunte às crianças que forma geométrica seria aquela. 3º Delimite na folha da criança o espaço onde será construída a casa de tijolos, faça isso com a própria cola, mantendo um espaço superior para colar o telhado que será um triângulo. 4º Permita que a criança faça sozinha a colagem dos tijolos, auxiliando-a a colá-lo próximo um do outra, mas sem muita interferência para que seja uma produção dela. 5º Deixe secar para colar o telhado outra hora ou no dia seguinte.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina; Conhecer materiais utilizados na construção de moradias; relembrar elementos de um conto e reproduzir senário de uma história.
- Local: Sala de aula
- Material/Recurso: Papelão; cola branca e papel criativo marrom e azul.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Ed. Física (profª Aline)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita - Biblioteca.
- Realizaremos está atividade no gramado da biblioteca.
- Atividade: Lendo contos de fadas.
- Metodologia: 1º Separe com antecedência livros sobre contos de fadas. 2º Distribua os livros entre as crianças e escolha um para você. 3º Acomode os alunos sentados na grama e bem à vontade. 4º Conte a história escolhida por você ou outra que as crianças peçam. 4º Reforce com elas as atitudes que alguns personagens tomaram e que não deveriam ter tomado.
- Objetivos: Explorar o imaginário; levá-las a refletir a respeito de atitudes inadequadas; incentivar a oralidade.
- Local: Gramado da Biblioteca Infantil.
- Material/Recurso: Livros.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Quinta-feira 15/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral/ Movimento
- Hoje é comemorado o dia do circo e dos animais. Faremos brincadeiras envolvendo o tema.
- Atividade: Imitando os bichos.
- Metodologia: 1º Com as crianças sentadas em círculo, converse com elas sobre os animais e seus sons, cantando musicas que envolvam animais. 2º Mostre figuras de animais perguntando o nome e o som dos mesmos. Dê exemplos. 3º Incentive-as a fazer movimentos imitando um determinado animal. Aproveite o momento para que as crianças brinquem e conheçam os animais e suas características.
- Objetivos: Conhecer alguns animais; imitar sons; exercitar o corpo por meio de movimentos feitos por animais.
- Local: Sala de aula ou como alternativa o gramado da Biblioteca infantil.
- Material/Recurso: Imagem de animais; música “A DANÇA DOS BICHOS”
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Artes / Movimento / Natureza e Soiciedade
- Iniciaremos está atividade falando sobre o palhaço e sua função no circo.
- Atividade: Livro Tela Aquarela. DATAS COMEMORATIVAS – “15 DE MARÇO DIA DO CIRCO”
- Metodologia: Siga as orientações do livro fazendo as seguintes alterações: 1º Faça riscos com a cola. 2º distribua gliter colorido para que os alunos polvilhem sobre a cola.
- Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina; Conhecer uma das profissões circenses
- Local: Sala de aula.
- Material/Recursos: Cola branca e gliter colorido.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 15h30min (30min.) – Conteúdo: Música (profª Valesca)
·         Das 15h30min às 16h30min (1h.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min.) – Saída.

Sexta-feira 16/03/2012

Rotina diária
·         Das 13h00min às 13h30min (30min.) – Recepção dos pais e alunos / Colação.
·         Das 13h30min às 14h00min (30min.) – Conteúdo: Psicomotricidade
- Para está atividade confeccionei um arco de fogo utilizando EVA e bambolê, parece-se com um sol.
- Atividade: O circo apresente! O leão e o arco de fogo.
- Metodologia: 1º Faça um círculo com as crianças e conversem sobre as atrações do circo, dando ênfase para o leão. 2º Mostre o arco feito com EVA colado num bambolê representando o arco de fogo. 3º Diga que houve um tempo em que o circo apresentava leões pulando por dentro de um arco de fogo. 4º Pergunte a elas como o leão ruge, como ele anda e como ele pula, faça com que todos imitem um leão. 5º Com o arco de fogo em punho, posicione-o de forma que os pequenos leõezinhos possam pular por dentro dele, uma criança por vez. 6º Afague suas cabeças como se fossem leõezinhos.
- Objetivos: Ampliar o equilíbrio; promover a socialização do grupo; desenvolver a coordenação motora ampla.
- Local: Quadra azul
- Material/Recurso: Bambolê já preparado para esta atividade.
·         Das 14h00min às 14h30min (30min.) – Conteúdo: Dia do Brinquedo.
·         Das 14h30min às 15h00min (30min.) – Lanche.
·         Das 15h00min às 16h30min (1h30min.) – Conteúdo: Natureza e Sociedade / Movimento / Linguagem Oral – Parque. No caso de chuva, realizaremos atividades em sala, tais como: leitura de livros, modelagem com massinha, brincadeiras cantadas.
·         Das 16h30min às 17h00min (30min.) – Sopa, higiene e agenda.
·         Das 17h00min às 17h30min (30min. a 45min.) – Saída.

















RESUMO DA SEMANA

12 A 16 DE MARÇO




Um Feliz Final De Semana!